Plus500

10.9.07

De Olho no Monitor
















Logo as bolsas americanas estarão funcionando para ditarem o rumo dos demais mercados. E pode até pintar um repique na abertura para compensar a queda de sexta, quando a Bovespa esteve fechada. Aqui já perdemos 1.000 pontos com GAPs na maioria dos ativos. O Brasil vai ficar bem, no final das contas, mas a correlação com a Matriz ainda deve imperar enquanto os problemas não forem devidamente dimensionados.

Após 4 anos de extrema prosperidade é de surpreender a resistência de alguns investidores, apegados ao longo período de bonança, em perceberem que os ciclos acontecem... uma reversão não se dá do dia para noite, os players custam um pouco para se reposicionarem dentro das novas perspectivas. E, com todas as indicações de que isto poderia ocorrer, ainda há quem não se conforme e atribua os movimentos do mercado a manobras orquestradas, ou pior, às "previsões" daqueles que fazem uma leitura imparcial dos acontecimentos.

Quando Greenspan assumiu o Fed, ele pegou um tremendo abacaxi do qual fez um suco: trouxe os juros para a casa de 1% e patrocinou o crescimento (artificial) da economia americana à base dos financiamentos imobiliários - que hoje representam 70% do PIB nos EUA. Agora o Bernanke terá que dar um jeito no bagaço. Com a taxa em 5,25%, as pressões são enormes... vai baixar?

Se isto vier a ocorrer, inicialmente, poderá levar algum alento aos mercados, mas o histórico dos eventos após um longo período de elevação dos juros não é muito animador. E não por culpa de profetas ou vendidos... é a realidade!

Um comentário:

Seagull disse...

Esta abertura em Wall Street foi um exemplo clássico do que é um Bull Trap !!!

;-)