Plus500

19.3.08

Assumo que EU errei



Confesso que acreditava nisso tudo há 1 ano atrás. Em março do ano passado - como relatei no texto antigo que trancrevi em recente comentário - eu já prenunciava um cenário parecido com este que estamos vendo. Olhem acima o gráfico LOG do Ibovespa no longo prazo.

Para quem não leu, vou republicar aqui:

Espero que todos estejam sobrevivendo bem a estes eventos. Eu tenho ficado bastante envolvido com alguns projetos, minhas operações e ainda dando acompanhamento (mesmo esporádico) ao blog, sobrando pouco tempo para compartilhar as impressões do mercado.

Muitos traders conhecidos passaram aperto nesta semana... depois do fato ocorrido parece fácil comentar. Mas não era para pegar a turma de surpresa, apesar da magnitude do movimento e os efeitos colaterais da volatilidade.

A leitura que vinha sendo feito indicava esta possibilidade: aumento do índice de papéis alugados, diminuição do saldo de posições compradas em contratos futuros por estrangeiros na BM&F (enquanto os institucionais nacionais dominavam a ponta de venda), tudo reforçava a idéia de um mercado demasiadamente maduro para o tamanho da liquidez mundial. O galho estava balançando...

Faltava um motivo: Mr.G foi o primeiro a pronunciar-se, antecipando a gravidade dos problemas que a economia americana pode ter com a desaceleração do crescimento - falou em recessão com todas as letras. Depois, o Bernanke, seu substituto no FED (que está para o Greenspan assim como o Bush para o Clinton), veio tentar acalmar os mercados. Mas não tem a mesma firmeza de seu antecessor. E a desconfiança...

Poderia ter sido pela questão nuclear do Irã... um ataque terrorista de maiores proporções (o vice escapou por pouco), algum fato realmente marcante para impulsionar as realizações.. mas o tombo veio da China, arrastando todo o resto da Ásia, balançando a Europa e refletindo na América... não foi apenas um "negócio da China" - vamos esperar o encontro anual da Assembléia do Povo.

As grandes bancas mundiais estavam vendidas com toda a certeza! E nós, continuamos acreditando nos nossos pilares - afinal, U$100 BI em reservas fazem uma boa blindagem. O Copom, sempre muito comedido, teve confirmadas suas premissas. Mas mudaram o diretor conservador e monetarista do BC... e os juros vão cair, por isso, em maior magnitude? Vamos ver! Neste próxima reunião parece improvável, até para não sugerir pressões do governo. E este PIB divulgado... ainda tem o problema do dolar. Com o Real valorizadíssimo, pagam os exportadores, e o crescimento fica amarrado!

Pessoal, as bolsas podem operar em duas tendências (vamos desconsiderar, por simplicidade, quando fica lateral). É importante saber atuar em qualquer condição. O lançamento do POP poderia ter sido uma "dica" para os investidores. O momento é de aprender a trabalhar nas 2 pontas, sob o risco de quem só faz comprar, tornar-se espectador do mercado. Ou ficar pagando estope em posições que poderiam ter sido vencedoras. Lucro só existe no bolso!!!

Se já estamos definitivamente BEARS (sempre haverá repiques) ainda não dá para afirmar, mas é melhor ficarmos preparados. Afinal, o objetivo é constituir patrimônio e remunerar o capital. Para isso, também é necessário saber como defender seus ativos!

Nada de pânico, assim como euforia demais atrapalha! A hora é de desenvolvermos a técnica e utilizarmos todas as ferramentas disponíveis. Cautela para entrar e agilidade para sair!

----------------------------------------------------------------


Então, eu errei no timing, não nas estratégias. Com certeza deixei de ganhar muito mais por ter sido conservador em excesso, reduzindo o percentual da carteira em risco, duvidando que esticariam tanto o mercado. Nestes 12 meses, o DJ foi até 14k e o IBOV foi acima de 66.000 pontos. E eu, sem reclamar, optei por trabalhar mais no curto prazo.

Reparem que o texto do link tem suas particularidades (como o caso da China, o perigo de uma guerra no Irã, o POP - alguém lembra disso? - etc, mas não poderia ser mais atual nos conceitos abordados.

Não é uma frase feita, e sim uma filosofia operacional:

"O importante é estar sempre preparado"

Mas fico em dúvida se o resultado de um buy-and-hold simples durante este tempo seria assim tão maior do que minhas estratégias de CP, operando nas 2 pontas. Alguma coisa eu ainda carreguei (e continuo guardando) como as Petros, Cesps e outras coisinhas a mais. Só que realizei lucros, diminui custos, e brinquei muito com a volatilidade das opções. Fora os sustos pelo meio do caminho... em maio/2006 a bolsa caiu de 42 para 32 mil pontos, em fevereiro de 2007 de 46 para 41.000, em julho veio de 58k para 45, e ainda agora em dezembro passado ela veio de 66 para 54k. Vai somando tudo isso em percentuais.

No final das contas o que vale é o saldo da conta.

Humildemente, digo que foi mais um ano de aprendizado... poderia ter sido melhor, mas não tenho do que me arrepender!

E ficar olhando para trás, só traz experiência, o que vai ajudar daqui para frente é como vamos nos comportar diante do novo panorama do mercado (que nem é tão novo assim, rs).

Podemos estar errados novamente, os EUA resolverem seus problemas e as bolsas mundiais entrarem em novo período de prosperidade? Sim!

Mas quem estiver bem preparado vai conseguir sobreviver em qualquer condição (aproveitando o sobe-e-desce da volatilidade operando nas 2 pontas), e, no meu caso, obter ganhos acima da RF consistentemente continuará sendo minha meta!

Abs ^v^

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu artigo Seagull. Parabéns!

Seagull disse...

Valeu Pat!

Tenho que reler isto todo dia para ver se não esqueço! rs

Sabe qual é o nome do presidente do Fed?

BearNaked! :-)

O urso está nú!

Mais estranho que isso, só mesmo mandar o cara acordar para cuspir (sic)!

Sorry.

Marcelo disse...

Pois é, Seagull, eu estava conversando exatamente isso com um amigo meu outro dia.

Ele me cobrando: "Pô tem mais de um ano que você fica com esse papo apocalíptico e eu ganhando dinheiro na bolsa. É fácil, é só comprar e esquecer..."

Eu tentei retrucar que (como você)eu errei o timing, mas eu ainda acho que a análise continua valendo: a bolsa está cara, uma hora ou outra vem uma correção grande.

O chato é que eu falo pra ele ter cuidado, colocar stop, mas perdi toda a minha credibilidade. Vamos ver...

Já um outro amigo - talvez você se lembre, o "Laden", diz ele que já jogou até poker pela net com você - também errou o timing. Mas a gente brinca que ainda falta o Ibov dar uma chegadinha nos 20k antes de subir pra valer...

Seagull disse...

Então iggy,

o timing é muito importante, mas acima de tudo vale a nossa percepção e autenticidade. Isto não tira o crédito.

A descrença é em quem enganou a população por bastante tempo. Nós não temos como definir políticas econômicas, no máximo podemos nos ajustar aos movimentos do mercado.

E foi isso qe eu fiz durante este ano. Comprei, vendi, travei, ganhei, paguei stops, no final o saldo foi muito positivo (poderia ter sido melhor, claro, sempre!) mas agi pela minha cabeça e nada vai me pegar de surpresa.

Se tivermos 2 anos de baixa pela frente, para mim a bolsa vai continuar igual: um grande centro de liquidez onde ganha quem estiver na ponta certa. Em cada momento do mercado.

Já desisti de ficar bilionário com isso. Se ficar ganhando sempre mais do que perco, no meu modo de ver, milionário* já está de bom tamanho. Rsrsrs

O que não pode é zerar a conta e ser expulso do mercado.

* milionário - quem tem de 1 a 999 milhões!!! :-)

Abs ^v^

Anônimo disse...

hahaha...gosto muito do seu humor Seagull.
Sabe que estou com vontade de entrar de cabeça amanhã? A Vale a 44 está muito barata. A petro tb está baratinha. É preciso coragem numa hora dessas...afinal é só um repique.
O que vc acha? (por favor não me chame de dependente)eu só queria uma opinião rapidinha. hahaha
Se eu chegar nos 999 racho com vc, tá bom? :-)

Seagull disse...

Patricia,
acho que o feriado torna as coisas muito perigosas.

Olhando o DJ, ele ainda briga pelos 12k, e lá existe uma fábrica de dinheiro (ainda mais agora que resolveram distribuir grana grátis, rs)

O Ibovespa, o INDFUT, Petro e Vale perderam importante suportes... mas violinos existem.

Não sou muito a favor de ficar fazendo preço médio. Se vc tivesse vendido as Petro em 86 e a Vale nos 55 eu diria que o risco poderia compensar com stop justo.

