Plus500

17.10.06

Bem-vindos ao Seagull Trading.com

Por quê Seagull?

Uma das coisas mais certas que aprendi durante a minha vida no mercado, é que na bolsa de valores existem apenas três possibilidades de comportamento nas cotações dos ativos negociados: eles podem valorizar, depreciar ou permanecer estáveis. Para cada situação, devemos adotar o posicionamento que nos seja mais favorável. Podemos fazer operações direcionais - comprar e vender - ou desenvolver estratégias neutras que permitam ganhar mesmo com o mercado de lado. Como?

O mais importante não é nos rotularmos como compradores compulsivos (BULLS) ou vendedores inveterados (BEARS). O ideal é ESTARMOS comprados ou FICARMOS vendidos. Na bolsa não há times, e sim quem está na tendência certa e aqueles que pagam a conta, independentemente do mercado estar em alta ou em baixa. É o princípio da partida dobrada: para todo crédito em uma conta tem que haver um débito de igual valor em outra. Escolha sempre por ficar do lado certo.

Enquanto se discute quem são os tubarões e as sardinhas do mercado, eu, humildemente, tento me colocar na condição de uma simples gaivota (SEAGULL) que fica planando sobre o mar, aguardando o melhor momento para dar um mergulho e beliscar o alimento que vai me permitir alçar outros e novos vôos. Ciente de minhas limitações financeiras, comparando ao cacife dos "big players" do mercado, fico resignado em saber que somos apenas beiradistas nas grandes movimentações... justamente aquelas que proporcionam os maiores ganhos.

Assim, devemos procurar seguir a maré, mesmo sabendo que, muitas vezes, é contrariando a tendência que obtemos os melhores resultados. Mas ainda prefiro não ser o primeiro a arriscar! O ganho pode ser menor, mas o risco será diretamente proporcional a ele. Operando com segurança a chance de uma vida mais longa no mercado é consideravelmente maior...

Portanto a primeira regra na bolsa deveria ser: aprender a não perder. Ou eliminar o menor prejuízo o mais rápido possível, o quanto antes. Assim teremos várias outras oportunidades de ganhar antes de acabar com os próprios recursos. Depois disso, trabalhar na mão forte, deixando o lucro fluir, fica sendo uma tarefa bem mais fácil. O ideal é acostumar a VENCER. E estimular este hábito tão saudável!

Mas quando realizar o lucro? Bem, eu diria realizar a operação... porque o LUCRO só existe mesmo depois que é apropriado e vai para o BOLSO. Enquanto estiver no risco será apenas um resultado contábil favorável! E o objetivo é fazer a coisa certa, não importa o tamanho do ganho. Ele acaba sendo consequência de uma estratégia bem sucedida. Ganhos menores e consistentes, operando pouco dinheiro, sem muito "stress", significam vida longa no mercado. E quem sabe um dia possamos ficar ricos. Preservando a saúde física e mental, e a conta no positivo, sempre haverá uma outra chance. Conte com a SORTE = PREPARO + OPORTUNIDADE.

E neste mercado seletivo, não tenham dúvida de que apenas os mais bem preparados sobrevivem. O resto fica sendo presa fácil para aqueles que se dedicam ao estudo, e têm mais tempo para acompanhar de perto os acontecimentos que influenciam o dia-a-dia nas bolsas!

A base dos investimentos começa por uma adequada e imprescindível educação financeira, o melhor atalho para proporcionar - com o excedente da renda - um acúmulo de reservas, de forma a constituir uma poupança, que possa ser aplicada e remunerada para gerar bons frutos e segurança nos momentos mais difíceis. Risco, retorno, prazo e liquidez, conforme o perfil de cada investidor, são estes os fatores que devem ser equacionados para a diversificação de um portfólio equilibrado.

^v^

3 comentários:

Seagull disse...

Agora como estou zerado em todas as minhas posições, lembrei de outra...

Durante o tempo em que morei em Porto Alegre fazendo o treinamento na Varig para ingressar no quadro de pilotos da cia, foi realizada uma dinâmica de grupo com vários aviadores.

E em uma rodada de fogo, perguntaram que animal cada um seria caso não fosse gente!?!

O primeiro disse que seria o LEÃO, o rei da selva!

O outro um LINCE, o mais ágil.

Um gaiato disse que poderia ser um MACACO, o mais esperto(?)

Teve um gordinho que afirmou que seria um ELEFANTE, o mais forte!

Quando chegou a minha vez, eu falei: eu acho que seria...
uma gaivota!!!

Todos riram... e a psicóloga perguntou o por quê.

E eu respondi: simplesmente pq moro no MAR, adoro VOAR e comer SASHIMI!!! Rsssssss

DrFox disse...

Seagull,

Parabéns pela iniciativa. Bom saber que não abandonou o universo da renda variável e que suas idéias poderam ainda ajudar mouitos novatos.

[]'s

Seagull disse...

Muito Obrigado aos amigos!

Estou procurando aprender um pouco mais como explorar os recursos desta ferramenta para me manter em contato com o mercado, sempre com esta proposta de compartilhar o conhecimento e estimular uma introduçao segura dos mais novos ao nosso mercado bursátil!

Abs.