Plus500

29.2.08

Especulacao em activos financeiros: Percepcao vs Realidade

Esta semana, um amigo me enviou este link com uma reportagem de Outubro de 2006 sobre traders portugueses. Para os leitores que nao conhecem, a SIC é um canal com boa reputacao aqui em Portugal, conquistado ao longo de muitos anos através de um trabalho sério e consistente.

Confesso que nunca tinha visto esta reportagem antes. Eu assisto muito pouca tv. Durante o dia a minha atencao vai para os gráficos de daytrade e a televisao está desligada. Apenas nos dias em que há anuncios do FED tenho a tv ligada.

Depois de assistir à reportagem confesso que sorri... e depois suspirei...

Podia usar a reportagem para escrever sobre vários temas: manipulacao dos media, marketing, especulacao, emocoes... Decidi escrever sobre o que é ser daytrader (especulador / operador).

Um dos momentos mais espectaculares da reportagem é quando um trader grita "BOA, BOA, BOA... ÉÉÉ PÁÁÁ!!!". Esta imagem marca toda a reportagem e levanta a seguinte questao: o daytrading é mais parecido com jogos de video ou xadrês? Para quem se interessa pelos mercados financeiros e gostaria de ser trader, qual a percepcao de "como" é esta profissao? Será que a percepcao e a realidade sao iguais?

Quando nunca se operou nos mercados financeiros é normal ter uma ideia distorcida do que é ser daytrader. Os media precisam de histórias que vendam. Os amantes das teorias da conspiracao poderao até afirmar que interessa ao poder instalado (e que controla os media) manter o "status quo": deixe os investimentos na mao dos profissionais.

A verdade é que por diversos factores, na maior parte dos casos existe uma ideia errada sobre o que é ser trader e fazer daytrading.

Na minha experiência, daytrading tem tanto de xadrês como de jogo video. Tem tanto de análise como de reflexo. Tem tanto de espera como de accao.

As percentagens destes elementos variam diáriamente: com o estado do mercado e com a personalidade do trader. Todos os dias o mercado é diferente e todos os dias o nosso estado psicológico é diferente também.

O trader bem sucedido é aquele com inteligência e humildade para saber quando o mercado exige estratégias de xadrês ou dedo rápido no teclado.

Para mim Trading, apesar de ser uma das profissoes mais difíceis do mundo, é a melhor!

Abracos a todos.

PS: Desculpem o português de Portugal e o facto de estar a escrever de um teclado inglês.

Um comentário:

Seagull disse...

Grande Pedro!

Não há do que se desculpar... nós que agradecemos a sua colaboração!

O português da Europa e o teclado em ingles não impedem uma perfeito entendimento de sua mensagem.

Compartilhar os pensamentos de um trader com tanto estofo e cultura só vem engrandecer o nosso debate.

De fato todos os mercados têm comportamentos semelhantes, o que diferencia é o histórico e alguns aspectos culturais, visto que muitos dos participantes são os mesmos - comuns a diversas praças.

Concordo que o fator psicologico representa bastante. Na minha opinião é quase 80% dos processos de negociação.

Um bom controle emocional é o que distingue os players dos gamblers... embora a cada momento possamos assumir um destes papéis.

Mas a psicologia do trading é mesmo uma ciência, e para operar no CP poucos conseguem dominar bem esta técnica do giro. Saber usar a cautela para entrar e ter muita agilidade para sair pode proporcionar otimos resultados.

Sempre digo que o daytrader deve ter nervos de aço e sangue frio...

Muito obrigado pela participação e mande um abraço ao pessoal de Lisboa e também aos parceiros em Wall Street.

^v^