Plus500

10.10.07

Valuation e Análise Fundamentalista

Remexendo meus arquivos encontrei uns documentos que falavam sobre isto em um antigo grupo de estudo monitorado pelo Stoxx, e achei que valia a pena editar alguns trechos e compartilhar com os amigos.

Valuation, basicamente, é definir o valor de um ativo. Não precisa ser uma empresa, pode ser uma obra de arte ou qualquer outra coisa que tenha como ser precificada. Para as empresas com ações em bolsa, existem diversas formas para avaliá-las, como DCF (discounted cash flow), Gordon, Real Options, etc.

Porém, a análise fundamentalista é muito mais abrangente do que valuation. Envolve além de um estudo sobre a empresa, entender o setor, fazer o SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), as 5 forças de Porter, e outras coisas mais.

Na verdade, quando nos tornamos sócios de uma empresa, compramos o FUTURO delas, e não o passado. Talvez uma empresa que tenha apresentado prejuízos nos últimos balanços possa vir a dar lucros nos próximos exercícios fiscais. Mas não há nada como uma empresa que apresentou bons resultados ao longo do tempo, tenha um histórico em sua administração, além de um relacionamento aberto com os acionistas. Portanto devemos procurar empresas sólidas e que sempre dão lucro, pois essas tem mais chance de mostrar bons free cash flow yields e, consequentemente, mais capacidade de pagar dividendos.

Para quem quiser se aprofundar mais no assunto, existe uma vasta literatura disponível, como "Avaliação de Empresas (Valuation) - Calculando e gerenciando o valor de empresas" dos autores Tom Copeland, Tim Koller e Jack Murrin, que, segundo a sugestão de um colega, adota uma metodologia muito boa. Mas quando falamos em VALUATION, não podemos deixar de associá-la a Aswath Damodaran, que escreveu vários livros, muitos deles traduzidos para o nosso idioma: Clique aqui

Para os que dominam o inglês, recomendo uma visita diretamente ao site Damodaran Online

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Seagull mais um tópico pertinente ao nosso momento, essa semana estava procurando literatura sobre analise fundamentalista e nessa busca me deparei varias vezes com métodos de valuation, estou lendo Valuation “Como precificar ações” do Alexandre Póvoa, e entendo que o processo de analise fundamentalista aborda a economia de uma forma macro e o processo de valuation de forma micro. Porem a união das duas formas é que possibilita o estudo eficaz e verídica possibilidade de aferir dados mais eficientes por meio da contraposição das inúmeras formas de avaliar. O gostaria de uma indicação sua de resumo ou livro sem tantos embasamentos teóricos e contábeis voltado para analise fundamentalista se possível.

Seagull disse...

Prezada Sulamy, seja muito bem-vinda!

Não sei se é bem isto que você está procurando mas, recentemente, um colega disponibilizou o download da apostila de um curso sobre AF que versa mais ou menos sobre isto.

Copie este link (mesmo que ele apareça cortado) e cole no seu navegador para acessar a apresentação que leva diretamente à fonte:

http://monitorfinanceiro.blogspot.com/2007_09_09_archive.html

Caso não atenda seus anseios, posso tentar relacionar outras indicações oportunamente.

Abs ^v^