Plus500

27.11.06

Reestruturação ameaçada?

A Telemar cancelou a terceira assembléia de acionistas que estava marcada para as 10h00 desta segunda-feira, dia 27 de novembro, e que tinha como intuito apreciar a reestruturação das empresas do Grupo.
A decisão foi anunciada após despacho da desembargadora Valéria Maron, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que aguarda pronunciamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
"Defiro a suspensão da 3ª Convocação designada para o dia 27.11 até que a CVM se pronuncie", informa o comunicado da empresa.
Reestruturação ameaçada
Analistas comentam que a não realização da assembléia se apresenta como uma estratégia da empresa para tentar aprovar sua reestruturação. O quórum para a assembléia anteriormente marcada para esta segunda-feira era de 25% dos preferencialistas e não de 50% como nas duas anteriores.
As apostas eram de que este terceiro encontro com acionistas seria válido em termos de quórum mínimo, mas que as chances de a reestruturação ser aprovada eram reduzidas. Importantes fundos de investimentos detentores de ações preferenciais e com participação relevante no capital da Telemar já disseram que são contra a relação de troca e que iriam votar contra a reestruturação.
Além disso, na última semana a justiça do Rio de Janeiro impediu de votarem na assembléia a Previ e o BNDES, acionistas controladores da Telemar que juntos detêm cerca de 7% das ações preferenciais da empresa.
Relação de troca
O impasse sobre a reestruturação se foca na relação de troca de 2,6 ações preferenciais da Telemar para uma ação ordinária da OI Participações, holding que será criada e vai concentrar as operações de todas as empresas do Grupo. Os preferenciailistas acreditam que esta relação de troca é injusta.
O aumento do risco de insucesso da reestruturação societária do Grupo pressionou as ações ordinárias da Telemar na última semana. Os papéis acumularam a maior queda dentro do Ibovespa, com desvalorização de 4,58% no período, encerrando a sexta-feira aos R$ 69,65.

Fonte: Infomoney
COMENTÁRIO:
Enquanto esta decisão fica na esfera jurídica, a CLARO anuncia a compra da TIM. Para quem ainda tem saudade da "telegangue", ela parece não ter nem a metade do poder de fogo do "capo" Slim e sua Telmex. Depois de arrematar e propor o fechamento de capital da Embratel, ele adquiriu a NET (aguarda uma mudança na lei que permita aumentar o controle de estrangeiros nas TVs a cabo no Brasil) e agora vai ficar com quase 50% do market share em celulares. Tele fixa, móvel, banda larga e TV a cabo! Só falta ter uma emissora aberta e um jornal para que ocupe o lugar deixado por Roberto Marinho, e muito mais, com sua influência sobre toda a America Latina.
A VIVO, que tinha a Telefónica cotada para levar a TCSL, vem apresentando resultados negativos e perdendo sistematicamente mercado para as outras. A bola da vez passa a ser a BRTO... e dependendo da reestruturação da Telemar, ela até pode ser incorporada, em uma troca de ações e controle, envolvendo a participação do Daniel Dantas na administração da nova (?) Oi Part!
Como eu havia escrito antes na mensagem "Alo Alo Telefonista", este mercado é extremamente competitivo e dinâmico... tudo ainda pode acontecer. ^v^

Nenhum comentário: