Plus500

11.1.08

Humor do Mercado muda da noite para o dia

Confesso que às vezes fico sem entender nada. Tudo bem que no discurso de ontem (post abaixo) o presidente do Fed expôs suas preocupações com a economia, declarou a fragilidade do sistema financeiro e a ineficácia das medidas tomadas até agora para resolver a crise de crédito. O tom foi mesmo catastrófico, mas não menos decidida foi a demonstração de que continuariam intervindo "do jeito que fosse necessário". Isto evidenciou que a taxa de juros vai cair e, possivelmente, com um corte ainda maior. O mercado reagiu, impulsionando as bolsas, que tiveram um fechamento em expressiva alta para a situação que vivemos. Criou-se uma esperança de que a nova intervenção no juro possa ocorrer a qualquer momento.

Mas como escrevi em um comentário anterior, tudo que se faça para contornar os problemas americanos não os farão deixar de existir. A euforia é artificial, como quem usa uma droga ou bebe álcool para fugir da realidade. Isto nunca funcionou, e quando o sujeito não é preso acaba em uma clínica para tratamento de dependentes químicos.

Hoje o mercado amanheceu de ressaca, mas a madrugada já havia sido perversa na Ásia. O Kospi Composite, da Korea, perdeu 2,33% e o índice da bolsa de Hong Kong caiu 1,34%. As praças européias "avermelharam", e os futuros americanos operam em queda devido aos reflexos das hipotecas, desta vez afetando também a Merril Lynch.

E a Bovespa, que vinha retomando seu rumo, ensaiando um descolamento para novo teste do TH, sente os efeitos da mudança de humor neste mercado financeiro globalizado. Wall Street quando não ajuda, sempre atrapalha! E assim vai ser enquanto durar esta volatilidade, e o nosso investment grade ficar apenas na promessa. Mas um dia ele sai, e seria bom que fosse antes da casa (branca) desmoronar como as torres do WTC.

Depois da tentativa da Bovespa de lançar o PoP, um produto para assegurar o dinheiro investido no mercado de capitais mesmo em um cenário de queda (que até hoje não vingou porque a queda não veio), agora os bancos oferecem um produto/aplicação que está sendo chamado de "capital garantido". Se a bolsa subir até tantos %, eles pagam o lucro, mas se ela cair, preservam o investimento acrescido da rentabilidade da poupança. Para isso o cliente tem que deixar o dinheiro parado no banco por uma prazo que varia de 12 a 18 meses. Então, ficam retendo seu patrimônio e repassando a terceiros por taxas bem maiores (crédito consignado, CDC, ou outros empréstimos de baixo risco) . Alguém já viu banco jogar para perder? Os analistas não são nada ingênuos, como podem parecer quando fazem suas projeções para o grande público do varejo. Mas na hora de cuidar dos interesses próprios eles são bastante conservativos.

Tempos difíceis pela frente.

4 comentários:

Seagull disse...

Vale e Petrobras recuperam parte das perdas na abertura e Telemar (ontem o terceiro maior volume da bolsa) pode estar fazendo pullback na resistência rompida.

Essa volatilade ainda vai proporcionar grandes ganhos para quem puder operar nas duas pontas e acertar o timing (caso contrário as chances de perda dobram).

O mercado deve continuar oscilando e arrisacdo, mas eu ainda acredito que sairemos bem desta, não depois de uma boa chacoalhada!

;-)

Seagull disse...

O ponto de projeçãod a alta na TNLP$ era 40,52... vamos ver como ela se comporta neste reteste por cima.

As ações ON tinham, rompido a congestão e projetava níveis de R$91. Como ainda tem muita água para rolar, e pessoas envolvidas neste processo de fusão com a BrT, vale ficar de olho nas variações do ativo!

Seagull disse...

Depois de atingir seus picos, agora, com o preço do barril de petróleo em queda (futuros na faixa de U$93), convém ficar de olho nas petroquímicas. BRKM e UNIP (principalmente por estar no suporte rompendo LTB) podem dar um caldo! ;-)

Seagull disse...

Hummm... estes comentários naõ permitem corrigir o texto e as vezes sai cada aberração ortográfica pela velocidade com que eu escrevo e envio antes de revisar.

O mais importante são as operações... por isso relevem meus ataques ao nosso idioma. Sorry!

Abs ^v^