Plus500

28.11.06

Poupança X RF

Há algum tempo eu havia comentado (com surpresa) a manifestação dos bancos para pressionar o governo a mudar a forma de remuneração da caderneta de poupança. Com a queda na inflação e altas taxas de administração cobradas pelos fundos DI, estes produtos vêm perdendo rentabilidade e começam a ficar com sua atratividade reduzida quando consideramos apenas os juros reais. A prosaica caderneta rende TR + 6% aa, mas é isenta de impostos ...

Agora anuncia-se um fundo de debêntures do BNDES, indexado pelo IPCA e pagando os mesmos 6% da poupança... ora, se o título vai ser vendido com deságio (no valor de face de R$ 1.000), pode até ficar interessante, mas ainda assim, pouco competitivo devido à sua liquidez relativa, e garantida apenas pelo próprio BNDES - para aqueles que precisarem resgatar antes do vencimento.

Então voltamos ao conceito do "fly-to-quality": na busca por melhores rendimentos nas aplicações, os investidores se beneficiaram de um longo e próspero período de valorização nas bolsas. Estará este ciclo chegando ao fim? Ou a superação do TH anterior da Bovespa em 42.061 (agora o pico foi 42.308) está apenas ensaiando? Pelo sim, pelo não, o importante é aprender a desenvolver novos conhecimentos em renda variável, selecionando ativos de empresas sólidas, boas pagadoras de dividendos e, eventualmente, explorar algumas estratégias com derivativos para proteger o patrimônio e, até mesmo, lucrar nos momentos de baixa.

Se vai ser através de operações de financiamento (taxa), venda coberta, travas, COMBs, ou todo um rol de técnicas mais avançadas para obtermos ganhos acima do CDI (ainda o benchmark), isto vai depender do estudo, dedicação e, principalmente, da capacidade para tolerar riscos de cada um!

Vamos continuar trabalhando para apresentar e debater as melhores oportunidades que o mercado nos oferece no dia-a-dia com o objetivo de sempre remunerar bem o nosso precioso capital.
Muita sorte (preparo e competência para aproveitar as chances) daqui para a frente!
Abs ^v^

Nenhum comentário: