Plus500

27.6.07

Não sobe nem cai em linha reta

Mercado hesitante e bastante indefinido. A tendência de alta que vem prevalendo no mercado deu vários sinais de que estava próxima de uma exaustão. Sinais até então falsos! E os que se anteciparam à uma reversão deixaram de obter ganhos consistentes na continuação da subida. Além do mais, após algumas tentativas frustradas de advinhar o topo, o ímpeto dos vendedores vai diminuindo junto com a confiança por seguidas estratégias mal sucedidas.

Ocorre que, enquanto o mercado é de alta (BULL) as correções servem como novas oportunidades de compra, de reposicionamento em um trade realizado, como também para aquisição de mais lotes visando um custo melhor. Existe uma técnica chamada Pyramiding - não tem nada a ver com correntes da felicidade (???) - que preconiza o aumento de posições seguindo a tendência. Ou seja: preço-médio para cima na compra.

O fato é que uma virada no mercado pode acontecer a qq momento, mas ela sempre corre o risco de ser confundida com mais uma correção, até que se confirme definitivamente com a perda da trendline de LP. Estamos em alta desde 2002, e o perigo é acharem que isto vai durar eternamente. Quando a maré secar, o princípio aplicado passa a ser o inverso. No Bear-Market cada puxada chama novas vendas. A famosa jogadinha de volei - levantam para cortar!

Mas a bolsa continua em alta, embora a euforia tenha sido relativamente contida, e muitos investidores mais capacitados estejam em estado de alerta para uma reversão iminente. Só que ninguém sabe quando isto vai acontecer. Decretar o fim de um movimento requer tempo, e para isto devemos operar com as expectativas em prazos menores. A melhor defesa é garantir o lucro! Outras técnicas mais complexas podem ser utilizadas para proteger o capital, mas requerem estudo e conhecimento específico para proporcionar êxito em suas aplicações.

E hoje tivemos outro repique. Mercado abriu em GAP, conclamando os mais apressados às vendas e, do fundo testado na proximidade do suporte, recuperou-se (chegando até a entrar no campo positivo), para acomodar novamente perto da estabilidade. As ações da Petrobras exijem uma análise em separado, visto o seu atrelamento à cotação do óleo, e sua situação gráfica - rompeu TH e insinua um reteste por cima como suporte na resistência deixada para trás.

Portanto, olho na janela de tempo e no espaço definido para entrada e saída das operações. Não dedicamos tanto de nosso precioso tempo às bolsas para perdermos dinheiro. Mas pior do que deixar de ganhar, é devolver lucro ao mercado depois de estar em uma posição vencedora! ^v^

Nenhum comentário: