Plus500

28.1.08

VALE5: pagando caro pelo rolo com a Xstrata

O texto que segue - publicado semana passada - não é muito esclarecedor, alguns bancos envolvidos na operação sofrem com as perdas da subprime, o governo brasileiro já se mostrou contrário ao negócio - que pode até envolver uma troca de ações PN da mineradora para compensar o alto desembolso da aquisição. Os analistas recomendam aos interessados mais atenção aos papéis ordinários (VALE3).

Mas quando ela comprou a INCO, também surgiram fortes resistências e dúvidas sobre a conveniência da transação e dos seus resultados, que poderiam afetar o lucro da empresa e o repasse aos acionistas. O que se viu foi uma forte valorização dos ativos da Vale e um grande crescimento em escala mundial.

A maior diferença é que, hoje, a situação do mercado e os preços das commodities são outros. Entretanto, diz a regra que os melhores investimentos devem ser feitos mesmo em cenários de baixa. Será este o caso?

--------------------------------------------------------

A Vale confirmou negociações com a mineradora anglo-suíça Xstrata, "no contexto do processo de consolidação global da indústria de mineração". A Vale informou, no entanto, que até o momento não chegou a nenhum "resultado concreto" sobre o assunto.

A imprensa brasileira noticiou que a Vale prepara uma oferta para comprar a Xstrata - o que seria a maior aquisição da história da companhia brasileira. A proposta seria de cerca de US$ 90 bilhões, superando com folga o desembolso na compra da canadense Inco, em 2006, de US$ 17 bilhões.

Fontes próximas disseram que a Vale estaria terminando de formar um consórcio de bancos para financiar a compra - estariam envolvidos Merrill Lynch, Lehman Brothers, HSBC, Credit Suisse, Citigroup e Santander, entre outros.

No aviso de esclarecimento ao mercado, a Vale diz ainda que "continua a analisar outras opções envolvendo outras empresas do setor, igualmente sem qualquer conclusão". A companhia ponderou ainda que, diante das atuais condições adversas de mercado, que representam um desafio grande para "qualquer movimento estratégico de porte", manterá uma postura de prudência.

6 comentários:

Cida do Vale disse...

OBs: O minerio de ferro e cotado como uma commodities?

Seagull disse...

Minerio de ferro ainda não, Cida.

Abs ^v^

Seagull disse...

Olha ai o que deu no WSJ:

Vale do Rio Doce como destaque da semana

No blog Wall Street Journal a Vale do Rio Doce aparece como vencedora da semana. A empresa poderá ser a maior mineradora do mundo com o acordo com a Xstrata. A empresa seria a maior empresa brasileira multinacional e poderia competir com a BHP Billiton e a Rio Tinto. Dois problemas apontados: o acordo ainda está longe e pode afetar o balanço da empresa.

^v^

BuracoInvest disse...

É Sea, fica parecendo que nêgo não sabe o que opinar sobre um negócio desses, daí especulam todas alternativas pra depois ficar dizendo: "Bem que eu avisei..."

Sds,

Rogério.

Seagull disse...

Eheheh... avisa para tomarem cuidado e não levar um choque no buraco da tomada!!! :-)

Valeu Roger, gostei da iniciativa.

Vai para o MF?

Abs ^v^

BuracoInvest disse...

Ainda não estou pensando em ir para o MF (nem sei como ir para lá). O blog ainda está embrionário. Minha idéia é fazer algumas análises de fundos de investimentos em ações (tal como comecei a estudar a análise técnica) e mais para frente começar aumentar os posts sobre ações (o difícil será separar os dois). Minha idéia é encorajar os colegas a começarem a fazer seus investimentos em fundos de ações (com algum fundamento - mesmo que seja por análise gráfica) até que se sintam mais a vontade para se aventurarem no mercado de ações propriamente dito.

abraços.