Mas eu há tempos estou tentando não ver a Petro em 58 e a Vale nos 35!

Que sabe a volatilidade faz mais estragos (desta vez nos vendidos...).

Eu stopei, fiquei tentado a abrir vendas, mas vou dar uma trégua nesta Páscoa. Amanhã, se eu entrar, vai ser no daytrade!

Então, rumo aos 999! :-)

Anônimo disse...

Seagull, tem outra coisa que eu gostaria de saber, se vc não se importar:
Qual lugar do mundo vc achou mais interessante conhecer?
Não vale Las Vegas nem Punta.(quem joga adora, eu inclusa).
Como vc disse que blog também é cultura, me senti à vontade para perguntar. Se não quiser responder não tem problema, afinal esse é um blog de investimentos e essa pergunta foge um pouco do assunto.
É uma simples curiosidade.
Abraços.

Anônimo disse...

A minha corretora, shopinvest, não trabalha com stop.
Acho que vou dar um tempo. O ideal seria dar um tempo até o segundo semestre para as coisas se acalmarem mas é duro ficar fora tanto tempo.
O que está comprado vai ficar para o MP.
Desse jeito vai ser muito difícil chegar nos 999...

Seagull disse...

Qual lugar mais interessante?

Um só fica difícil... depende da finalidade do passeio. Eu gosto das ilhas...

Mas te adianto que Fernando de Noronha está na frente de muito paraíso estrangeiro. Tem também Bali (Indonésia), Bonaire (Caribe), Maui (Hawaii), Moorea (Tahiti).

Além desses, adoro os Alpes (seja na Suíça, Austria ou Itália) e o país basco - dos Picos de Europa à costa que vai da Espanha até a França (Cote Sauvage).

Sem esquecer da terrinha, já que Portugal é a minha segunda pátria!

O mundo é grande, mas redondo. Acho que só não fui ainda nas calotas polares, rs.

Bj

Seagull disse...

Se quiser saber das capitais, minhas favoritas são Londres (nunca me senti sozinho), Bangcok (exótica), Toquio (tecnologia), Sydney, Johannesburg, e Copenhagen (apesar do frio, é o verdadeiro primeiro mundo)

Para morar, além do Rio / Barra da Tujuca (sem a dengue e violência), só mesmo em Lisboa (ou Cascais) onde o clima e a comida são invejáveis.

Seagull disse...

Não tem stop?

Então coloca na mão mesmo e tenha disciplina! Para estes seus papéis dá para fazer sem o automático.

Ou então muda de corretora.

Anônimo disse...

Meus avós paternos eram suiços. Talvez por esse motivo eu também adore os "Arpis". Fui muitas vezes à Itália, Suiça, França, Áustria, Alemanha e Espanha. Além dos Alpes gosto muito da Provença. Se pudesse escolher um lugar pra morar, certamente seria lá. Os campos de lavanda, as estradinhas vicinais, as cores, os sabores,o povo...tudo é deslumbrante.
Não conheço Portugal. O Portugal que conheço é o dos livros do Eça.
Taí...acabei de decidir minha próxima viagem.
Obrigada. :-)
Bj

Anônimo disse...

Seagull, para finalizar:
Morro de medo de ir para o Rio e vou sempre pq meus melhores amigos moram aí e a irmã do meu marido também.
Não tem vôo Campinas/Santos Dumont, só Galeão. Aí temos que passar pela linha vermelha e por conta disso tenho pensado duas vezes antes de ir.
O Rio não merecia isso. Nem nós.

Anônimo disse...

Seagull, não me entenda mal, eu adoro sua cidade mas tenho um pouco de medo. Normal, né?

Seagull disse...

Normalíssimo!

Eu também tenho medo do mosquito, da violência, coisas que não sabemos direito quando e onde podem nos atacar. principalmente pelas crianças que estão começando sua vida, e previní-las, colocando ciência sobre os riscos é a maior de todas as maldades.

Talvez por isso eu sempre considere a possibilidade de maudar com toda a família para a Europa.

Lisboa, Cascais, Algarve... em algum lugar da terrinha. Mas nada que se compare a natureza do Rio de Janeiro, as brincadeiras (kite, voo livre, surf, amigos) mas a qualidade de vida não se faz só disso.

Paz e tranquilidade não têm preço! E isto fica difícil, além de não venderem no supermercado!

:-(