Plus500

29.1.08

LAD: Linha de Avanço e Declínio

Achei este texto no meio dos meus arquivos, e acredito que tenha sido publicado em uma das revistas do Monitor Financeiro pelo Mormax. De qualquer forma se não for dele o crédito pelo artigo, fica a lembrança do nosso amigo:

Basicamente a LAD, ou Linha de Avanço e Declínio é um indicador de construção simples baseado na estatística do mercado e que possibilita avaliar a “saúde” do mercado de uma maneira geral. Esta ferramenta simples foi inicialmente lançada no livro “Granville’s New Strategy of Daily Stock Market Timing for Maximum Profit”, por Joseph Granville. Hoje, explanações sobre esta técnica podem ser encontradas nas mais bem conceituadas literaturas sobre Análise Técnica de mercado.

A popular Linha de Avanço e Declínio é um indicador de mercado que fornece boas indicações da força ou “fôlego” do mercado representando diretamente o mercado independente de qual é o caminho dos principais índices. É bom saber a direção do Índice líder, mas é muito mais importante saber se o "gás" do mercado está diminuindo ou confirmando a tendência.

Normalmente este indicador mostra pontos de reversão antecipadamente, quando comparado com outros indicadores de mercado. As informações mais importantes fornecidas por este indicador são:

• Força do mercado
• Tendência do mercado
• Confirmação ou Divergência da tendência atual

A LAD é muito versátil e pode ser feita para um segmento específico, para uma bolsa inteira, ou para um grupo de ações de interesse especial. O acompanhamento é feito através do saldo diário entre as ações que subiram e caíram. Para a elaboração da LAD é necessário saber quantas ações caíram e quantas ações subiram a cada dia dentro do universo de análise.

4 comentários:

Anônimo disse...

A Linha de avanço e declínio é um excelente indicador. Gosto muito dos indicadores do Granville pelo fato de analisar não só o preço de um ativo isolado mas o mercado como um todo.

Deixo aqui a minha dica, para quem quiser a linha de avanço e declínio do ibovespa, do mercado ou até mesmo setorial esse site é excelente:

www.snakeinvest.com

Abraços, JC

Seagull disse...

Bacana JC.


Muito legal o site também!

Abs ^v

Mormax disse...

Ôpa !!

Isso mesmo Relvas....foi um artigo para a revista.

Bons tempos aqueles !

Agradeço pela lembrança. Estamos operando a plena carga.

Grande abraço,

Mormax

Seagull disse...

Fala Max!

Bons tempos mesmo em que a bolsa subia mais do que caía.

Então foi justa a homenagem e os seus créditos! ;-)

Eu confirmei que o artigo era de sua autoria quando recebi de um amigo algumas edições antigas da Revista (a 21 e 22).



Vc tem mais alguma delas e guardou nos seus arquivos para me mandar. Nem isso eu consegui salvar?

Abs ^v^