Plus500

19.11.06

Auditoria, salutar, útil e necessário hábito.

Bom-dia! gentem.

Manhã de sexta-feira, belo dia, seja pelo dia em sí, seja pela manhã, seja pelo feriado prolongado anunciado. Haja consciência disso...

Como de hábito, não perco a manha de fazer a rotineira auditoria contábil-bursátil, cruzando, tal qual médias móveis convergentes, as informações da corretora com os dados dados di-grátis pela CBLC no seu CEI.

Sei que você não sabe o que é CEI, mas como sei, digo-lhe ser sigla de Canal Eletrônico do Investidor, serviço colocado à disposição dos investidores no http://www.cblc.com.br/, que lhes permite, a qualquer um, mesmo um mico, fiscalizar os atos praticados pela sua mandatária, a corretora, nem sempre sempre correta.

Uma ressalva, oportuna e indispensável. De manhã não como de hábito, apenas tomo café e, logo depois, como de hábito tiro o hábito para não ficar operando com cara e panca de monge, manja!, e religiosamente cultuo o curto e solene roteiro pré-pregão.

O primeiro step do ritual, para evitar que me estrepe, é bater, conciliar, verificar, constatar os registros contábeis da corretora com os mostrados no CEI.

Saibam voceis que o CEI informa a relação dos títulos, das ações, das opções, toda sua carteira de ativos e passivos, tais quais as descobertas vendas descobertas. Informa sua posição de margens, titulos e reaus, sua posição no BTC, e relaciona todas as operações executadas nos últimos tempos, vencedoras e perdedoras, a fim de que você não fique perdido no meio de suas desorganizadas anotações, notem bem.

Surpresa!!! desagradável e preocupante surpresa, verifiquei surpreso que minha posição de opções não batia com a informada.Será que comprei mais do que devia? será que dei click duplo numa operação vadia?O que será que será que andam operando com o nick mico, já não bastam os homônimos voluntariamente adquiridos e ainda estão ajudando, na moita e anonimante, o mico a falir?! coisa para a qual não precisa de ajuda?

Gentem, por favor, não me ajudem, sei micar sózinho...

O que fazer diante de tal anomalia? ligar imediatamente para a corretora e pedir explicações, claro, né mico micado!?

Claro, pois sim, claro que não!!! pois que se algo de errado há, a última entidade a consultar é a sua corretora, mano, pois se praticou ela algum ato doloso evidentemente não teria razões para relatar a verdade.

Fiz o que o bom senso diz se dever fazer em situações que tais: mandei e-mail à CBLC comunicando que a posição não representava corretamente minha carteira e pedia explicações.

Não se passaram mais que 30 minutos para responderem informando terem realmente errado na atualização dos arquivos, erro cuja correção estavam implementado.

Dito e feito, o que foi dito foi feito e tudo voltou à normalidade.

Tenham por hábito o bom hábito de auditar suas contas, seu patrimônio, de preferência utilizando informações obtidas em fontes diversas, para poder cruzá-las numa cruzada digna de qualquer monge. Façam isso religiosamente, com fé, muita fé, que nunca não será demais, para não se surpreenderem com milagres indesejáveis de verem seu patrimônio sumir de repente numa mágica besta.


até de repentem, gentem, pra não perder o hábito...

Um comentário:

Seagull disse...

Bom dia mico! :-)

E obrigado por brindar-nos com este excelente texto, bem ao seu estilo (ou diria "jeitão"), além do conteúdo de suma importância e altamente educativo.

Parece que os erros na CBLC foram generalizados na sexta-feira e vc foi apenas mais uma vítima (entretanto atenta) que rapidamente manifestou-se e contornou a situção.

De fato, este hábito de verificar a posição da carteira antes da abertura é realmente saudável - bem mais do que as realizações na Bovespa quando estamos comprados - e conveniente. Coisas deste tipo podem (e costumam) realmente ocorrer... e esta consulta ao CEI deve mesmo fazer parte da rotina pré-abertura. Quem ainda não acessou o canal, ou ainda não registrou sua senha, não deve perder tempo para fazê-lo.

Um grande abraço

Saudações tricolores - o seu, virtual e merecido campeão; o meu, lamentável, irreconhecível e agonizante - mas não menos apaixonante (como sofre o torcedor do Flu) :-(

^v^

Marcio ^v^