Plus500

20.11.07

Fed Minutes


Divulgada a ata da última reunião do Fomc (Fed Minutes) onde o Banco Central americano alertou em suas novas previsões que o crescimento econômico do país em 2008 será ainda menor do que o esperado.

Para compensar o tom catastrófico (e inconclusivo), disseram acreditar que a inflação deve permanecer (?) sob controle.

As melhores expectativas de crescimento ficaram na faixa entre 1,8% e 2,5%. Mas considerando que as projeções para 2007 estão em torno de 2,95%, alguns membros do comitê foram mais pessimistas (realistas?) em suas leituras do cenário atual, duvidando de um crescimento acima de 1,6% para o ano que vem. A expectativa da taxa de desemprego deve ficar em torno de 5% para o quarto trimestre de 2008.



Para 2009 e 2010, embora ainda distantes, as previsões de crescimento são bastante otimistas, e situam-se na faixa de 2,6%(!!!). O nível de desemprego tende a manter-se estável e a inflação (PCE Index) contida entre 1,8 e 2,1%, ante os quase 3% previstos para este ano (gráfico acima).

Nada foi comentado quanto a uma possível nova redução na taxa básica de juros para a próxima reunião do Fomc, a ser realizada no dia 11 de dezembro (onde após o corte de 0,25 foi declarado no statement que o viés passaria a neutro, para avaliar seus efeitos e conter maiores riscos inflacionários). Com isso o mercado, que aguardava uma indicação, reagiu inicialmente de forma negativa, fazendo as bolsas operarem em queda, mas esboçam uma boa melhora se aproximando do fechamento!


Para corroborar a tese de que não estão sabendo realmente como contornar os problemas latentes que abalaram os mercados desde que começou a crise das hipotecas (e com isso passaram a projetar números para o triênio), vale transcrever um trecho do artigo publicado ontem por Samuel Ramos em seu blog "Cinco Pesos de Dois Quilos":

---------------------------------------

O Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) começa a divulgar a partir desta terça-feira relatórios mais freqüentes de suas projeções para a economia americana.

As projeções do Fed relativas a desemprego, crescimento econômico e inflação passarão a ser divulgados a cada trimestre, em vez de a cada semestre, como era a prática do órgão desde 1979.

Além disso, em vez de prognósticos para os próximos dois anos, como de praxe, as projeções do Fed passarão a ser para os próximos três anos.

(...)

O leitor mais atento deve perceber que voltando alguns meses atrás podemos identificar um roteiro para as 'falas' do banco central americano:

- "Não há bolha imobiliária"
Ben Bernanke, presidente do Fed em 27 de Outubro de 2005.

- "Enfrentaremos um soft landing, não há risco de desaceleração"
Esse era o mantra de 2006.

- "A crise é só no setor de maior risco, o subprime, e ele representa uma parcela muito pequena do setor imobiliário"
Essa foi muito usada em Fevereiro desse ano.

Não bastasse emitirem constantemente opiniões na imprensa, as quais majoritariamente incorretas ou absolutamente nonsense, agora o Federal Reserve pretende aumentar também o fluxo de relatórios.

No dizer de Michael Shedlock, um hábil analista da Sitka Pacific, 'não contentes em estar errados em projetar dois anos, agora querem errar três'.

Pior para quem os leva a sério.
------------------------------------

Thats it! ^v^

2 comentários:

Marcelo disse...

Que virada no final do pregão!!!

Seagull disse...

Incrível mesmo o vira-virou!!!

A abertura foi forte, caindo depois das 11 hs local, chegou a quase 1,5% de perda para, no final, o DOW terminar com +0,40, mas quase que cirurgicamente sobre os 13k...

Esse suporte é muito forte... durante o pregão chegou a cair até 12.839 na nínima do dia, mas reagiu quando menos se esperava e foi isso...

Tive até que corrigir o post que já dava como certo um fechamento em baixa. Coisas da volatilidade!!! ;-)

Valeu Iggy!!!
(a sua postagem sobre os bancos foi para o MF.net, vc viu?)

Abs ^v^