Plus500

20.11.06

Torça nesta terça de exercícios, de broncas e de bloqueios.

Bom-dia, gentem!

Amanhã se dará um evento inusitado, inventado pelos inventivos administradores do cassinão111%:

a segunda de vencimento cairá numa terça..., já que por coincidência a terceira segunda caiu num dia em que a consciência está sendo lembrada e, conscientemente, não se pode admitir que no dia do ápice triunfal da rodada final da série K alguém não use a consciência ou seja chamado a botar a mão na dita cuja em razão de prática menos louvável.

Ter que recorrer a um feriado para culto de um valor moral é a prova maior da indigência cultural de um país.

Interessante notar que no dia do vencimento, vulgo de exercício, o que menos se vê no cassino é exercício das opções, cujo montante rotineiramente quebra expectativas, jogando água abaixo as perspectivas de quebra de recordes, de falta de ações para serem entregues, de corners, de escanteios e penalties flagrantes, mas não marcados.


E dizem que a regra é clara..., claro que é, mas entre ser e ser aplicada vai uma grande distância.


Vejamos o que acontecerá neste, que tem a possibilidade teórica, só teórica, de serem exercidos 22 milhões de opções, quantidade de contratos em aberto. Historicamente apenas cerca de 1/4 disso é exercido, o resto é zerado com operações inversas.


É também o dia de se acertarem as broncas, dos comprados querendo ver quebrar os vendidos, e dos vendidos tripudiando sobre os vencidos, entre os quais muitos , inocentes iniciantes, ludibriados tanto no jogo como nas ladainhas que lhes prometem métodos e estratégias fulminantes para vencer no tapetão do bovespão. Num tem jeito não, não há pior opção que opção, meu irmão.


Destaca-se nesse pregão de vencimento o período especial das 11 às 12 hs. destinado exclusivamente a BLOQUEIOS. O que é isso? clica na linha de baixo que você verá.


Linha de Baixo: Bloqueio consiste em retirar do sorteio a posição vendida de um lançador deopção.

Como vocês não sabem, cada vez que alguém exerce uma opção a Bovespa promove um sorteio entre as posições vendidas, para saber qual o sortudo, ou azarudo, que terá de entregar a ação pro comprador.


Tal sorteio é necessário porque, excepcionalmente, os contratos de compra e venda com clausula de opção praticados na Bovespa não criam um vínculo jurídico individualizado entre o comprador e vendedor, como é comum nesse tipo de contrato. A contabilidade da Bovespa, via CBLC, simplesmente registra de um lado um peuta monte de lançadores e do outro, outro montão de compradores.

Essa engenhosa gambiarra escritural é necessária porque nem sempre o A que vendeu pro B uma certa quantidade de opções mantém sua posição no final do pregão, pois pode zerá-la comprando de C o mesmo que vendeu à B. Com o B se dá a mesma possiblidade, que pode ter saído da raia rindo e vencedor, por ter vendido pro D o que comprara de A. Haja letras no alfabeto para registrar tantos rolos... oriundos dos famosos day-trades e trolhas do dia.

Nesse mero exemplo de mer_a, percebe-se que a bovespa tem razão de fazer o que faz, partindo pro sorteio como forma formal de resolver as quizumbas do exercício. O sorteio é um mal necessário, que sorte, hein!!!


Pois bem, como no dia do juízo final das operações sem-juízo o que mais se faz é zerar posições, houve por bem a má administração da jogatina reservar a hora inicial da batalha final apenas às operações de "zeração", sic. Daí, quem tá vendido pode comprar pra zerar sem correr o risco de ser exercido concomitantemente à execução da compra.


Vale lembrar, embora pensando na petro, que o vendedor que deixar para zerar posição após às 12 hs. corre o grande risco de perder o prêmio pago na compra se, simultaneamente ao ato de comprar, der o azar de ser sorteado como contraparte de um exercente. (exercente: ser que faz valer seu direito de comprar uma ação, dado pela opção).


Apesar de tudo, bom exercício proceis e até de repentem, gentem

Um comentário:

Anônimo disse...

nos tempos aureos do Monitor Financeiroja tinha feito algumas perguntas sobre estes funcionamentos "obscuros" do mercado.
Gostei da explicacao...
Tambem nao entendo direito como funcionam os leiloes...

Abs
Roca