Plus500

15.8.07

Psicologia do Trading

No mercado, tudo acrescenta... ou desconta! O conhecimento das técnicas para análise gráfica, uma leitura adequada dos fundamentos de empresas, um bom domínio da matemática, estar atento aos noticiários econômicos (e até o acompanhamento da política), somados à uma boa experiência ao longo de anos investindo em renda variável, tudo é mesmo muito importante!

Mas dentre todos os fatores que infuenciam o resultado de nossas operações, o controle emocional ainda é o mais relevante. Este depende apenas de nós mesmos, e talvez por isso seja o mais difícil de administrar. Como este tema é vasto, vou procurar desenvolvê-lo melhor futuramente, e peço a quem tiver algum material sobre o assunto que publique aqui ou envie para mim por email.

Abs ^v^

3 comentários:

Mineiro disse...

O tema é vasto mesmo.. Para mim envolve money management, trend following, timming, tamanho da posição..etc.etc.. enfim, tudo o que possa influir na emoção e consequentemente no trade..o tema vale uma grande discussao..

Minha memoria anda fraca, mas na expotrader foi citado a teoria de einstein E=mC^2 onde o palestrante substituiu as letras dizendo o seguinte.. O controle emocional é igual ao numero de contratos operados ao quadrado x (esqueci o resto).. enfim.. quanto maior o numero de contratos maior a tensao do trader..

[]'!

Miceslau Olkowski disse...

�, parece que voc� listou todos os elementos que podem servir de pretexto ao Sr. Mercado para ele derrubar ou lavantar o pre�o quando e quanto ele quiser - seja l� como for, � muito importante pesquisar e descobrir como o mercado usa ou � influenciado por estes pretextos.

Anônimo disse...

Sea,

você foi cirurgico !
Os dois paragrafos sintetizaram, por onde navegam a grande maioria dos investidores.
Sobre o aspecto psicologico, sugiro dois livros: "Ferramentas mentais para traders" de Andrew Smith e principalmente "Trade your way to Financial Freedom" de Van Tharp.

Grande Abraço
CHRistian
www.chrinvestor.com