Plus500

31.5.07

Operando nas 2 pontas

Antes de mais nada vale relembrar o primeiro post de inauguração do blog - clique no título ou cole o link abaixo no seu browser: Por quê Seagull???

http://seagulltrading.blogspot.com/2006/10/bem-vindos-ao-seagull-tradingcom.html

Enquanto o mercado briga no alto para continuar sua progressão, resistindo aos "abalos de todas as noites" (que não é filme do Travolta) na China, aos speaches periódicos do ex-FED-man (amanhã tem mais...), à corrupção que a navalha tem dificuldades para cortar, ao corporativismo dos políticos, e o "cai-não-cai" da matriz mundial dos negócios, a nossa economia vai indo bem e poderemos ter uma maior diminuição na taxa de juros - tudo indica a possibilidade de um corte mais profundo (?).

Mas a Bovespa parece ter vida própria... depende de tudo isto e se mantém na luta! A tendência ainda é favorável e, apesar dos soluços (sic), mesmo com aumento da volatilidade, tem aguentando os solavancos. O que isto quer dizer? Que o aprimoramento técnico dos participantes vai ser fundamental para conseguir preservar os ganhos, e continuar obtendo as rentabilidades destes longos anos de prosperidade.

Com mercado em alta não tem mistério: qualquer neófito que compre ações (de todas as empresas) vê seu dinheiro multiplicar sem esforço. Mas isto pode acabar? Quem sabe um dia! O importante é saber o que fazer nestes casos. Esta briguinha entre comprados e vendidos já perdeu o sentido faz tempo. Os ursos hibernaram demais e deixaram os touros mal-acostumados. Em um Bull-Market, basta esperar cair para recomprar o que fora realizado, ou até aumentar a posição na carteira.

Mas quem são os comprados e vendidos, onde fica o paraíso e o inferno? Está tudo na nossa cabeça! Ou melhor, está registrado em nosso histórico de operações. Ações são ativos para investir, remunerar o capital, criar uma reserva segura e com liquidez, muitas vezes tratada como patrimônio. Especular já é outra coisa. Saber se posicionar na compra ou venda, eventualmente combinando as duas, é um passo adiante. Fazendo arbitragens com ativos de uma mesma empresa ou setor (pairs trading), operar spreads de opções, explorar a taxa de juros implícita entre o IBOV e o INDFUT, tudo isto aumenta nossas possibilidades de ganhos, nos traz mais conforto, e reduz a exposição ao risco.

Se a bolsa vai continuar subindo ou cair ninguém sabe, mas com certeza, operando nas duas pontas o lucro, mesmo sendo menor, não é nada desprezível. Obter 600% em um dia é bom! E raro... agora, conseguir boas (e plausíveis) rentabilidades mensais consistentemente vai mostrar ao fim de cada ano como evolui de forma sustentável o seu capital. E o que conta é o saldo final!

^v^

2 comentários:

DrFox disse...

Oi Márcio,

Perfeita a explanação.

eu como neófito assumido, venho navegando com sucesso essa onda de alta e já há algum tempo iniciei meus estudos para a época das vacas magras.

Uma coisa é certa, um dia ela chega e quem se preparou consegue extrair sem solavancos a riqueza acumulada até agora.

Por enquanto, minha posição é comprada e venho realizando alguns estudos de hedging.

No mais, parabéns por mais uma vez levantar esse importante questionamento.

Seagull disse...

Valeu Fox!

Não seja tão modesto, seus estudos fizeram de vc um trader bastante qualificado.

O tempo (e experiencia) em mercado é importante. Mas a dedicação suplanta qualquer obstáculo.

Suas contribuições têm sido de grande valia... parabéns a vc pelo quanto evoluiu e a reputação conquistada. Nada é por acaso. ;-)

Abs ^v^