Plus500

2.10.07

Resposta aos Leitores

Compartilhando com os amigos, e em retorno a dois emails enviados por Sergio Eduardo e Augusto Coimbra - que escreveram perguntando qual seria a melhor hora para realizar o lucro e tirar seus recursos da exposição ao risco nas bolsa de valores - eu republico trechos editados de um artigo que confeccionei no final do ano passado:

O quanto você quer ficar rico?

"Cada um de nós que procura o mercado de renda variável vem com um objetivo: seja constituir uma poupança, remunerar melhor o seu capital, criar condições para viver uma aposentadoria tranquila e em muitos casos, talvez a grande maioria, a meta seja mesmo FICAR RICO!

E alguns, eventualmente, largam suas profissões para dedicarem-se exclusivamente ao mercado. Considero isto um tanto temerário, visto que a bolsa não paga salário nem oferece garantias de rendimentos. Entretanto, pode proporcionar excelentes lucros quando comparada às aplicações em renda fixa.

Mas é preciso estudo, conhecimento das técnicas, desenvolver um método confiável para, posteriormente, criar estratégias vencedoras, em função do momento atual, que nos permitam assumir posições favoráveis diante do comportamento futuro do mercado. Seja ele qual for, dependendo do perfil operacional do investidor e sua capacidade de tolerar riscos: para os mais conservadores é importante saber selecionar bem os ativos para montar uma carteira (através da análise dos fundamentos das empresas) e definir os pontos ideais de entrada (usando os gráficos e a análise técnica) para carregar a posição; os moderados, quando visam uma especulação de curto/médio prazo devem, além do exposto, traçar um plano que estabeleça não só as entradas, como o limite de perda e as expectativas de retorno - quando a operação deve ser finalizada e o lucro apropriado (claro que estando na mão forte, o stop móvel pode potencializar o resultado). Finalmente, para os mais agressivos - eu prefiro me referir a eles (ou a nós) como investidores "dinâmicos", um acompanhamento atento e próximo se faz necessário para aproveitar as melhores oportunidades.

E será que existe uma hora de parar e sair definitivamente do giro no mercado? Isto também depende. Todos nós gostamos de ganhar dinheiro. E mais ainda da possibilidade de enriquecermos! Mas o quão rico precisamos ficar para nos afastarmos deste convívio? Para muitos, o mercado deve ser explorado por um certo tempo, considerando os períodos de introdução, crescimento, maturação e plenitude. Sem deixar entrar no declínio!

De fato, qual a diferença entre alguém que tenha 2 BI de dolares e uma outra pessoa que acumulou 5 BI! Em valores nominais representa mais do que o dobro. Mas cá entre nós: estariam ou não os dois sujeitos bilionários, a ponto de não precisarem mais trabalhar pelo resto da vida. E este é o aspecto que eu gostaria de abordar. Se para muitos o mercado é um meio, para outros ele é um fim. Como assim? Considero o dinheiro, os ganhos, o lucro, como um resultado direto de operações bem sucedidas. A ambição é uma característica positiva no trader (não confundam com ganância), mas no meu caso particular, eu diria que a vontade de trabalhar, e o prazer que isto me proporciona, supera a possibilidade de abandonar o mercado.

Existe algo que pague tudo isso?

Portanto, sejamos agradecidos às oportunidades que a vida nos oferece, e vamos nos empenhar para fazermos sempre da melhor forma possível o que estiver ao nosso alcance. Isto é que é realização.

Concluindo: é bem provável que vcs ainda me vejam aqui por muito tempo. Sempre buscando uma melhor qualidade de vida, mas fiel aos meus propósitos de evoluir profissionalmente e como pessoa, ser um bom pai, marido, amigo, conselheiro, aluno, professor... não importa! Não sei dizer se toda a riqueza do mundo seria suficiente para me afastar daquilo que gosto de fazer! Mas, um dia, posso até mudar de opinião. Enquanto isso, sigo fiel aos meus princípios, minha ética, conduta... e podendo ainda compartilhar tudo com quem estiver interessado, minha satisfação será dobrada.

Aproveite a vida enquanto vale a pena e procure sentir-se melhor a cada dia, agradecendo esta nossa passagem por aqui, necessária para continuarmos nosso processo evoluitvo. Não deixe para fazer aquilo que gosta apenas quando deixar de trabalhar. O tempo passa..."

Abs ^v^

Marcio Relvas

Um comentário:

Seagull disse...

Em resumo, e indo direto ao questionamento:

A hora de realizar o lucro depende dos objetivos traçados no planejamento antes da execução das ordens de compra.

Ao atingir o seu ponto projetado o trader tem duas alternativas:

1- colocar o dinheiro no bolso e sair do risco.

2- caso possa manter um acompanhamento de perto nas cotações, ir subindo os stops de maneira a deixar o lucro fluir e assegurar que este não seja devolvido ao mercado.

;-)