Plus500

11.12.07

Chegou o Dia da Decisão


Até às 17:15, no horário de verão brasileiro, todas as atenções estarão voltadas para o veridito do FOMC quanto à decisão sobre a nova taxa básica de juros americana.

Este assunto vem se tornando repetitivo, mas não há nada que se possa fazer quando o tema de maior importância para a definição dos rumos no mercado toma conta da cabeça dos investidores em todo o planeta.

A expectativa inicial era de que o comitê voltasse a reduzir a Fed Funds Rate. Isto ficou praticamente garantido quando em um de seus discursos, o presidente do banco central dos EUA, anunciou que o Fed precisa estar atento às dificuldades do mercado e tomar medidas que venham a flexibilizar a política monetária para que a crise das hipotecas, ainda restrita ao âmbito financeiro, não tomasse maiores dimensões tornando-se um problema de ordem econômica mundial.

Com isso a especulação passou a ser quanto à dimensão de um corte já dado como certo. Se vai haver redução dos juros, o mínimo plausível seria um corte de -0,25%. Mas como o mercado é guloso, imediatamente passou a querer mais: jogaram mais incertezas nas bolsas, pressionando por uma queda de meio ponto percentual. E o Fed ficou calado. Como acharam que "quem cala consente", partiram direto para o delírio dos 0,75% a menos!!! Ora, aí já seria pedir demais!!!

Com a divulgação do Payroll na semana passada, e os números que apresentaram um crescimento acima do esperado na criação de novos postos de trabalho (sem desconsiderar que em época de final de ano ocorre um natural aquecimento do consumo e demanda por serviços), isto acabou sendo uma ducha de água fria nas pretensões dos mais exigentes.

Portanto, tão importante quanto o tamanho do corte será o pronunciamento (STATEMENT) que virá junto com a decisão. Eu, particularmente, acredito que o espírito natalino possa influenciar a decisão dos membros do Fomc e, na forma de um presente de Papai "Bernanke" Noel, uma redução de 0,5% seja plausível para fechar o ano com a taxa em 4%. Mas o consenso dos principais analistas de mercado está mesmo em um corte de 1/4 percentual. De qualquer forma, não vamos nos decepcionar desta vez.

As explicações pela decisão é que serão a senha para 2008. Cortamos e vamos reduzir ainda mais... reduzimos bastante e agora tudo será avaliado... este foi o último corte na taxa para nos permitir manter a inflação sob controle!!!??? E também pode trazer alguma novidade...

O fato é que, logo após às 1715, as bolsas devem definir a sua tendência do final de ano. Não sem antes dar aquela tradicional volatilizada, com picos para um lado (traps?) para chamar uma ponta e partirem para a outra! E esta, dificilmente vai ser a primeira espetada, é a que pode prevalecer daqui para a frente.

Até lá, o marasmo deve tomar conta dos mercados!!!

Flat open for a smooth day!!! Until Five o'clock!!! See you there!!! ^v^


Nenhum comentário: