Plus500

21.8.07

Informativo Ágora

COMENTÁRIOS

Nos últimos anos, foram raros os momentos de intensa volatilidade, como a vivenciada na semana anterior. O principal motivo seguiu sendo problemas relacionados ao crédito nos EUA e em outros países, inicialmente restrito ao subprime do segmento hipotecário.

A situação exigiu interferência diária de diversos bancos centrais, já que a liquidez se contraiu de forma absurda, dada a insegurança dos agentes sobre que instituições estariam com problemas. Vários BCs injetaram expressivas somas, sem conter os problemas que determinaram fortes quedas em todos os segmentos dos mercados de renda variável, especialmente o acionário e metais básicos. O ápice da volatilidade foi atingido na sessão de 16/08, quando a Bovespa chegou a estar em queda de quase 9% e diversos mercados derivativos bateram limites de queda.

Só houve uma melhor reversão da situação quando o FED decidiu reduzir a taxa de desconto para 5,75% para empréstimos assistenciais e ajuste de fluxo, provocando rápida recuperação dos mercados. Apesar disso, no mercado local, o desmonte de posições ainda continuou, forçado pelo vencimento do índice e preparação do vencimento de opções em 20/08.

PERSPECTIVAS

A próxima semana é razoavelmente vazia de indicadores importantes, o que pressupõe as atenções voltadas integralmente para os problemas de crédito, para a atuação dos bancos centrais espalhados pelo mundo e para a perspectiva do FED reduzir a taxa básica do patamar de 5,25%. Nesse aspecto, as negociações dos Fed Funds embutem essas perspectivas com 100% de certeza até o final de dezembro de 2007, o que poderia reduzir pressões e melhorar a inadimplência no crédito.

A volatilidade dos mercados será determinada pela atitude dos BCs na resolução dos problemas, ao mesmo tempo em que os agentes tentarão determinar o volume de perdas e as instituições afetadas, além da capacidade de absorção de prejuízos.

Somos de opinião que os mercados podem recuperar parte das perdas incorridas recentemente, porém de forma lenta e seletiva, em função dos riscos que envolvem os mercados. Por aqui, a ultrapassagem dos vencimentos futuros pode reduzir pressões, deixando os mercados mais normais no curto prazo, muito embora com grande volatilidade e mudanças de curso ao sabor do noticiário.

INVESTIMENTOS

- Dentro do processo de recuperação que poderia ocorrer, já que os indicadores estão deprimidos, poderíamos estabelecer pontos de resistência na faixa de 51200 pontos e 52700 pontos;

- Numa perspectiva de continuidade dos problemas, a perda do suporte ao redor de 47000 pontos poderia remeter os mercados para a faixa próxima do último fundo formado, ao redor de 45000 pontos

3 comentários:

Seagull disse...

Lauro, vc ainda opera pela ágora senior?

Eu também recebia estes emails, mas devem ter cortado meu nome da lista uma vez que eu nunca gerei 1 nota de corretagem por lá!

Do jeito que eu trabalho o mercado, taxa fixa não funciona. Prefiro a tabela da Bovespa (com algum desconto fica bom!) :-)

Abs ^v^

Seagull disse...

Ah! E obrigado pela indicação para o Blogger's Choice Awards!!!

Valeu mesmo! ^v^

LB disse...

Oi Seagull.

1- nao opero mais pela agora, mas ainda tenho o cadastro e alguns contatos.

2- a indicacao foi mais do que merecida, nao fiz favor algum.

1 abracao

lauro