Plus500

9.11.07

Petrobras e o campo de Tupi

A descoberta não foi nenhuma novidade. Há mais de um ano já comentávamos isto, a dimensão das reservas, a qualidade do óleo, as dificuldades na prospecção... tudo estava mapeado! Mesmo com toda a cautela de quem trabalha sob hipóteses! Mas as bolsas se movem pelas perspectivas de lucros futuros. Que demorem de 5 a 6 anos para materializarem-se. Foi um Golaço!!!

O que surpreendeu o mercado, e atendeu a expectativa dos responsáveis pela notícia bombástica (mesmo que requentada), foi a forma como ela foi anunciada. Ao invés de uma nota técnica dos representantes da empresa petrolífera, o que se viu foi um verdadeira comitiva governamental - incluindo o presidente e seus ministros - dando um cunho totalmente político a um assunto de vital importância em um momento em que a imagem do Brasil estava fragilizada neste segmento energético, seja pelos riscos de novos apagões, pela perda na queda de braço com a Bolívia (?), pela falha no abastecimento de gás, etc...

Mas não foi o Lula, ou o ministro de minas e energia, o porta-voz das boas novas. Escolheram a Dilma Roussef! Quando membros do PT se articulam, ridiculamente, para levantar a bola de um suposto terceiro mandato, tentando subliminarmente buscar um apoio da massa (de manobra?) popular - mesmo com a pública discordância do presidente da república- não havendo um "quadro" dentro do próprio partido que suceda o atual mandatário, fatalmente, o próximo candidado ao posto seria do PMDB. Ou pior...

E estes partidos oportunistas de ocasião, podem sempre mudar de lado. Então vamos promover a chefe (ou "chefona") da Casa Civil para ir aos holofotes da mídia. Quem sabe ela não se projeta e assume definitivamente o lugar que seria de José Dirceu, na tentativa de perpetuar o poder com o partido dos trabalhadores?

E o resultado foi bom para todos:o mercado não tem do que reclamar, o governo ficou satisfeito, o mundo mais uma vez volta suas atenções para um emergente da América Latina, e os acionistas / investidores da Petro não param de comemorar. Ninguém saiu perdendo? Quem estava fora do papel deixou de ganhar, mas quem ficou vendido em opções de pó a descoberto não deve estar mais aqui para contar. Se não estavam travados (limitando o prejuízo) ou estoparam em tempo, vão amargar sérias perdas e inevitável diminuição de patrimônio.

Mas até agora parece que TODOS estavam comprados. À luz das câmeras qualquer um pode se proclamar vencedor. Mas a verdadeira verdade (opa!), só os donos das contas e seus gerentes que hão de constatar. É o princípio da partida dobrada!

Felizmente as cotas da família do FGTS-Petro são intocáveis até o profissional se aposentar. Isto salvou muita gente (aqui em casa inclusive) de desfazer-se antes e não participar de mais esta festa. Olha o leilão de abertura da Petr 3 e 4! Mais um dia promissor!

Bons trades! ^v^

10 comentários:

Seagull disse...

Se achavam que ainda faltava alguma coisa para "desovarem" o papel - ou ao menos realizar lucros - a hora parece ser esta.

Depois pode até subir aos 100, 200, 500, "splitar", mas os dividendos só virão daqui a muitos anos.

Até lá, não vão faltar despesas e investimentos para transforma a Petro (e o Brasil) em uma ptência mundial exportadora de petróleo.

Mas a especulação é livre, permitida e estimulada!

;-)

Seagull disse...

Digo isto para quem carrega muito lucro contábil!

O certo, e tecnicamente correto, é ir subindo os stops (principalmente nas opções) e deixar a maré levar!

;-)

BuracoInvest disse...

a estratégia é essa Sea.
Arriscar um pouco e colocar o stop na descida (pra não correr o risco de sair no melhor da festa, aliás será que horas que a festa acaba? - seria com o fim de semana, com o vencimento das opções na semana que vem, ou com feriado, além disso, boa parte do resto do mundo está no vermelho).

Seagull disse...

É isso.. quiseram forçar um descolamento em hora muito conveniente.

Eu li agora o artigo da Bussola de Finanças - olha nos links aqui mesmo - enquanto dava uma mão atualizando o MF.net e não pude deixar de concordar com boa parte do texto que tem como título "Teoria da Conspiração".

Aliás muita coisa que foi escrita converge com o post acima.

Mas quero me desculpar pois, com a pressa em escrever, devido a outros afazeres (e também pelo fato de minha digitação não acompanhar o ritmo do raciocínio) saiu um monte de ataques à ortografia. Já corrigi alguma coisa, mas ainda não consegui reler todo o texto e possivelmente deve haver outras agressões à nossa gramática.

Não vou culpar apenas meus dois dedinhos digitadores... falha nossa! E peço perdão! ;-)

BuracoInvest disse...

Não se preocupe com isso. O mais importante é controlar a emoção na hora de comprar e vender, pra digitar um post no seu próprio blog, vc pode esbarrar na tecla q quiser, o que vale é a mensagem.

Mudando de asssunto, viu só a "armadrila" da petr? (a petrk90 mesmo, bateu os R$5,15 e caiu até R1,00) - santa volatilidade.
Só os parentes do presidente e ministros que conseguiram pegar o movimento todo...

Anônimo disse...

Seagull, tenho acompanhado seu blog e parabéns pela seriedade dos artigos. Quanto ao golpe de ontem, tudo vale para demonstrar uma competência que inexiste.

Anônimo disse...

Um comentário infeliz, como sempre.

Talvez devesse o contínuo do Planalto dar a notícia da descoberta, talvez o Fraga, sócio da Bra e do Soros.

Talvez a crise do gás, de 04 horas de duração e com indispensável apoio da Repsol, que fez milagres na Aregentina, de exportadora de petróleo a importadora.

Gente suja!

Seagull disse...

Obrigado Pensando Bem!

Escrevo o que penso de acordo com minha leitura dos fatos. Não tenho o rabo preso a ninguém e, aqui na nossa casa, me dou ao direito de escrever o que achar conveniente. Por isso, e pela falta de tempo ocioso, não tenho participado de fóruns que enaltecem "dica" suspeitas ou estimulam bate-bocas infrutíferos.

Não me pauto apenas em AT, AF, artigos de terceiros, de fato, ao redigir os textos antes da abertura, tento apenas seguir minha linha de raciocínio, sem influências do que andam dizendo por aí,nem puxando a sardinha para qualquer lado que seja.

Inclusive, como se percebe, não há moderação. Todos os comentários são publicados direto.

E assim podemos ver defensores do absurdo, como este que escreveu se autodenominando "Gente Suja". Nunca vi uma identificação tão grande com o autor de comentário anônimo.

Mas faz parte... nem todos têm a consciência limpa, e o que gostariam de ter, na verdade, era um "boquinha" nas mamatas para ver se conseguem ganhar algum dinheiro, mesmo que de forma questionável.

Agradeço a todos pelos apartes, que de alguma forma acabando somando.

Pensando bem, estamos juntos!

Keep "thinking wise"!

Grande abs ^v^

Seagull disse...

Complementando e voltando ao assunto sem desvirtuá-lo: quem mais além do presidente da Petro, Jose Sergio Gabrielli, deveria ser o responsável pelo anúncio?

Talvez o "Gente Suja" esteja apoiando a Dilma 2010!!!

BuracoInvest disse...

Sea,

Dêxa esse papo de cunho político pra quem gosta de arrumar ruga com isso.

Semana que vem é a última da série K, pra quem gosta de fortes emoções acompanhe, pois vamos continuar com essa volatilidade.