Plus500

13.1.07

Vencimento tranquilo, com pouco exercício.

Antes de os malucos da casa verde virem tocar terror, falando as costumeiras bobagens e asneiras, tais como falta de papel, corner, mão fraca, mão forte e o escambau a quatro, vamos logo tranquilizando a galera do jogo das opções informando que este vencimento será um dos mais tranquilos.

Num vai ter nada disso, gentem, não será necessário passar o fim de semana dormindo com um olho só. Mas não negligenciem, tomem conta de todos...senão ficarão sem visão.

Os números do Mapa das Opções induzem à tranquilidade, como se verá a seguir.A bola da vez, a A46, strike de 44,77 (o papel fechou em 45,15) tem apenas 6 milhões de contratos em aberto, dos quais 1.600.000 são descobertos e 4.100.000 são dos eternos travados, aqueles que nem cagam nem desocupam a moita.

Como sempre os travados serão instados, pela própria estratégia operacional, a zerarem suas posições, no mínimo para evitar gastos extraordinários com pagamento de corretagem ao vender compulsoriamente e ter que exercer para entregar o papel. O papelão de sempre...

Boa parte dos descobertos normalmente também optam por zerar a posição, decisão mais cômoda, menos arriscada e mais barata operacionalmente falando.

Perceberam com a coisa tá sossegada demais da conta.Mesmo analisando o cenário global dos mapas a conclusão não muda de rumo, já que dos 75 milhões de contratos em aberto, cerca de 60 milhões tem preço de exercício acima da cotação atual da petro, tornando irracional o exercício.

A não ser que alguém parta para o exercício apenas para se exercitar... afinal tem tanta gente misturando atividade física com atividade tísica, digo, financeira que é bem capaz de terem incluído tal exercício como benéfico à forma física, sei lá, num sei não.

Micaiada, relaxem, aproveitem bem o fim de semana e se preparem para bons posicionamentos da debutante série B. Essa promete algum cacau pros sofridos e enganados compradores de ilusão.

Não há opção pior que opção.
Opção é o cemitério dos calouros e iniciantes.
Quem alavancar perceberá logo o quanto a opção não presta e chegará mais cedo no cemitério.
É mentira que basta usar matemática para ganhar na opção.
Pra ganhar tem que apostar ou na alta ou na baixa.
Quando não há certeza matemática, tudo vira aposta.

5 comentários:

Roca disse...

Caro mico,
E as opçoes de venda?
Não existem ou existem mas não têm liquidez.
D ponto de vista do hedge eu acho que fazem mis sentido do que lançamentos cobertos de opção de compra. Vc concorda?
Abs
Roca

CandleDude disse...

Grande Mico, muito bom post. Essa historia de subiu: "mão forte!", "vencimento explosivo"!, ou o ultimo aviso quando passou os 50,00: "já foi!" e depois que caiu: "mão fraca!", "mercado podre!" e outras frases de efeito, só faltando a musica teatral no fundo.....para falar bom e sincero português: já encheu o saco. Sabe nada como todos nós.....

O negócio é ficar atento ás oprtunidades e é isso aí: mesmo protegido, em algum momento tem que analisar e agir para um dos lados. Ainda mais aqui, sem puts e com vencimento mensal redondo como um relogio. Também acho que o vencimento vai fazer muita coisa não. Depois das 13hs....quem sabe?
Mas aposto que não faltarão chavões retumbantes. Um abraço a vc, ao Seagull, e a todos os colaboradores, que permanecem na tocada de sempre.

mico disse...

Amigo Roca, as opções de venda não tem qualquer liquidez, embora autorizadas em quantidades e séries tão longas quanto às de compra.
A falta de liquidez liquida com a pretensão de utilizá-las como hedge ideal para proteção num mercado de baixa, como ora muitos prevêem.
Inobstante, você pode constatar o lançamento de algumas opções de venda, normalmente usadas em operações sigulares de financaimento em operações de box.
Veja lá em www.cblc/Mercados/Opções/Posições em Aberto/Opçõoes de Empresas/ e selecione "ambas" e mais "todos os vencimentos" e "todas as empresas" e verificará muitas opções de venda com grandes quantidades de contratos em aberto, mas com apensas 1, 2 ou 3 titulares e lançadores, sem qualquer liquidez, evidenciando seu uso para as tais operações box de financiamentos estravagantes.
Realmente, do ponto de vista de hedge as de venda são uma ferramenta mais eficiente.
É preciso, Roca, ter em mente que o que menos interessa no mercado de opções, o grande CASSINãO111% é implementar e operacionalizar a opção como instrumento de seguro de longo prazo, para o qual foi concebida.
Aqui na Bovespa NAO HÁ PIOR OPÇÃO QUE OPÇÃO. Só de compra, porque a de venda não existe mesmo, tá na vitrine mas ninguém compra ou vende.
Abs
até de repente e boa sorte
mico

mico disse...

Caro Dude, é bem isso aí que dissestes de forma tão objetiva, concisa e precisa.
As séries são uma repetição mensal do mesmo filme, com alguns enxertos mudando pontualmente as puxadas para cima ou para baixo patrocinadas pelas grandes bancas.
Escolher um dos lados continua sendo fundamental para fundamentar qualquer aposta.
Porque onde não há certeza matemática, tudo é aposta. Qué apostá?
Um grande abraço.
mico

ps: vamos implementar debates no Aqwar, para manter unida a turma e enquanto não vêm o espaço definitivo do amigo Seagull.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Cansei daquele besteirol dito pelos preda e late.