Plus500

26.12.06

Setor Aéreo, Segurança e Mercado de Ações

Bom dia!

Espero que todos tenham passado um Bom Natal! Mais uma semana curta até o Ano que Vem!

Mas hoje é dia de trabalho! E embora eu tivesse zerado minhas posições na quinta, acabei por reabrir algumas e outras na sexta, bem no apagar das luzes. Agora vou deixar o mercado um pouco de lado, atendendo a um convite para acompanhar uma sessão de simulador do B737.
Está havendo uma seleção entre os pilotos interessados em voarem para uma Cia. estrangeira. Tive a honra e oportunidade de ser chamado pelo checador para participar - como espectador - do treinamento qualificatório ( com a promessa de ganhar alguns minutos de vôo).

Depois da bancarrota da Varig, as empresas não deram conta da demanda por assentos neste período de festas. Aproveitaram-se do caos no serviço aéreo, e usando isto como "desculpa" venderam mais passagens do que poderiam disponibilizar. Mas as máscaras caíram...

Ao ponto de deixarem uma menina de 12 anos, viajando desacompanhada, perder sua conexão para Miami e ficar por conta própria na sua escala em Guarulhos!!! Ó Céus...

Não fosse o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o Legacy, será que nada disso teria vindo à tona? E ontem houve (mais) uma outra "quase" colisão entre um jato da Varig e uma aeronave de inspeção da FAB. Evitada pela perícia do aviador, que tomou a atitude correta em detrimento da hesitação do controlador. Palavras do Comandante registradas na fonia ante o questionamento da torre: - Estou arremetendo... depois discutimos o seu erro!
130 (?) vidas salvas! A segurança não pode ser negligenciada! O preparo, conhecimento, avaliação situacional, atitude, e a rápida decisão, são características dos que sabem o que fazem! Desta vez nos livramos de mais uma manchete trágica!!!

Por isso os bons pilotos estão partindo! Seja para Europa (os que têm passaporte comunitário), China, Índia, Emirados, Japão... mais do que um salário digno, ponderam a qualidade de vida e a segurança de quem preza pelo bem-estar de suas famílias.

Enquanto GOL e TAM não dão conta do recado, os responsáveis pelo tráfego aéreo batem cabeça, e empresas "nanicas" procuram seu espaço, todas as carências do setor ficam expostas...

Em um mundo globalizado, tendendo para fusões de grandes companhias, parecemos estar na contra-mão! Pensar em ações da GOLL4 ou TAMM4, em um momento como este, pode ser apostar no improvável... mas dizem que é bom comprar na desgraça!

Mesmo com as condições precárias da estradas de rodagens do país, eu estou preferindo viajar de carro! Ou até de barco!!! E o avião sempre foi o meio de transporte mais seguro!!!

Boa sorte neste final de festa aos detentores das ações e àqueles que tiverem como única alternativa voar!!! Por enquanto, eu fico apenas nos simuladores! ^v^

Nenhum comentário: