Plus500

17.8.07

A nova classe média brasileira

A Economist desta semana traz uma matéria sobre o aumento da classe média brasileira. Uma "classe média baixa", segundo a revista, mas que já impulsiona as vendas de carros e equipamentos eletrônicos, por exemplo.

Isso não é novidade para nós, mas é curioso que, ao contrário da imprensa local, a Economist - assumidamente conservadora - admite que os programas assistenciais implantados pelo governo têm seu papel nesse crescimento.

Da minha parte, espero que essa nova classe média seja menos deslumbrada que a tradicional, que há muito tempo adotou a agenda da elite. Em sua vontade de ser classe A, você vê as pessoas reclamando de impostos e exigindo investimento em infra-estrutura. São causas justas, porém essa demanda interessa muito mais ao empresariado. Saúde e educação foram deixadas de lado, mas aposto que qualquer assalariado gasta muito mais com a escola ou a universidade particular dos filhos que com o IR, muito mais com o plano de saúde que com a CPMF.

Se a classe média quer usar nariz de palhaço, tudo bem, mas ele faria mais sentido quando se ataca os interesses da universidade - como foi o caso da USP, há pouco tempo - do que quando um avião atrasa.

7 comentários:

Marcelo disse...

E desculpem o desabafo... É que quando era criança ainda, conheci um sujeito que achava que podia mudar o país através da educação, e isso acabou norteando toda minha consciência política daí pra frente. Seu nome? Darcy Ribeiro.

Seagull disse...

Esse era fera mesmo!

Foi o maior acerto do ministério Brizola!

Anônimo disse...

Muito claro, sensato.

Pimon

Anônimo disse...

Acredito que o governo do Brizola tenha sido, como já afirmado pela população, o melhor governo do Rio.

E os números não mentiram.

Pimon

Seagull disse...

Rsss.. só que o Brizola não foi presidente. Bem que tentou...

E o Darcy foi mesmo seu Secretário de Educação!

Desculpem o lapso!

Anônimo disse...

Brizola fez exatamente o que a Globo quis, peitou todo mundo.

Não tinha carro de som!

Pimon

Anônimo disse...

Complementando a mensagem inicial, a escola sugerida por Darcy teria tempo integral, com assistência total.

Cieps, ridicularizados pela Globo, que hoje oferece escola em tempo integral, mas no Criança, Esperança.

É muita demagocia, muita ****!

Pimon