Plus500

29.5.07

Os fóruns e suas finalidades

Certa vez, quando debatíamos sobre as finalidades dos foruns, eu argumentava que as pessoas procuravam apoio para suas tomadas de decisão, além de buscarem um melhor aprendizado (gratuito) atraves da troca de informações e experiências. Mas um experiente e costumeiro participante destes espaços - quem não conhece o Pimon? - tocou em um ponto muito importante, que fiquei refletindo desde aquele momento e posso, hoje, concordar em boa parte com sua opinião.

Os usuários de fórum, querem sim ganhar na bolsa. Costumam vir atrás de "dicas" certeiras... eventualmente há quem se aproveite disto e explore estas condutas. Mas a maioria (ética) não recorre a estes tipos de expedientes para "cativar" tal público.

Ante dar o peixe, devemos tentar ensinar a pescar... mas muitos investidores são preguiçosos, incapazes de avaliar um balanço (talvez por desconhecimento, é natural) e preferem a coisa pronta ou, na melhor das hipóteses, olhar para um gráfico - já analisado e esmiuçado - para tudo ficar mais fácil(?). Eu ainda prefiro fazer meus rabiscos e deixar a interpretação para cada um. Eventualmente ainda escrevo algumas linhas tentando não ser muito conclusivo, ou induzir outros a verem com meus olhos.

Por isso gosto quando sou contestado! Desde que deixei de atuar como funcionario de instituição financeira, principalmente ao voltar para a mesa depois de um bom período trabalhando no pregão viva-voz, foi-se um pouco da sensibilidade do mercado naquele instante (curtíssimo prazo). Mas melhora a leitura de medio/LP, aprimorando estratégias para ganhar com a tendência (e limitar as perdas) utilizando filtros e uma orientação dos possíveis rumos que o mercado venha a tomar.

E o lado psicologico/ emocional tem uma participação considerável em tudo isto. Consultores que acreditam estar muito acima da média, tendem a perder a paciência com determinadas perguntas ou colocações... e acabam sendo grosseiros ou até agressivos. Há quem aceite isto e perceba como uma característica natural dos mais capacitados, mas é fácil entender que a busca é por quem compreenda as angústias daqueles que não cansam de tomar "olé" do mercado. Então, resignados em perder, acabam se acostumando com isso, e querem quem faça um afago no seu ego (e baixa auto-estima).

Resumindo: mais do que a sabedoria dos técnicos, de um método vencedor (penso que apenas cada um pode encontrar o seu!), os frequentadores de fóruns da internet querem mesmo um analista (de divã) que os aceite, apesar de seus repetidos equívocos, e possa compartilhar sua dor com muita compreensão e CARINHO! Um verdadeiro psicólogo...

Jogo é para qualquer um, as apostas também! Mas para ser ganhador na bolsa (que não são muitos) é preciso soltar as amarras, livrar-se do apego às falsas convicções, e procurar aprender mais com os próprios erros, evoluindo um pouco a cada dia!

A bolsa pode cair mais, ou até voltar a subir, mas com certeza não vai acabar amanhã. E estando bem preparado as chances de ganhar aumentam bastante!

^v^

6 comentários:

Seagull disse...

Eu, particularmente, participava com bastante frequência em diversos fóruns. Meu objetivo sempre foi a troca de informações, sentir a pressão do mercado (ainda não existia a coluna matinal do Barômetro Financeiro, rs) e compartilhar algumas idéias com os amigos!

Além dos mais antigos, tenho certeza de que fiz novas e grandes amizades. Mais uma recompensa...

Como muitos sabem, acabei, junto com uns parceiros, criando o nosso próprio espaço por discordar de certas atitudes dos administradores de outros sites. Infelizmente (ou não?) foi mais uma tentativa que não durou muito... não dá para afirmar de quem foi a culpa (odeio esta palavra). Mas a compatibilidade de princípios e a sinergia nos trabalhos são condições fundamentais para uma boa convivência profissional.

Então, incentivado pela amiga Ca Mam, que foi aluno de um dos cursos, criei este blog. Com a proposta de ser uma solução temporária, ele acabou ganhando vida própria e, com a colaboração dos amigos, cresceu...

Mas o projeto continuou andando e, apesar das circunstâncias, o novo Portal (que tanto me cobram e perguntam a respeito) está quase pronto.

Torço para que a espera seja compensada com um layout agradável, que todas as funcionaliddes atendam nossas necessidades, e que os eventuais acertos possam ser feitos com o tempo.

Mas vou tentar fazer com que não seja lugar para disputas, picuinhas, briga de egos, e sim para podermos continuar com a proposta original: compartilhar as experiências, estimulando um debate saudável onde todos saiam ganhando.
Pelo menos em conhecimento, poderemos crescer bastante. E termos a chance de transformar isto em lucro, afinal, o que vale, de fato, é o saldo da conta continuar sempre aumentando! ;-) !

Mineiro disse...

Existem dois tipos de pessoas, as que nao sabem nada e as que tem certeza que nao sabem nada..

Eu, como nao sei nada, aprendi muito com este blog e com os varios mestres aqui presentes.. Sea, Banco.. entre outros.. Espero continuar aprendendo e participando, inclusive no novo site, que um dia vai ficar pronto ! ( hahahahah)

Participo somente deste blog e de um grupo de discussao do yahoo, nao achei nenhum outro que sejam tao bons quantos esses dois..

Agora chega de puxar o saco.. rsrs

[]' !

Diego Fonseca disse...

Caros, frequentador assíduo do Blog sempre leio os Posts e os comentários no anonimato (quem sabe um dia saio!) e essa definição do Seagull sobre a postura de alguns foi uma das melhores q li. A conduta dos q querem de fato aprender é bem diferente da dos q se acham oportunistas. Alguns políticos dizem q apenas uma vez um cavalo encilhado passa a sua frente e se não estiver pronto para montá-lo quando isto ocorrer ele segue sozinho. De fato algumas oportunidades na vida são únicas, mas o mercado não é o fim, pode ser o meio. E até encontrar bons cavalos e saber diferenciá-los, creio q às vezes monta-se em alguns cachorros, gatos, etc q passam a toda hora - aí é tombo na certa ! É preciso preparar-se para a montaria porque no mercado os cavalos passam mais vezes, assim como existem mto mais cachorros !

Seagull disse...

Valeu Mineiro. A humildade é uma virtude, mas vc está mais para mestre do que aluno! ;-)

Como sempre temos o que aprender, os estudos não terminam nunca, e isto é um incentivo a mais para evoluirmos juntos!

Obrigado pelo apoio de sempre!

Diego, muito grato pela força e prestígio.

A hora que quiser sair do anonimato, manda o seu email para receber um convite e ficar membro efetivo da equipe!

Forte abraço aos dois!

^v^

Diego Fonseca disse...

Prá já !

diegofonseca@globo.com

Roca disse...

Eu dou uma passeada por alguns foruns, mas sem duvida nada que tenha a qualidade do monitor financeiro. aguardamos o novo portal ansiosos

Abs
Roca