Plus500

19.9.07

Análises, Leituras, Torcida, Profecias e Enganação

Que me perdoem os mais eufóricos...

Entendo que a grande maioria que acessa sites e blogs financeiros venha ávida por "dicas": comprem a ação ABCD4 que ela vai "bombar"!!! É um mantra. Pouco importa se são baseadas em fatos, fundamentadas em números ou, até mesmo, vislumbradas pelo que "dizem" os gráficos. O que vale é dar esperanças aos que não conseguem perceber o mercado e definir uma estratégia própria.

Mas afinal, volto a perguntar, de quem é a responsabilidade sobre o dinheiro investido? Se a "dica" deu certo, parabéns e obrigado. E se der errado, vai cobrar de quem o prejuízo? Infelizmente muitos ficam enebriados com ganhos esporádicos (nem tanto neste longo período "bull") e acabam se acostumando a operar desta forma. Uma pena, pois isto leva a cômoda situação de fugir dos estudos. E, na Bolsa, a preguiça acaba levando o investidor à vida curta...

Todos já ouviram falar de casos onde supostas "dicas" culminaram em sérias perdas. Mas a memória é curta. Continuam preferindo o peixe do que aprender a pescar, já que o estudo e aprendizado dão mais trabalho!

Uma leitura isenta (da forma como é concebida) engloba os fatos ocorridos, situa no presente, e oferece algumas possibilidades para o comportamento futuro dos mercados. Quando feitas "pelo retrovisor" visam tentar explicar os acontecimentos. Mas uma análise conclusiva do que vai acontecer daqui em diante - sem considerar o contrário - é sempre bastante temerária.

Primeiro porque coloca a reputação do autor em cheque. Segundo, por parecer mais um exercício de futurologia - ou torcida! Um "analista" precavido sempre aponta uma alternativa, jamais afirmando que "isto" VAI acontecer. Talvez "isto" POSSA ou VENHA a ocorrer, mas quem poderá adivinhar o que vem pela frente? Tem muita gente querendo ser enganada!!! E momentos de euforia (ou pânico) são extremamente propícios para manipular a massa.

Comprem ou vendam, a corretagem estará garantida! Mas a saúde da conta corrente não!

Take care! ;-)

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o post, principalmente para a memória fraca do ser humano. Recebo muitos relatórios da corretora dizendo isso ou aquilo sem afirmar nada, se a analise era boa assim não foi feita de ontem para hoje e porque só agora ela foi divulgada? Acredito que a analise fundamentalista de longe sabe valorar aquilo que pode realmente interessar conforme o movimento do mercado. Por isso minha desconfiança quanto a dicas miraculosas ou analises que vão da água para o vinho em um pregão. Parabéns mais uma vez pela lembrança e sigamos nos estudos que podem de fato nos da um norte imparcial.

Anônimo disse...

Parabens pelo post.
Na verdade se pararmos para pensar o que está escrito ali se aplica a tudo na vida... Quem vai atrás de dicas e mais dicas, opniões e mais opniões de terceiros sem ter a própria formada, fundamentada ou analisada, não vai muito longe pois mais cedo ou mais tarde ele será cobrado, e nesse momento ele estará só. Eu costumei a pensar: "Se essa pessoa pensa isso e outros já sabem disso, já não me presta essa informação." Essa forma de pensar me fez correr e estudar como chegar as minhas próprias conclusões, erradas e certas no caminho, mas cada vez mais certas que errada, por que estou aprendendo, porém com meus erros eu sei onde errei, com o erro dos outros não saberei onde ele errou...
Fica ae o recado..

Seagull disse...

Obrigado pelo comentário.

Ket e Desconfiado... aliás está cada vez mais difícil confiar nestes discursos e artifícios para tentar transparecer que todos os problemas acabaram!

Parece até propaganda das Organizações Tabajara! :-)

Mas é isso mesmo: estudo, aprendizado e filtros para apurar o que presta neste amontoado de informações contraditórias.

O importante é criar uma metodologia própria, assumindo a responsabilidade pelas suas tomadas de decisão e investimentos!

Grande abraço ^v^