Plus500

22.1.08

IBOV segurou nos 54k?

E agora?


Ontem cumpriu o objetivo do diamante, segurando pouco abaixo dos 54k. Com o repique de hoje voltou para 56 mil. A partir daí, pode continuar na recuperação e chegar até 60 mil - cenário otimista - seta verde. Ou então nem subir tanto, e voltar de onde está, seguindo pela linha laranja (cenário pessimista)... compare com os gráficos nos posts anteriores.

O problema vai ser alcançar os 60.000, trazer a euforia de volta, e depois descer pela reta negra (se nos EUA a coisa ficar desta cor). Neste caso, então, não terá sido apenas o objetivo inicial do diamante, mas o OCO que vai determinar o alvo para esta fase da queda (45mil?).



Seguro morre de velho... em Wall Street o DJ fechou com -1% (abaixo de 12k) e a Nasdaq em -2%. Apesar da fábrica de dinheiro e o corte súbito na taxa de juros não conseguirem enganar os americanos, aqui nós temos a Petrobrás e as divulgações do governo sobre as descobertas de novos poços de gás e petróleo, muito convenientes para cada ocasião de aperto. Descolada ou não, agora é cada um por si, e salve-se quem puder!

O importante é estar sempre preparado! ;-)

4 comentários:

fractais disse...

Sr, Sea, suas colocações são perfeitas (conforme sua postagem em 22.01.2008 as 19:07).
Pergunto:
Primeiro: sobre fibonacci, quando vc fala que chegou em 54K em tem uma tendência em alta até 60K vc utilizou-se do fibo para este cauculo correto? da cabeça do pivo de alta com a última resistência e retração em 62% do fibo?
Segundo: para sair de 54K e chegar em 60K a mesma coisa com o fibo inverso? e
Terceiro: com a formação OCO se expande o fibo para ter noção até onde este movimento pode chegar? Logico que rompendo abaixo dos 54K correto?
Se for isso, entrei em QUÂNTICO rsrs
Nelson Costa

Seagull disse...

Como vai Sr. Nelson Costa?

Primeiramente muito obrigado pela visita e por deixar seus comentário.

Interessante este seu nome de usuário, já que também tenho um amigo que assina como Fractal, nome da sua empresa de serviços na web.

O Sr. conhece a Fractal Media?

Sobre a postagem, não sei se ela de fato ficou confusa, ou fui eu mesmo que tive dificuldades para entender p seu raciocínio e dúvida.

Na verdade não entendi se eram, dúvidas, perguntas ou afirmações.

Mas vamos lá visto que o Sr. parece familiarizado com Fibos e teorias quânticas, as projeções reportadas em nada tem a ver com Fibonacci. Por acaso existem de fato algumas linhas ~envolvendo a relação dos números de Fibo, mas elas dizem respeito apenas e tão somente à congestão que o Ibovespa se encontrava entre o TH e a sombra do candle mais baixo no periodo entre setembro e os primeiros dias de janeiro.

A reta de suporte nos 54k seria na verdade a projeção de rompimento do triângulo simétrico formado pelas linhas verde e vermelha. Eu ainda cometi um equivoco ao mencionar o suposto "diamante" mas de acordo com os estudo de Bulkowski, se for mesmo um diamante o objetivo seria aina mais abaixo (por volta dos 52,200).

Quanto ao repique, tb não houve menção às retrações de Fibonacci, e o target de 60,300 referia-se ao ponto máximo onde ele poderia chegar ao teste da LTB de CP (que tb coincide com a ME80 para este tempo gráfico.

O teria dos pivots, e a devida aplicação de Fibos, é uma adaptação em bolsa dos estudos de Leonardo de Pisa (de meados de 1,202) que eu até utilizo em algumas situações, mas isso talvez requeira um curso específico, ou a explicação de alguém mais talhado para dirimir suas dúvidas (?).

Mas agradeço seu aparte, e gostaria muito que pudesse dar continuidade a ele, trazendo e compartilhando seus conhecimentos conosco de forma que todos possamos aprender mais um pouco sobre a utilização correta desta técnica.

Um grande abraço

^v^

Anônimo disse...

Boa tarde Sr Sea, não li sobre Bulkowski, não sei o inglês, mais tudo que é traduzido procuro aperfeiçoar-me. Se a sua análise é precedida de Bulkowski, vejo que é muito parecida com os estudos de fibonacci, Elliot e Dow. Estudei estes três personagens, um pouco sobre fractais (a curva de Kock)e hoje procura saber sobre fisica quântica, acredito que esses dois últimos tem muito haver um pouco com o mercado financeiro. O mercado financeiro é expansivo e retrativo, da mesma forma ação e reação. (quântico), Logo, se tiver certeza que existe um pivô de alta, lá encontrarei um suporte (LTA), Se tiver certeza que existe um pivô de baixa, lá encontrarei minha resistência. Tendo estas duas certezas, os movimentos dentro delas somente poderá ocorrer da seguinte forma: retração em um numero "OURO" para se expandir em proporção igual a retração, encontrando um fundo para compra ou um topo para venda.
Tendo certeza de que encontrei os pontos de pivôs, aí é só esperar/observar (quântico) e fazer a operação, nunca antes.
Foi o motivo no qual foi exposta a minha pergunta.
Quanto ás Médias Moventes, utilizo em conjunto a 34 e 89 respectivamente ou apenas a de 55 ciclos. (preços abaixo vendo, acima compra)esses numeros são de fibo.
Obrigado pelo retorno e até breve.
Nelson Costa (fractais)

Seagull disse...

Oi fractais,

não precisa me chamar de Sr., afinal, somos todos iguais e estamos juntos nesta briga com o mercado.

Vejo que és um dedicado estudioso e tens muito a agregar em nossas avaliações dos ativos e indices negociados me bolsa.

Veja bem, eu também procuro explorar todas as ferramentas disponíveis, inclusive a teoria de Fibonacci, que aplico com alguma frequência tendo colhido resultados bastante satisfatórios. O craque mesmo nesta matéria é o nosso amigo Bancotário, que me ensina muito do pouco que sei, rs.

Mas tenho um grande fascínio por tudo que relaciona a utilização da matemática nas análises bursáteis. Estudo das probabilidades, combinações, a parte financeira que tange ao cálculo dos juros embutidos nas operações, e a regra de ouro, com a relação entre os números (mágicos?). nada como uma ciência exata em um mercado tão desestruturado, não acha?

Eu estou sempre procurando novas literaturas, aprender com os amigos, aumentar meus conhecimentos e evoluir como pessoa e trader.

Dos estudos quânticos, ainda não pude me aprofundar, mas sem dúvida será objeto de uma pesquisa apurada em breve, pois como falei, tenho alguns amigos que são mais familiarizados com o assunto.

Tudo é uma troca: de experiências, métodos, e resultados.

Participe mais, sempre que puder, e traga seus estudos para compartilhar com este grupo, que será de grande valia para todos e enriquecerá bastante nosso espaço.

A casa aqui não é só minha, é aberta a todos, e pode considerá-la como sua também.

Seja muito bem-vindo! :-)

Forte abraço

Seagull ^v^