Plus500

13.4.07

Gráfico Poluído

Peço desculpas por não ter respondido anteriormente...
...mas durante as negociações intradiarias, fica complicado o feed back em tempo real !

Por partes :
E na questão das linhas - contando com 0 e 100%... na verdade eu só uso 38,2% / 50% e 61,8%. As de 23,6 e 76,4 , eu considero meio "fraquinhas", e só fazem poluir os gráficos com mais traçados. rs
3:42 PM

Marcio...
Isso realmente parece ser complicado, porém, asseguro-lhe que visualmente você passa a acostumar-se com os traçados e deles usufruir demasiado das informações.

Lembro-me quando comecei meus estudos técnicos, o coitado do METASTOCK não dava conta de tantos indicadores...

O mundo gira e hj, felizmente quando termino um estudo gráfico (filtradas todas as ferramentas que REALMENTE terão peso na tomada da decisão), na tela principal ficará apenas o ativo e os recursos que estarei acompanhando fielmente.

Segue o exemplo da Petrobras ( numa imagem de fundo branco para facilitar a visualização), que é o mesmo gráfico que venho postando desde o fundo nos 39,38 (ajustado).

Aproveito para demarcar as regiôes de 23,6% e 76,4% em AZUL para demonstrar que Fibonacci perdeu um tempo danado para desenvolver o estudo ...

Hoje os softwares disponibilizam-nas para nós...
... ainda prefiro os gráficos rabiscados nesses moldes !!! rsss



Mineiro disse...
Pois é.. tb acho que polui um pouco.. nao sei se vc conhece/reparou mas o matrioshka nada mais é que um fibo dentro de outro..

Matrioshka (para quem não conhece a ferramenta :

Fibonacci Matrioshka

Desenvolvido pela TCX - Trading COnsulting (www.tcx.com.br), a ferramenta "Matrioshka" é a seqüência de Fibonacci fractada: na totalidade de um diagrama de Fibonacci, são calculadas e desenhadas as proporções de Fibonacci de cada parte interna, e assim por diante. Em outras palavras, o Matrioshka calcula as proporções dentro de uma seqüência expandida.

Este estudo aproveita melhor os movimentos internos de uma seqüência expandida de Fibonacci, pois proporciona a identificação de pequenas oscilações de suporte e resistência e, por conseqüência, a otimização das estratégias de entrada e saída do mercado observado.

Um diagrama de Fibonacci é definido indicando seus pontos inicial e final, de forma que seja formado um retângulo no gráfico principal, ou seja: os pontos inicial e final não devem ter a mesma posição na escala de preços.
-------------------------------------------------------------------------

Realmente aplicando-a no gráfico, fica demasiadamente "poluído"...

... e aí sim... EU realmente não me adaptei na utilização da ferramenta...

segue um exemplo prático, utilizando o último TOPO e o último Fundo de Petrobras.


Abs





2 comentários:

Anônimo disse...

O Fibonacci Matrioshka tem a qualidade de dimensionar os limites dos infinitos movimentos multifractais desenhados pela totalidade da natureza de um fractal. Esta qualidade proporciona a identificação das médias e pequenas oscilações de preços. Em resposta, buscamos a otimização de estratégias de entrada e saída do mercado observado. O Fibonacci Matrioshka qualifica harmonicamente a expressão da geometria fractal do mercado financeiro.

..."A Geometria fractal trata de identificar esses padrões repetitivos, de analisá-los, de quantificá-los, de manipulá-los; é uma ferramenta de análise e síntese. O padrão pode assumir muitos aspectos. Pode ser uma forma concreta que se repete em sucessivas escalas cada vez menores, como ocorre com a samambaia ou a couve-flor. Pode ser um padrão estatístico abstrato - por exemplo, a probabilidade de que determinado quadrado numa grade será branco ou preto, ou de que um ponto no espaço será ocupado por uma estrela ou pelo vácuo. O padrão pode aumentar de escala, diminuir de escala, ser espremido, distorcido - ou ambos. A maneira como o padrão é usado pode ser definida com rigor por uma regra exata e determinística; ou pode ser deixada inteiramente por acaso..."

Seagull disse...

Grande Banco!

Com toda certeza, os números 23,6 e 76,4 têm a sua relevância nos estudos de Fibonacci.

Apesar de mais "fraquinhas" do que as outras, estas linhas podem dar um bom ponto de retorno. E não é que eu as desconsidere totalmente, embora não tenham a mesma representatividade nas minhas tomadas de decisão.

Em suma: tudo que acrescenta nas estratégias, não abunda! rsssss

Abs ^v^