Plus500

18.12.06

Opção, um direito de NÃO comprar uma ação. É bem isso aí!!

Entre as grandes enganações do mercado bursátil, verdadeira lenda, é a que diz ser a opção o direito de comprar uma ação, que se adquire pagando um prêmio ao feliz vendedor.

Será mesmo "o direito de comprar" ou seria, sem falar mentira, "o direito de não comprar uma ação"? eis a questão.

O mercado, com seu comportamento dito soberano, mostra, demonstra, prova, mata a cobra e mostra o pau, e galhardamente, comprova exibindo os números imentíveis,sic - com licença do ministro que disse que cão também é gente -, que a opção é O Direito de não comprar uma ação.

Vamos aos números deste final de vencimento.

Ao preço em que está a Petro hoje, poderiam, em tese, ser exercidos no máximo 40 milhões de opções, correspondente a soma dos contratos em aberto até a L48. Isso a partir da premissa absurda e abmuda de que nenhum lançador venha a fechar sua posição hoje.

Bem, ou well para os poli, como vocês não sabem, o total de opções negociadas na série L até sexta atingiu a cifra astronômica de 2.755.890.600 opções. Isso mesmo, turma do cassinão, trocaram de mãos quase 3 BILHÕES DE OPÇÕES, para no final termos um final pífio, mambembe, decepcionante de previsão de exercício de poucos milhôeszinhos...

Pois então, mano, diante desses números responda aí sinceramente: opção é direito de comprar ou de NÃO COMPRAR uma ação?

Se depois de transados, sic, mais de 3 bilhões resta a mísera possiblidade de exercerem apenas 40 mi, é evidente que opção é direito negativo, direito de se recusar a comprar algo que se prometeu comprar mediante o pagamento de um prêmio fadado à morte e ao pó...

Por isso que eu digo, NÃO HÁ PIOR OPÇÃO QUE OPÇÃO - quem preferir leia não há pior opção do que opção -, no final dá tudo no mesmo...porque não há coisa pior mesmo que ou do que a dita cuja.

Aliás, uma ressalva, pior que opção só mesmo opção alavancada!

até de repente, mesmo.

Um comentário:

Mineiro disse...

rsrs... muito bom seus textos