Plus500

14.12.06

Álcool brasileiro


EUA barram álcool brasileiro por mais 2 anos
Sobretaxa é prorrogada por medo de que o combustível barato inunde o país. O lobby contrário à importação do álcool brasileiro pelos Estados Unidos conquistou nova vitória esta semana. Por temer que seu mercado seja inundado pelo combustível barato e que isso iniba aconstrução de novas usinas, o Congresso norte-americano aprovou aprorrogação da sobretaxa de 54 centavos de dólar por galão (3,8litros) de etanol importado por mais dois anos.
A manutenção da taxa é um golpe à competitividade brasileira. Com o preço do álcool anidro a R$ 0,85 o litro, o imposto americano representa 35,4% sobre o valor negociado na usina. A decisão não surpreendeu os usineiros. Para o presidente da Unica, Eduardo de Carvalho, a prorrogação da sobretaxa por mais dois anos era prevista. "O lobby é forte", reclama. Os americanos rejeitam o álcool, mas têm bastante interesse em participar da produção brasileira, através dos fundos de investimento.
Fonte: Gazeta Mercantil
------------------------------------------------------------------------------------------
Resumindo... os Estados Unidos rejeitam o álcool brasileiro para não inibir a construção de novas usinas, mas investem na produção por aqui, através de seus fundos! CSAN dentro de um caixote, e hj com +3% até o momento.
Abs ^v^

Nenhum comentário: