Plus500

20.10.07

Recordar é Viver

Há exatamente um mês atrás eu fiz uma publicação dos gráficos do Ibovespa em dois tempos: no diário e também no de 60 minutos (mais voltado para CP).

Coloquei o comentário como uma LEITURA do mercado, que se caracteriza, basicamente, pela observação dos fatos passados. Uma NARRATIVA, como fazemos aqui, ou nos fóruns, em tempo real, dita o que está acontecendo no presente. Já uma ANÁLISE visa apontar o encaminhamento futuro que pode advir do cenário atual, levando também em conta o histórico até o momento.

Mas nada com o objetivo de fazer uma "previsão" ou querer ser "vidente", já que não temos bola de cristal e, muito menos, ninguém pode se considerar como "dono" da verdade. Apesar de suas imperfeições, e por apresentar um comportamento totalmente desestruturado, os mercados oscilam conforme as atuações de seus participantes. E estas serão sempre sujeitas às notícias relevantes que ditam o rumo das bolsas (com as americanas sempre indicando a proa - até que ocorra um descolamento definitivo dos índices mundiais).

Independente dos fundamentos das empresas - que estabelecem um preço potencial (justo) para os ativos negociados - ou da análise técnica, que faz a leitura do comportamento passado com vias a oferecer algumas indicações futuras (mais voltadas para o C/MP), o que acaba decidindo são os FATOS!

Portanto, uma análise sensata e imparcial, deve levar sempre em conta as possibilidades contrárias para que o trader defina suas estratégias, e esteja preparado para tomar suas decisões, aconteça o que vier. Para cima ou abaixo, nada deve ser tão surpreendente para quem trabalha com mais de uma hipótese. Esta é a importância de um planejamento operacional bem feito.

Separar a função do executor (que dispara as ordens) do papel de estrategista (que traça os planos) é uma tarefa nada fácil quando lidamos com o fator emocional. Por isso os dois nunca DEVEM se comunicar durante o pregão.

Enquanto um serve para pensar, ao outro cabe apenas o papel de agir! Se misturarmos as coisas, começam a surgir dúvidas, o conflito e a hesitação que leva à demora para tomar as atitudes em tempo hábil. E assim o mercado vai mudando, com as melhores oportunidades sendo desperdiçadas.

Então, precisamente no dia 18 de setembro, entre outras postagens, eu publiquei estes gráficos abaixo com os seguintes comentários:

IBOV 55K

No gráfico de 60 minutos, o índice em seu momento de definição: entre a LTB vermelha, LTA verde e o topo anterior na altura da linha amarela... para que lado vai romper o triângulo?

O rompimento deste TRG ascendente projetaria o índice para 65K.

Mas antes ainda tem a resistência do TH em 58.292... depois disso o Ibovespa entra em "unchartered waters" ou seja, como Cabral - ao descobrir o Brasil - teve que cruzar por "mares nunca d'antes navegados"!!! Ora pois...

No dia seguinte (19/09), com a confirmação do rompimento do triângulo, na altura do teste no antigo TH, eu postei este gráfico diário:

Ibovespa Diário


O índice chegou bem perto de seu TH em 58.292. Como ainda não foi efetivado um novo topo, por enquanto a nova máxima neste movimento foi atingida hoje em 58.079, vale ficar alerta para o que virá pelo lado direito do gráfico. Se o mercado continuar com a mesma força o rompimento poderá acontecer nas próximas sessões, caso contrário, ocorrendo uma reversão, a chance de desenhar um TD passa a ser grande, e a simetria aponta para perto dos 40k.

Vamos ver até onde vai este novo fôlego da Matriz... a hora para descolarmos dela, e seguirmos nossa própria trilha, não poderia ser melhor! Eles que caiam (na real) e os seus dolares venham para os investimentos no Brasil! ^v^

Ou seja, como tentei resumir:

Na verdade, eu não chamo isto de análise. Eu apenas fiz uma leitura dos cenários possíveis através dos gráficos (que neste momento não significam tanto, mas podem valer...)

1- rompimento de TH ( e o OCOi) com espaço para buscar 65K
2- cumprir a simetria do gráfico (e esta aponta para 40K)

Entretanto, com toda a volatilidade que o mercado está apresentando, fica fácil identificar diversas figuras. Como o lado direito ainda é desconhecido, resta-nos aguardar para vermos qual delas irá prevalecer. Do mesmo jeito que se formam, elas desmancham...

O que vier a mais é puro exercício de adivinhação, penso eu, mas me desculpo assim mesmo, se esta não é a maneira como as pessoas gostam de trabalhar. CP é amanhã, e no longo prazo podemos nem estar vivos... ;-)

----------------------------------------------------------------------------------

Quem viveu até aqui, pode agora recordar! O índice Bovespa chegou bem perto dos 65 mil (a máxima, e o novo TH, ficou em 64.168)... isso em apenas 30 dias. Ainda pode ir para 80.000? E quanto tempo seria preciso para voltarmos aos 40K? Nem profetas, nem apocalipse... todos devem saber bem o que fazer, seja qual for o caso...! O resto, o mercado faz sem a nossa interferência!!!

Abs ^v^

2 comentários:

César Augusto disse...

Penso que o ibov pode vir a cumpri sua deriva a primeiro instante no seu suporte 58K,principalmente se o sp500 queira testar sua lta juntamente com seu terceiro número fibo

Seagull disse...

Bem possível, Cesar!

O DJIA aponta de volta para baixo dos 13k, e mesmo o bom desempenho das TECHS da Nasdaq podem não ser suficiente para segurar o problema com as hipotecas no setor bancário!

Abs ^v^