Plus500

23.11.06

Operações com Derivativos

A diferença matemática (e de esperança) entre uma compra de opções a seco e uma trava de alta.
Vamos tomar como exemplo a série L de opções da Petr4: comprando uma opção OTM com preço de exercício 45,15 (L46) por um prêmio de 1,20 estaríamos, desconsiderando o tempo que falta para o vencimento (apenas para simplificar), adquirindo o papel por 46,35, ok?
Por outro lado, efetuando uma trava +L44/-L46 pagando os mesmos 1,20, o valor seria equivalente a uma cotação no papel de 44,35, ou seja a operação está ATM e "recebendo" 10 centavos de gordura, para atingir o seu ganho máximo em 45,15 (precisando menos de 2% de valorização no período) , enquanto na compra a seco, com o mesmo desembolso, paga-se em valor de tempo, além dos 1,20 do prêmio, mais 0,55 de gordura pela diferença entre a cotação de mercado (agora em 44,60) e o preço de exercício da L46.
Neste enfoque estou comparando apenas duas operações direcionais que, para atingirem seus objetivos de rentabilidade dependeriam do comportamento altista do mercado. Entretanto, para a compra a seco OTM isto é condição básica para a opção não virar pó, e na trava ATM, mesmo que o ativo permaneça de lado até o vencimento, ela, teoricamente, não perderia valor.
Estamos falando de esperança matemática, tema bastante aplicado pelo nosso colega Master Chief, mas que, obviamente, com uma queda generalizada, nada vai funcionar. Em uma alta expressiva, a compra a seco tem potencial de ganhos ilimitados, e a trava pela relação risco x retorno de 3:2, paga R$ 800 reais no target, para cada R$ 1.200 investidos /k (66%).
Estes conceitos também se aplicam para a Vale e TNLP, que apresentam relativa liquidez em mais de uma opção, e podem ser utilizados com parcimônia (para pequenos lotes) em NETC e VIVO.
É uma questão simples, e a decisão de cada um depende do seu perfil operacional, da capacidade para assumir riscos e da escolha entre usar a técnica ou ser adepto da jogatina. A matemática é uma ciência exata, mas não pode influenciar em nada o comportamento dos gráficos...
Think wise!!! ^v^

2 comentários:

Anônimo disse...

Sea, no outro fórum aproveitei muito os seus posts sobre travas. Se aqui vc puder manter regulares exemplos pras travas de alta, de baixa, borboletas etc vai ser uma boa. Os exemplos que vc postou de montar e de desmontar travas me ajudaram a compreender melhor a operação. Sempre q possível, aborde o tema. Muito obrigado. Luizantonio

Seagull disse...
Este comentário foi removido pelo autor.