Plus500

14.3.08

Bear Stearns, Bernanke, Bovespa

Mais um dia complicado no mercado financeiro com o banco Bear Stearns perdendo metade de seu valor em poucos minutos de pregão. Os nervos andam tão à flor da pele que uma ajuda emergencial do JP Morgan e um comunicado do Fed acenderam a luz vermelha para os negócios em Wall Street. O índice Dow Jones caiu novamente abaixo dos 12k, e tanto o S&P como a Nasdaq desvalorizam mais de 2% .

O discurso do Bernanke está rolando desde as 14 horas, e as bolsas ainda não manifestaram nenhuma reação positiva por enquanto. A coisa está feia para (não) valer!

Nestas horas vamos ficar ao sabor das notícias, nos apegar aos bons fundamentos da nossa economia - que teve no consumo da população um peso de 60% no excepcional resultado do PIB, ou seguir as indicações dos gráficos pela análise técnica? A ata do Copom deixou clara a possibilidade de aumento nos juros, e as medidas de alívio no IR para as pessoas físicas foram simplesmente arquivadas. O pacote cambial de incentivo aos exportadores pode não ser suficiente para conter a apreciação do real, mas a dúvida, como certa vez o Zarautz colocou aqui, é se a China vai continuar sustentando o preço das commodities e preservando o nível de crescimento global, mesmo com a recessão americana - que já é mais do que uma realidade. Basta olhar o preço do Ouro, que sobe 6% e atinge a marca de U$1000! Com todas as jóias e pedras da coroa, ela não existiria se não fosse moldada no metal mais precioso.

Seja qual for a decisão de cada um, é dela que vão sair os resultados dos nossos investimentos. Nada pode ser considerado simples em um cenário que envolve tantos fatores. Enquanto os 60k do Ibovespa resistirem a esperança de um descolamento mais duradouro continua existindo. Hoje já visitamos os 60.700... foi apenas um susto ou outro sinal de alerta?

Nenhum comentário: