Plus500

14.1.07

Pelo óleo, contra o império


O Irã e a Venezuela criarão uma empresa mista para explorar, produzir e comercializar petróleo, segundo um dos 11 acordos subscritos neste sábado em Caracas durante a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. O acordo estabelece a criação de uma "empresa mista internacional para explorar, desenvolver, produzir e comercializar petróleo".

Os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciaram também a criação de um fundo de US$ 2 bilhões para financiar projetos de desenvolvimento em seus países e em outras nações latino-americanas e africanas.
"Sejamos capazes de derrotar as ameaças imperialistas para construir um mundo novo, o que é um velho sonho", acrescentou o governante venezuelano, destacando que o montante do fundo será aumentado progressivamente para "amparar investimentos também em outros países, sobretudo aqueles cujos Governos estejam fazendo esforços para libertar-se do jugo imperialista" dos Estados Unidos.

Já Ahmadinejad disse que, "o ser humano sem amor ao próximo é menos que um animal (...); onde há pobreza, ódio, inimizade e guerra, discriminação e injustiça" há o empenho "do grande poder mundial de buscar seus próprios lucros para encher os bolsos das transnacionais, em uma direção que não avalia em nada a dignidade e os direitos da humanidade".

Nenhum comentário: