Plus500

8.1.08

A ilusão dos grafistas

São dois gráficos diários de Petrobras, com a mesma janela de tempo - a partir de agosto de 2007, onde o ativo iniciou o traçado da linha de tendência neste seu movimento até hoje. Clicando sobre a imagem podemos ampliá-la para constatar melhor que no gráfico da esquerda as cotações respeitaram a LTA (com o toque de ontem), enquanto no da direita está sendo feito um pull-back por baixo do suporte. A faixa da congestão é a mesma... então qual o motivo desta diferença? Um gráfico é linear e o outro está na escala logarítmica.

Tudo decorre da percepção de quem vê! É muito fácil desenhar um gráfico de acordo com aquilo que queremos enxergar. Daí surge a ilusão do grafista, e o que vai acontecer amanhã não depende dos olhos de ninguém. O mercado é que vai nos dizer, mas o fechamento das bolsas americanas e o comportamento no after-market podem dar alguma pista. ;-)



No leilão de encerramento da Bovespa, Petr4 fechou em R$ 83,35.

6 comentários:

Seagull disse...

E as ações da TELB4?

Depois da euforia pela bênção do dinheiro prometido pelo governo ela retoma, mais uma vez, seu caminho para baixo.

-33%!!!

Tem micos que parecem opções!

Mas já deu para ganhar muito com essa... quem comprou na subida não tem do que reclamar. Já os últimos da fila acabam mesmo pagando a conta!

Seagull disse...

Como escreveu o meu amigo Christian em postagem no seu excelente blog, CHRInvestor.com:

Várias explicações foram ventiladas na imprensa especializada…. fraude nos balanços da Countrywide… declarações preocupadas do presidente Bush sobre a crise das hipotecas… agravamento da crise, com uma queda ainda mais acentuada dos imóveis… declarações do CEO da companhia de telecomunicações AT&T, Randall Stephenson, de que a empresa prevê uma desaceleração no consumo norte-americano…. Em resumo, justificativas não faltam !

Tempos negros. Não é a toa que a movimentação no after neste momento está violentissima.

Anônimo disse...

isso aí seagull, grafico linear num presta. logaritmico é proporcional e "real", leva em conta a rentabilidade.

2008 deve desafiar os analistas dos 80.000.....

^V^

anônimox

Gabriela (Bia) disse...

Adorei o post!

Finalmente alguém que contesta um pouco os modos grafistas.

Só não consegui enxergar a escala logaritmica, pois as variáveis de ambos os eixos são as mesmas.

Seagull disse...

É isso ai "X"...

os olhos de quem vê podem enxergar muita coisa, e até distorcer o traçado na hora de desenhar os rabiscos.

Oi Bia!

Hummm... será que vc não está sentindo os efeitos da "ilusão dos grafistas"? rsrs

Eles se parecem, de fato. Os pontos são os mesmos, mas os gráficos não são iguais! Experimenta ampliar a imagem para ver que os pontos de toque na LTA coincidem, apesar da inclinação ficar bem diferente.

Absssss ^v^

Anônimo disse...

A simples questão é que Linhas de Tendência são fracas guias gráficas. Independente do cara ter ou nao colocado o mesmo gráfico, linhas de tendência são dos mais subjetivos indicadores. Fica a dica, se não fizer parte de um triangulo, bandeira ou flãmula, pense muito bem em operar rompimentos de LTA's ou LTB's.

Ruy