Plus500

13.6.07

Petro e os Bio-Combustíveis

Ontem à noite recebi um telefonema de uma prima querendo saber como ela poderia fazer para adquirir ações da Petro. Acompanhando os noticiários, e as perspectivas na área de bio-combustíveis, ela fez uma associação com a empresa de petróleo e decidiu tirar as suas economias da RF para investir na bolsa! E isto deve estar se repetindo em mihares de outras "cabeças". Olha o perigo... mais do que a injeção de novos recursos no mercado, estes jovens investidores querem experimentar o risco em busca de melhores rentabilidades.

Usando uma linguagem simples, tentei mostrar que se o objetivo é de LP, a iniciativa era boa. Preocupa-me um pouco o momento da Bovespa aliado ao cenário externo. Não sendo para apavorar ao primeiro sinal contrário, para o futuro (ela ainda é bem jovem, vai prestar vestibular) isto poderia ser a base de sua aposentadoria. A decisão é pessoal...

Hoje, lendo o jornal, vi uma notícia sobre os investimentos planejados pela Petrobras nesta área: são R$ 808M para energia renovável. Ao apresentarem o balanço social e ambiental de 2006, disseram que grande parte destes recursos serão destinados à construção de 3 usinas de biodiesel (CE, BA, MG). Reafirmaram a intenção de participarem da produção de alcool para exportação com o objetivo de criar um selo de qualidade.

Além do reaquecimento do mercado interno (com o aumento da frota de carros flex), neste sentido, seria bom que os EUA reduzissem as barreiras para entrada do nosso etanol à base de cana, e países asiáticos - como China e Japão - também aderissem ao projeto.

Que as próximas gerações venham a se beneficiar destas perspectivas e o planeta possa agradecer a humanidade por isso! Acima de qualquer lucro está a nossa sobrevivência! ^v^

Nenhum comentário: