Plus500

16.12.06

A Informação, a notícia e o comentário

Fazendo agora uma releitura das últimas postagens constatei a presença de diversas matérias publicadas na mídia especializada. Tudo que possa influenciar no comportamento do mercado está diretamente associado a esta proposta. E em alguns textos não há mesmo o que acrescentar. Fico resignado em transcrever, com os devidos créditos, por ser tamanha a fidelidade dos fatos. Eventualmente faço algum comentário posterior, mas tentar reescrever o que já foi dito, pode dar uma falsa impressão de querer mascarar uma informação.
O meu objetivo ao criar este espaço sempre foi compartilhar uma filosofia operacional que pudesse ser útil aos investidores interessados em constituir uma reserva de poupança e remunerar o seu patrimônio. Para isto, coloco a minha visão de algumas oportunidades que observo a bolsa oferecer no dia-a-dia. Como na renda variável nada é garantido, algumas acabam sendo bem sucedidas e outras nem tanto! O que vale é assumir um posicionamento de acordo com o perfil de cada um, sempre buscando uma relação de risco X retorno mais favorável.
Por este motivo, às vezes, este site toma um ar de "clipping". O que considero extremamente válido, por achar mais importante destacar o artigo do que autoproclamar-me o autor da matéria. E a referência à fonte, além de uma obrigação, também gera mais credibilidade à notícia. Mas torna-se essencial saber filtrar o que é relevante e estabelecer aquilo que deve ser levado em conta nas tomadas de decisão. O julgamento é pessoal.
Enfim, quando mais abaixo avaliei que graficamente a Petrobras estava em uma forte resistência, estimulando uma vontade de vender no curtíssimo prazo, considerei as dificuldades naturais que o ativo enfrentaria para romper o seu Topo Histórico. Vender na resistência e comprar no suporte? Nem sempre é assim! Mas a chance de dar certo é maior quando seguimos o plano com disciplina. Neste caso, um stop curto é mandatório para evitar o risco de uma possível arrancada pós-rompimento.
Mas existem aqueles que gostam de comprar nos rompimentos. Eu, particularmente, prefiro aguardar por uma confirmação, que se dá quando a resistência volta a ser testada por cima, desta vez como suporte - o PULLBACK (ou inversão de polaridade).
E agora, depois de encerrado o pregão de sexta-feira, divulgam a informação de que a própria Petrobras vai recomprar, em 365 dias, parte de suas ações preferenciais e cancelar a emissão deste lote, visando ajustar suas cotações ao que consideram o real valor de mercado. Portanto, esta "pode" ser a senha para que o papel - carro-chefe da Bovespa - venha a superar suas máximas, levando com ele todo o mercado, proporcionando o tal final de ano "de gala" por muitos desejado.
Que em 2007 a prosperidade reinante nos últimos 5 anos se mantenha por mais tempo... enquanto o dinheiro continuar entrando nas bolsas e os investidores tiverem juízo!
Bom final de semana para todos! ^v^

Nenhum comentário: