Plus500

29.9.07

Ações e Empresas

E o valor de mercado da Vale superou o da Petrobras!

Ou seria PTbras???

Não dá para comparar a eficiência entre as duas, quando a Petro, além de suas atribuições nas atividades-fim, tem que ficar submetida aos caprichos e desdobramentos políticos.

Mas alguém pode falar que suas ações estão altamente valorizadas! E como elas estariam se a empresa fosse melhor e imparcialmente gerida? Não bastasse o affair com a Bolívia, as disputas com a PDVSA do Hugo Chaves, o descompasso com o Mercosul original, agora ainda nomeiam a volta de José Eduardo Dutra, desta vez como presidente da BR Distribuidora (ele que presidiu a Petrobras de 2003 a 2005, quando renunciou para candidatar-se ao Senado pelo PT de Sergipe, e não foi eleito).

Enquanto isso, a Light (LIGT3), depois de privatizada - com controle de um grupo formado pela Andrade Gutierrez, Cemig e Pactual - anuncia que vai pagar dividendos de R$ 518 bi (correspondentes a 71% do lucro no 1º trimestre) e assume o compromisso de distribuir, pelo menos, a metade do lucro líquido em períodos semestrais ou anuais. Nada que uma boa política na gestão não possa fazer, e, com o ingresso da companhia no Novo Mercado, sua maior transparência em relação aos acionistas minoritários faz com que alcance elevados níveis de governança corporativa.

Sob este aspecto, o ativo negociado na Bovespa, passa a ser uma das melhores opções de investimento para quem objetiva ter uma carteira com empresas boas pagadoras de proventos.

Nenhum comentário: