Plus500

4.10.07

Contratos Abertos na BM&F


Nesta tabela, comparando com a posição anterior dos estrangeiros (não residentes), percebemos que ontem ocorreu mais uma "virada de mão" e o saldo voltou a ficar vendido. Houve uma redução na quantidade de compras e aumento nos contratos de venda por parte dos investidores institucionais.

Os únicos que ainda se mantêm comprados na BM&F são os bancos, outras PJ financeiras e as pessoas físicas. Comparando com a movimentação de ontem na Bovespa, onde JP Morgan, Credit Suisse e Morgan Stanley lideraram as pesadas ordens de venda em Vale do Rio Doce (contribuindo para a queda acima de 7% com um expressivo volume de R$ 1,5 bi negociados no papel), poderíamos esperar no pregão de hoje alguma tentativa de repique por parte dos que ficaram posicionados. Mas números desta grandeza nunca podem ser desconsiderados ou passar despercebidos. Não fiquem apenas na torcida (do voleibol?) e tomem decisões fundamentadas, agindo com sabedoria em defesa de seu patrimônio! ;-)

Com créditos para o estudo desenvolvido pelo Bancotario - Marco Aurélio Rossi (http://elucubracoesgrafistas.com) que vem sempre nos trazendo um efetivo acompanhamento na variação dos contratos no mercado futuro do Ibovespa e, neste momento, está envolvido com o lançamento da KwikKerb no Brasil, participando como expositor na ExpoGarden em São Paulo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!
Contratos futuros dão uma boa medida da expectativa por trás do cenario das simples cotações. Eu pessoalmente prefiro olhar a apenas se o grafico dos contratos em aberto estão caindo ou subindo, porque mostra a intensidade emocional do mercado para aquela tendencia. Quando se compara negociações de contrato de compra/venda acho que fica um pouco olhando o passado, isto tende a ser emocional. Um dia antes do topo o NET havia virado de vendido para comprado. Depois do dia de ontem é natural que tenha retornado para vendido. Já o grafico de contratos em aberto só fazia cair enquanto os preços continuavam a subir. Mas os estudo do Bancotário é muito interessante.