Plus500

12.12.07

Os Benefícios e Riscos da Internet

Um dos maiores benefícios proporcionados pela rede mundial de computadores foi, sem dúvida, a quebra de barreiras na comunicação. As informações podem ser acessadas em tempo real e, no que tange ao mercado financeiro e de capitais, nós podemos buscar o conhecimento sem custos ou maiores esforços, acompanhar as leituras e artigos dos mais conceituados analistas, aprender novidades, trocar idéias, debater conceitos, aprimorar métodos, desenvolver conjuntamente estratégias de investimentos, e por aí afora!

Por outro lado, o caráter democrático da internet deu espaço para o surgimento de algumas aberrações. São pseudo-profissionais travestidos de estudiosos e com pose de experientes no mercado. Sua exposição é a mesma que os demais citados anteriormente conseguem. Existe a possibilidade de estabelecermos "filtros" para distinguir os mais capacitados dos charlatões. Mas isto não vem escrito na apresentação de cada um e é preciso adquirir confiança ao longo dos anos nos temas preconizados, assim com nos efetivos resultados obtidos, pelas pessoas envolvidas neste processo de disseminação do conhecimento e aprendizado. Muitos são genuínos formadores de opinião e podem influenciar diretamente nas tomadas de decisão dos mais recém-chegados.

Esta troca de experiências e conhecimento muitas vezes cria situações delicadas. Sabemos que, hoje em dia, com o avanço dos estudos nas mais diversas áreas, pouco se cria, muito se copia, e mais ainda se "adapta"! Já me deparei com diversos textos escritos por mim publicados em outros sites. Até aí nenhum problema... o preocupante é que algumas vezes não havia nenhuma menção ao autor, origem do artigo, ou fonte de referência. Simplesmente se apropriaram dos direitos intelectuais, transcrevendo exatamente meus escritos como se fossem de autoria do responsável pela publicação. Os mecanismos de busca são exímios descobridores de fraudes. O plágio é ainda mais difícil de ser comprovado. Mudam algumas palavras, a ordem de frases, criam uma introdução "personalizada" ou um desfecho matreiro, e tacam sua assinatura embaixo! Uma pena!!!

Mas a seleção natural há de fazer justiça.

Estou escrevendo sobre isto porque eu, como pesquisador, também aprecio demais as obras de alguns colegas. Posso eventualmente transcrever alguns trechos ou até redigir um artigo com base no conteúdo desenvolvido por outros. Mas pela honestidade que exijo a mim mesmo, procuro sempre fazer uma chamada para a fonte que me trouxe a inspiração. Pode ser que, coincidentemente, haja situações onde duas pessoas pensem a mesma coisa e escrevam simultâneamente textos assemelhados. Eu já vi isto, e posso dizer foi mera transmissão de pensamento. Entre amigos não poderia ser diferente, principalmente quando seguem uma mesma linha de estudos e até mesmo filosófica. Faz parte.


Abs ^v^

2 comentários:

Chr Investor disse...

Grande Seagull !

parabéns pelo artigo. Muito oportuno. Recentemente me deparei com um blog, que simplesmente colou um texto escrito por mim e não citou a fonte. Mandei uma mensagem, mas o indivuduo nem se deu ao trabalho de responder. Como você citou... uma pena !

Mudando de assunto... O Clube da Riqueza do grafista, sem dúvida é uma estratégia interessante. Destacaria apenas uma atenção redobrada sobre a incidência das corretagens na estratégia. Pequenos valores investidos mensalmente podem não ser interessantes.

Grande Abraço
CHRistian
www.chrinvestor.com

Seagull disse...

Oi Christian!

Bem observado.. no caso no artigo sobre o clube da riqueza, por menor que seja o aporte mensal eu ainda considero que seja melhor do que não economizar (nem investir) nada.

Mas eu penso que qualquer valor razoável (eu situei como exemplo R$1.000) já compense o esforço para adequar os gastos à renda familiar.

E o curioso do seu comentário, foi uma menção subliminar a vc, meu amigo! :-)

Nós mesmo já escrevemos quase que ao mesmo tempo - e sem nos comunicarmos - um texto semelhante!
Talvez até mais de um... rsrsr

Mas eu me lembro do assunto "Governança Corporativa" , porque foi exatamente o tema da tese de mestrado que minha esposa escolheu!!! ;-)

E de qq forma nossas abordagens foram distintas, e o trabalho de um só veio a complementar e valorizar o artigo do outro!

Muita coincidência não é? Mas valeu... considero mesmo ter sido uma grande transmissão de pensamento. E acho até que teve mais gente na história: só nãio lembro se foi o Conrado ou outro colega.

Anyway.. entre amigos que pensam parecido, está tudo em casa. O que não está certo é o artista vir aqui, ou no CHR, e copiar nossos textos, publicando depois como sendo dele mesmo! :-(

Como diz FHC: assim não pode, assim não dá! Rs

Abs ^v^