Plus500

25.9.07

Como definir o melhor stop no TH?

Depois da subida de ontem, a Vale despontou e agora sabe lá onde ela pára (se brincar, em menos de 3 meses ela ultrapassa a Petr de novo), hoje mesmo, pode-se dizer que ela está “subindo negativamente” (rs...).

Por conta disso, queria colocar em discussão aqui as técnicas de acompanhamento no Curto Prazo dos gráficos de papéis que romperam o TH. Conhecer como o pessoal faz sua análise, de modo a evitar ter que perder boa parte do lucro e também não evitar sair do papel no melhor momento da festa.

Um dos indicadores mais comuns usado para uma venda seria o MACD, mas esse MACD pode ser bastante lento quando temos movimentos tal como o de ontem (24/9) em que a Vale subiu mais de 5%.

Logicamente, na análise gráfica, a decisão de cada um quase nunca é baseada em apenas 1 indicador. Outros bastante comuns são o IFR, Estocástico, Cruzamento de Médias e os indicadores de Volume.

Dessa forma, quando comprado num momento desses, a definição de um stop fica um pouco mais complicada. No caso da Vale5, a máxima anterior é de 48,67 (stop muito perto da cotação atual) e o antigo topo está por volta de 42 (stop muito longe). Claro que temos algumas linhas de suporte e resistência secundárias, mas essas não são tão confiáveis ainda, pois foram testadas poucas vezes.

Com o gráfico diário não dizendo muita coisa, será que seria interessante analisarmos indicadores dentro dos gráficos intraday (10min, 15 min, 30min, 60min)?



No gráfico abaixo (Vale5 – 30min – apenas 2 dias) a ME20 parece se mostrar como um importante suporte (talvez o rompimento para baixo, seja um indicativo de saída). Além da ME20, o estocástico nos 30min passa a ser um indicador bem rápido e pode ser tbm usado para confirmar uma inversão de tendência. O MACD parece ser bem atrasado quando analisado o gráfico intraday.

Enfim, parece que escrevi escrevi e não disse nada. Pelo que vejo, “Timing” cada um tem o seu, mas não seria interessante, alterar o “timing” da análise quando a ação aparenta não ter suporte bem definido (ou muito curto)?

Iaí? Alguém tá preocupado com isso? Como é feita a análise de vocês? O stop vai subindo até onde? Com base em que?


Sds.

3 comentários:

Seagull disse...

Grande Roger!

Vale é um foguete, não é mesmo?

Existem vários tipos de investidores, cada um com seus métodos e timeframes.

Mas simplificando, há os que encarteiram o ativo e os tratam como patrimônio, sem o menor interesse em desfazer-se do mesmo. Para estes, uma alternativa seria lançar uma opção "bem gordinha" na série seguinte e ir administrando o prêmio para compensar eventuais correções no papel.

Para quem opera em prazos menores, além de todos estes indicadores (que muitas vezes insistem em ficar socando o teto), e dependendo do tempo gráfico adotado - não adianta tentar fazer isto nos 5 minutos, vc pode definir um ponto de realização dos lucros que preserve seus objetivos de rentabilidade. E segue a tendência que prevalecer. Por enquanto, esta recuperação já trouxe a euforia de volta para o mercado.

Mas uma coisa é certa: podemos até perder uma parte da alta, mas o ganho de um trade, quando vai para o bolso ninguém tira mais!

Abs ^v^

Seagull disse...

Os objetivos de rentabilidade mencionados acima devem ter sido estabelecidos antes de entrar no trade, ainda durante o planejamento da operação, certo?

Alguns grafistas, que utilizam candles para tomadas de decisão, adotam algumas regras baseadas nos mínimos valores atingidos nas sessões anteriores. Costuma funcionar, mas eu não faço isto de regra!

Abs ^v^

BuracoInvest disse...

Pois é Sea, a operação no longo prazo sem dúvida tem uma análise mais consistente e com menos estresse.

Outro detalhe que não mencionei no post é que só sou meio contrário a essas operações daytrade e por isso, não tenho muita experiência em analisar gráficos de 10, 15 ou 30 minutos. Porém, comecei a achar que alguns indicadores podem ser úteis nesses gráficos. O mais importante é não ficar por conta só de acompanhar o mercado olhando gráficos de 5 em 5 minutos (aí é estressante demais!).
A intenção era levantar alguma discussão e ver se alguém teria algum método ou experiência.

Sds.