Plus500

11.11.06

AXIOMAS... parte II

Eu ainda ACHO, MAS... a dúvida é atroz na hora de se tomar decisões!

> - Uma tendência não retorna para mendigar centavos – mas pode tomar milhões de reais.
> - Por um tostão você pode perder um milhão – e se insistir, dois, três...
> - Se o mercado lhe envia sinais confusos, fique fora dele – ou pague para ver.
> - Se em determinado momento você achar que o mercado está errado, volte à realidade, o errado é você ! – tenha certeza disso.
> - O mercado será cruel ou generoso com você tanto quanto sua própria disciplina permitir – o plano é feito para ser seguido ou vai enganar a si mesmo?
> - O medo de perder, fará com que você perca ainda mais. – melhor perder o medo.
> - Se o barco começar a afundar, não reze, abandone-o! – e se o mar estiver infestado de tubarões?
> - A esperança de ganhar mais, fará com que você ganhe menos. – mas é sempre bom deixar o lucro fluir...
> - Jamais especule usando um Achômetro ou o Teorema de Chutágoras – nem se afogue nas ondas de Idiott por causa dos números de Fibonabba.
> - O mercado se movimenta em três direções: para cima, para baixo ou de lado. Somente as duas primeiras interessam - isto para quem não sabe vender volatilidade...
> - Somente entre no mercado tendo uma porta e uma janela para sair. – mas não pule pela janela!
> - Em especulação o lucro é como um picolé ao sol, você chupa ou ele derrete em sua mão – ainda bem que é apenas um picolé!
> - No mercado, o otimista perde muito e o pessimista ganha pouco. Seja realista! - mas estudar ajuda bastante.
> - Especular é simples, mas não é fácil. – Fácil é errar e colocar a culpa nos outros!
> - Às vezes as coisas são tão simples que você as negligencia – pra quê complicar?.
> - Ao especular é preciso agir rápido ou ficar de fora – mas não seja precipitado e impulsivo!
> - Entre no mercado somente quando tiver certeza de que as condições são favoráveis à sua operação – e depois o tempo dirá se você tinha razão...
> - Ficar furioso com o mercado é pura tolice – haja controle emocional!
> - No mercado o importante não é ser altista (touro) ou baixista (urso). O importante é estar do lado certo – e na hora certa... senão o “stop” te papa!.
> - Você precisa confiar em si mesmo e em suas análises se quiser ser um especulador de sucesso – ou pelo menos aprender a interpretar e filtrar análises de outros.
> - Dê ouvidos aos "especialistas" e você estará falido – principalmente “especialistas” que nem operam para si!
> - Especulação é um negócio árduo que exige persistência – e dinheiro que você possa perder!
> - Só existe uma maneira de uma pessoa se convencer definitivamente que está errada. Deixe-a perder dinheiro – ou mostre antes o caminho das pedras.
> - Quando você descobre o que não deve ser feito com o objetivo de não perder dinheiro, você começa a aprender o que fazer a fim de ganhar dinheiro – quem não faz, leva!
> - Uma das coisas mais úteis que alguém pode aprender, é desistir de se agarrar o último ou o primeiro centavo – pense grande e se arrisque a perder pouco!
> - Enxergue não só as árvores, mas toda a floresta – e não tire os olhos dos predadores ao seu redor.
> - Um cliente que ganha dinheiro é um ativo para qualquer corretora – que assim, ganha ainda mais com ele!
> - Para ser um vencedor no mercado você não pode ser meramente um estudioso, tem que ser um estudioso e um especulador – no simulado ninguém fica rico...
> - Mais importante que os preços é o timing – e mais ainda o seu saldo na conta!
> - Todo erro no mercado atinge dois pontos delicados: seu bolso e sua auto estima – qual é o mais fácil de recuperar?
> - Quando você está na ponta certa no mercado, duas forças trabalharão a seu favor: o noticiário e todos os que estão posicionados na ponta errada – alguém tem que pagar o sálario do William Bonner.
> - Os principais inimigos de um especulador estão em sua própria mente: medo e esperança, pânico e euforia – existe algo pior do que a ilusão causada pelo desconhecimento?
> - Um grande número de desastres de especuladores brilhantes pode ser atribuído diretamente à presunção – tenha a humildade como um patrimônio.
> - Esteja convencido de que se alguma coisa está errada, está errada contigo e não com o mercado – e às vezes, ninguém está certo.
> - A manipulação é a principal desculpa usada para justificar as perdas de especuladores despreparados – ou seriam os manipuláveis?.
> - Aqueles que vivem à procura de palpites, na realidade não estão buscando bons palpites, mas qualquer palpite – tem gente que faz tudo por uma “dica”.
> - Você pode transmitir conhecimento, isto é, sua própria coleção de fatos arquivados na memória, mas não a sua experiência – Boa! vivendo e aprendendo.
> - Você pode saber o que fazer e mesmo assim perder dinheiro, se não fizer rápido o suficiente – ou se for afoito demais e perder no impulso.
> - O mercado tem razões que a própria razão desconhece – tem razão!
> - Se você acredita que pode ou que não pode, de qualquer maneira você está certo – ou não?

Para se pensar no fim de semana sem bolsa... ;-)

Um comentário:

Dono da Coca disse...

> - Quando você descobre o que não deve ser feito com o objetivo de não perder dinheiro, você começa a aprender o que fazer a fim de ganhar dinheiro – quem não faz, leva!

Está eu já conhecia e me marcou bastante quando li... foi no livro "Reminescências de um especulador financeiro" do Jesse Livermore.

Por ser um livro bem antigo, de 1923, tem muita coisa que é difícil de entender, tornando a leitura pouco pesada. Se alguém tiver interesse neste livro, eu tenho ele em PDF aqui. Só me mandar um email que eu passo ele.

Belo post, negócio é botar toda essa teoria em prática... porque no mercado o difícil mesmo é o emocional. Dominando o emocional com uma boa dose de disciplina, o resto fica quase "fácil".

Abraços a todos e acima de tudo, bons trades!!!

João Victor B. Gonçalves
notasdomercado.blogspot.com