Plus500

12.12.07

PIB e CPMF

Saiu o resultado do PIB no 3º trimestre: com uma alta de 5,7%, foi o melhor desempenho desde 2004. Em relação ao período anterior o Produto Interno Bruto cresceu 1,7%.

Segundo informações do Globo, na atividade industrial, o destaque foi a indústria de transformação (5,7%), beneficiada pelo desempenho da fabricação de produtos químicos, máquinas e equipamentos, material elétrico e do setor automotivo. A construção civil cresceu 5,0%, seguida pela eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,8%). Por fim, a indústria extrativa mineral atingiu 2,0% de crescimento, em grande parte decorrência do aumento de 1,3% na produção de petróleo e gás e de 11,8% na produção de minério de ferro.

A taxa de agropecuária, que registrou crescimento de 9,2%, pode ser explicada em grande parte, segundo o IBGE, pelo desempenho de alguns produtos como o trigo e a cana-de-açúcar, com estimativas de crescimento de produção neste ano de 59,3% e 13,1%, respectivamente.

No setor de serviços (4,8%), os maiores destaques foram para intermediação financeira e seguros (13,3%); serviços de informação (8,6%); comércio atacadista e varejista (7,4%); transporte, armazenagem e correio (4,6%); e serviços imobiliários e aluguel (3,2%). Os demais subsetores tiveram os seguintes desempenhos: outros serviços (2,0%); e administração, saúde e educação pública (1,5%).

Vamos agora aguardar a definição do Senado quanto a escolha de seu presidente e, quiçá, a aprovação da continuidade da CPMF para cobrir o orçamento da máquina do governo.

O mercado ainda se ressente da decisão do Fed, baixando os juros e a taxa de redesconto em apenas 0,25%, e, com isso, tanto as bolsas asiáticas quanto na Europa operam em baixa. O alento pode vir do próprio continente americano onde os futuros mostram reação e valorizam 0,74% nos mini-S&P, e 0,65% no mini-Nasdaq!

Aqui o dolar ficou bastante pressionado, e sobe 0,62% nos contratos de dezembro para R$1,770, enquanto o DI para jan2010, opera estável em 12,380%.

Na Bovespa, a queda na última hora de pregão foi mesmo muito acentuada, super-dimensionando o efeito da decisão do comitê americano. O INZ7 vence hoje, e a rolagem para o próximo vencimento faz com que a liquidez seja transferida para esta nova série (ING8). Ontem os estrangeiros venderam bastante, aumentando sua posição vendida para mais de 4000 contratos. Contudo, com a pré-abertura em alta de 0,92%, podemos crer em um bom repique neste início de negócios da Bovespa.

Petróleo sobe 1,5%, com o futuro do Light crude (CL F8) voltando para cima do patamar de U$90. Vamos ver como fica a Petrobras com sua gestão política, poços "milagrosos" de óleo leve, e agora querendo promover o estado do Espírito Santo (Amém!) à mais promissora província de gás natural para atender nosso parque industrial, órfão desde o fechamento dos dutos bolivianos que abasteciam as suas necessidades.

Bons trades! ^v^


8 comentários:

Seagull disse...

E dá-lhe volatilidade na Petro!

Com óleo subindo para 92 dolares... a ação da Petro tem jeito de que pode ir mais neste repique!

Seagull disse...

Até a resistência em 83,80 foi bem. Agora é hora de colocar a violinha no saco e esperar para ver como fica.

Seagull disse...

A L84 consegiu empatar com a máxima de ontem em 1,60. Vai ter que ganhar fôlego para investir de novo sobre ela... vamos ficar de olho se faz um pullback em 1,00! ;-)

Samuel Ramos disse...

só não podemos esquecer que os burocratas do governo mudaram a forma do cálculo do pib uns meses atrás

BuracoInvest disse...

O FED parece ter arranjado um meio para conter a alta do petróleo e atacar mais perto o problema dos bancos. Leilão de recursos para aumentar as trocas interbancárias. (Quem dá mais?)

Será que isso vai ajudar a uniformizar as dívidas entre os bancos mais afetados?

BuracoInvest disse...

Foi mau! Não é conter a alta do petróleo, mas não deixar o preço disparar tal como poderia acontecer se a redução da taxa de juros fosse acima dos 0,25%.

Petrobrás acompanhando a MME5 nos gráfico de 10min (pode ser uma boa estratégia colocar o stop móvel (não automático) numa cotação abaixo da MME10, MME15 ou MME20.

Seagull disse...

Pois é... altas do petróleo a parte, o Samuel tocou em um ponto importantíssimo: mudaram a fórmula do PIB na canetada!

Valeu Mestre!

Fico te devendo 10 pesos de 5 k!!! :-)

Abs ^v^

Samuel Ramos disse...

aliás, eles mudaram também os índices de emprego, considerando formal alguns 'subempregos'

nunca subestime a capacidade dos burocratas em achar que podem ser mais espertos que o mercado
hehehe

com relação ao corte de 0,25 do fed, fizeram o óbvio: não era a fed funds rate que ia resolver o problema dos bancos, então mexeram na discount rate ontem e hoje anunciaram outros canais prá dar liquidez ao sistema financeiro. estão literalmente em pânico. ainda não vi todo os detalhes, mas percebi que ampliaram a gama de colaterais, daqui a pouco vão emprestar grana aos bancos usando como garantia clipes e grampeadores
:D

abraço