Plus500

10.1.08

Palavras do Bernanke

O discurso de hoje a tarde do presidente do Fed animou os mercados americanos, apesar do tom incisivo, e sem disfarçar a gravidade da crise, ele afirmou que as perspectivas econômicas dos Estados Unidos pioraram e que mais cortes nos juros podem ser necessários.

Traduzindo o recado:

"À luz das recentes mudanças no panorama e nos riscos ao crescimento, um alívio adicional da política monetária pode ser necessário. Continuamos prontos para tomar medidas significativas da maneira como for necessário para dar suporte ao crescimento e fornecer segurança adequada contra os riscos."

Os comentários demonstraram uma grande preocupação com o rumo das coisas e a falta de resultados efetivos que ainda não foram percebidos para atenuar a situação de fraqueza do mercado, mas a interpretação foi de que eles poderiam mexer mais drasticamente no juro antes mesmo da próxima reunião formal agendada.

Como a esperança é a última que morre, as bolsas responderam imediatamente, e o Dow Jones sobe acima dos 12.900 até o momento. Com isso, o Ibovespa encerrou a sessão aos 63.515 pontos, com alta de 1,35%. O destaque ficou por conta das ações da Telemar, que valorizaram mais de 10% com o anúncio de compra da Brasil Telecom, e a grande decepção foi a BMEF3, encerrando o dia em queda de 8% (R$18,81), já abaixo do preço de sua recente IPO.

Nenhum comentário: