Plus500

18.1.08

Olé da VALE!

Tinha tudo para ser um dia fantástico. Na verdade deve ter sido para quem acertou as pontas. Eu confesso que tomei um "olé" da vola(VALE)tilidade!

Sabem o que é ser traído pela própria disciplina? Vou compartilhar:

Eu senti que a abertura seria enganadora, e segurei enquanto a cotação subia até a máxima em 47,45 esperando a correção no intra para entrar no trade. Às 13 hs, o papel já estava em 46,30 e ameaçou repicar. Neste momento a VALEA48, com preço de exercício em 48 reais, não estava assim tão fora do dinheiro, e o prêmio era de 0,20. Comprei objetivando 100% de ganho, inicialmente.

Gostaria de esclarecer que não tenho hábito de operar opção de centavos, muito menos às véspera do vencimento. Mas os gammas explosivos convidavam para o bilhete. Qualquer evento seria suficiente para impulsionar o papel e levar a oção até o dinheiro, ficando ATM, onde cada centavo de variação no ativo-objeto seria repassado ao prêmio. E ainda estávamos na iminência de um pronunciamento impactante!

Como as falas do Bush frustaram o mercado e as bolsas americanas cairam, o ativo perdeu a congestão intradia (5 min) e a opção foi junto, acionando meu stop em 0,16. Ela ainda desceu até 0,07... mas quando tudo se encaminhava para o pó, a Vale reagiu, descolada de Wall Street, e como faltava pouco tempo para o final da sessão não quis arriscar um outro tiro, mas, mesmo sem chegar perto da sua máxima de hoje, a opção ainda voltou aos 0,40 (meu target), para depois devolver tudo e fechar em 0,18.




Ou seja, o lote não era grande, a perda foi pequena, mas a disciplina (que sempre salva) me tirou a chance de ganhar uns trocados. Isto é o que eu chamo de violino! Por isso tenho preferido trabalhar apenas no curto prazo, sem maiores posicionamentos. A pequena carteirinha - 10% do free float - continua lá, e agora está querendo ir para baixo do 0x0. Ainda dentro da margem, mas já com o gatilho armado.

No gráfico diário (LOG) a coisa ainda está muito feia para a VALE5. Perdeu o suporte da congestão e agora insinua um pullback por baixo. Nem chegou perto de sua ME80 ou da LTB de CP. E o buraco até um provável fundo é enorme. Abismal ou abissal??? Será que chega nos 35???



Moral da história: pior do que a perda (estabelecida no plano antes de ser executado), o que doeu foi o "olé" que eu levei... ! Escrevo aqui para que todos saibam que ganhar ou perder faz parte do negócio, e ninguém vai acertar sempre ou ficar imune a isso! O importante é limitar o risco, seguir o plano, e assumir o menor prejuízo que podemos arcar. Um dia após o outro. Todos os dias!

Segunda-feira tem mais!

E vamos definitivamente para a série B (de BRAVO!!!) ;- )

Abs ^v^

7 comentários:

Anônimo disse...

Hehehe acontece direto com o sardinhao aqui. Um misto de medo de perder com vontade de ganhar. Fica pra proxima.

Abraço
FC

Seagull disse...

Rsrsr...

comigo não tem essa de medo. É entrar projetando o quanto gostaria de ganhar e sabendo o máximo que me disponho a perder.

E digo mais: só não entrei de novo porque até as 16hs a opção estava amarrada entre 0,10/0,13. O candle que vazou foi o das 16:05 (maxima em 0,24) depois disso que explodiu.

Último dia antes do exercício, final de pregão, não deu para arriscar. Mas valia, mesmo fechando no 0x0.

[]s, FC!

Seagull disse...

Mas o mexe-mexe nas mineradoras continua:

Vale prepara oferta de compra da Xstrata e já negocia com bancos empréstimo; a aquisição pode custar até US$ 90 bilhões.

BHP quer comprar Rio Tinto (U$180 bi) e o Eike Batista deve vender a MMX por 5,5 bi de dolares para a Anglo American.

Onde isso vai parar?

Anônimo disse...

Cara, não sei mas estou me segurando um pouco nos trades. O cenário não é bom para novatos como eu. O que estou fazendo é acompanhar e postar minhas análises no BRSM. Preciso ter mais segurança pra entrar pq quando a mão virou vi que estava me arriscando demais por ganhos muito pequenos... Tem um Q de psicológico nessa questão... Sigo estudando e me preparando pro dia que a mão virar novamente.

Um abraço e bons trades.
FC

Anônimo disse...

Seagull,

Acompanho sempre o seu blog, gostaria de sugerir que as imagens postadas fossem um pouco maior.

São muito pequenas para visualizar, principalmente quando usamos resolucoes altas.


Abraço,

Severino

BuracoInvest disse...

Severino, basta clicar nas imagens que elas abrem em uma nova janela com tamanho melhor para visualização.

BuracoInvest disse...

Sea! Tire-me uma dúvida. Quando vc dá um tiro desses em opções, vc deixa já a ordem de stop loss??

Eu geralmente não lanço ordem stop loss, devido à alta oscilação do valor das opçõese por que meu stop fica sendo a perda de alguma média móvel (ou seja o stop já é móvel).

A desvantagem desse meu método é que vc tem que contar com a coragem de lançar a ordem de stop e não ficar na esperança de achar que o papel vai voltar a subir depois de bater na linha de stop.

Sds,
Rogério.