Plus500

26.6.07

Congestão: Acumula ou Distribui?

Mercado em compasso de espera por um fator de definição. Como isto acontece com a bolsa no alto, este movimento lateral pode estar sendo tanto uma acumulação como distribuição. É muito difícil identificar para que lado vai andar antes acontecer. Mas existem algumas pistas... às vezes falsas, como temos presenciado a insistência do índice em não cair! Graficamente, várias figuras vêm se formando e sendo desfeitas sem confirmar nenhuma reversão até agora. Em termos fundamentalistas, as bolsas americanas, que vão ditar o rumo dos demais mercados, encontram-se em situações delicadas, seja pelo deficit, grande liquidez, expectativas quanto às taxas de juros e o problema maior da subprime. O momento é de cautela e requer a manutenção dos alertas permanentemente ligados!

Com relação à Bovespa, causa preocupação a grande entrada de investidores convencionais, pouco familiarizados com a renda variável, que migram suas economias da RF para aplicações com maior potencial de ganhos e riscos equivalentes. Ações de empresas pouco negociadas, com pequeno histórico em mercado, e números não muito convincentes, têm sido bastante comentadas. Os chamados micos! Com estes, ninguém quer morrer na mão! Mas há ainda coisas piores: os lixos. Além de serem também pouco negociados, possuem um agravante que se reflete em seus resultados. Patrimônio líquido negativo, dívidas onerosas, baixa relação preço/lucro, prejuízos nos últimos exercícios, controladores ocultos, nível de governança corporativa lastimável, etc... para estes não existirá um gráfico capaz de seduzir o investidor sensato.

Portanto, para quem não encara a bolsa como um jogo, o melhor a fazer é tornar sua carteira mais seletiva. Não é hora de aventuras. O sonho do ganho fácil pode acabar saindo caro. E o nosso dinheiro não merece ser maltratado. ;-)

2 comentários:

Chr Investor disse...

Tem razão Sea !

Ainda mais se o Dow confirmar esse topo duplo.


Abs
CHRistian
www.chrinvestor.com

mico disse...

Atendendo ao chamado dos micos, o mico diz presente, para consignar que a dúvida sobre distribuição ou acumulação se parece muito com o copo com conteúdo pela metade.

Estará meio cheio ou meio vazio? Não há meio de se afirmar uma coisa ou outra, então qualquer coisa é correta; ou errada.

Embora respeitando opiniões diversas avalio (aprendi essa com os petistas) que a distribuição é o cúmulo.