Plus500

3.3.08

Começa mais uma semana de definição

Depois da brilhante recuperação do Ibovespa que registrou diversas sessões com altas seguidas, chegando novamente perto de seu Topo Histórico, a resistência atua de forma mais forte levando os seus principais ativos a entrarem em movimento corretivo.

Mesmo andando na frente dos mercados americanos - quando estes não atrapalham nosso descolamento fica ainda mais pronunciado - com a indefinicão em Wall Street, que ainda sente o baque nos resultados dos bancos e seguradoras, a senha para realizações veio no momento em que a força para o rompimento do topo seria indispensável.

Com Vale e Petro perdendo os suportes de suas LTAs, o índice da Bolsa de São Paulo acaba indo junto pelo peso dos 30% que as duas representam em sua composição.

Então, a hora é de cautela, defender os lucros e procurar ações menos badaladas que estejam em situação inversa: reprimidas, atrasadas, próximas a seus fundos, em vias de superar LTBs e que costumem andar na contra-tendência. Quais poderiam ser elas?

A lista de alguns gráficos interessantes vem sendo postada e atualizada desde que voltei de férias. Mas não custa lembrar de algumas, just in case...

Eternit, Friboi, Natura, Marco Polo, Fras-Le, Net, TIM, Ecodiesel, Weg, Duratex, Cruzeiro do Sul, Banco do Brasil, Confab, Plascar, Cemig, e agora junte a estes estudos os papéis da Eletrobras (onde novidades podem surgir neste setor e afetar diretamente a empresa!)

Bons trades! ^v^

Lembrando que a listagem dos ativos não é nenhuma recomendação de compra, e sim uma sugestão para estudos particularizados!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi Seagull,
Tenho tido vontade de comprar Cemig mas ela está tão parada que acabo perdendo a vontade e acabo não comprando. rss
Abçs.

Seagull disse...

O setor está interessante, Patricia.

Além dela tem a Light, CPFE, Cesp e a Eletrobras para avaliar uma entrada.


Tem coisa aí...

;-)

Abs ^v^

Seagull disse...

O grande problema continua sendo este mercado globalizado:

todas as bolsas da Europa registram quedas, na Ásia a madrugada foi de perdad consideráveis e os futuros americanos já indicam uma abertura fraca.

Junte a isto o preço do óleo cru acima de US 100...

Neste teste dos 66k, perdemos uma boa chance de consolidar o descolamento. Será mesmo isto possível?

Eu respondo: um dia, sim!

Mas acredito que antes ainda vamos amargar mais uma rebarba, para quando ganharmos o investment grade (que sabe-se lá quando vem) nosso mercado esteja em condições de absorver esta massa de recursos externos (vindos de assets e fundos de pensão com limites para aplicar em emergentes)

Por enquanto aindo somos "detergentes"!!! rs

Haja sujeira para limpar! ;-)

Seagull disse...

Marco Polo (POMO "doro"?) ficou para trás, e a Recrusul (RCSL4) que deslanchou hoje...

o gráfico dela está bem interessante mesmo!

Anônimo disse...

Entre Cemig e Cesp, qual vc acha mais interessante para o médio/longo prazo?

Seagull disse...

Mas, embora pareça iminetemente mais arriscado por estas questões políticas envolvendo a privatização, eu continuo acreditando na CESP pelo seu potencial de lucros e baixo P/VPA das ordinárias.

Isto é apenas uma posição pessoal, respondendo à sua pergunta! ;-)

Ok, Patricia?

Seagull disse...

A Cemig também tem como atrativo um PL excelente pouco acima de 6. Se vc não quiser arriscar muito, fica com ela até definirem o leilão em SP.

Mas entre todas, quem pode reagir bem no CP - vide a valorização de hj, que já deu fazer um otimo daytrade - são ações da ELETROBRAS.

O governo tem algumas cartas na manga para ela!

Anônimo disse...

Oi Marcio, o momento é bom bom para uma compra de WEGE3 p/ longo prazo ou seria melhor aguardar uma realização maior ???
Obrigado.
Carlos.

Anônimo disse...

Seagull, pode ficar tranquilo, já está mais do que entendido que é apenas uma opinião.
Quando eu comprar qq ação vai ser por minha conta e risco.
Quer que eu assine? hahaha...

Tenho feito boas compras e vendas. Muito mais por sorte e por algumas dicas que por entender de gráficos.
Acho vcs muito legais mas muito preocupados em influenciar as pessoas.
Sabe o Jayme Ghitnick? Uma vez ele disse no chat do investshop que as ações do Bradesco estavam num longo canal de alta e em ótimo momento de entrada. Eu comprei e as ações caíram, cairam e caíram. Acontece... fazer o que? Acho normal. O grafista não é Deus, muitas vezes ocorrem fatos imprevisíveis nos Estados Unidos, europa, China e mesmo aqui, que acabam influenciando.
Ao mesmo tempo acho bacanérrimo vcs darem algumas dicas pra nós que entendemos muito menos que vcs.
Pode ter certeza que sou super agradecida.
Olha que eu ainda vou assinar um documento me responsabilizando por minhas compras, hein? rs
Abraços e obrigada.

Seagull disse...

Rs

não precisa disso não Pat...

eu reforço sempre isto mais para forçar quem lê a fazer um estudo comparativo.

É até por uma questão educacional.

Imagina: se eu, ou fulano, falarmos para vc comprar a ação tal e ela subir, isto acaba gerando um hábito (e até uma dependência).

O importante é pensarmos juntos, e cada um tomar suas decisões. Vc acha que eu também não aprendo contigo. Quando um colaboardor vem aqui e sugere determinado ativo, eu vou imediatamente pesquisar a situação. Números da empresa e situação gráfico. Nunca avalio por um lado só.

Esta troca é que engrandece a todos.

Muito obrigado por participar com frequencia. Isto me diexa muito feliz!

Carlos,

sobre a WEG é aquilo: empresa jóia! No gráfico ela mostra um certa hesitação em sair do triângulo simétrico que desenhou.

Pode estar indicando uma acumulação nesta faixa de 23. Mas os pontos para ela se definir estão muito distantes, então temos que ficar atentos enquanto ela não sai da congestão. Com o último fundo foi na afixa de 18, ela precisava fazer um outro mais alto para armar o pivot e romper a LTB com força.

Eu estou acompanhando...

Abs ^v^

Anônimo disse...

Excelentes pontos Seagull, Vale e Petrobras acabam concentrando a atenção da maioria dos investidores, que ficam sem opção num momento de indefinição das mesmas.
Enquanto isso existem ótimas empresas, nesse momento, entre as que citou tenho acompanhado WEG, pude aproveitar janeiro, agora a dúvida é defender a posição, ou aumentá-la.

[]'s Gandalf.

Anônimo disse...

Vc tem toda razão. Isso pode gerar um hábito e até certa dependência, o que não é bom. Sou muito independente pra quase tudo mas
sabe o que acontece? Vc sabe muito mais do que eu, tem muito mais vivência, então eu penso....penso...penso...e depois de muito pensar e não chegar a conclusão nenhuma me vem uma luz e me pergunto:
Pq não perguntar ao Seagull?
Aí pego a sua opinião, faço um mix com o que acho ser interessante no momento e tomo uma decisão.

Agora falando sério, isso que vc escreveu sobre hábito e dependência me pegou um pouco de surpresa. Não estava enxergando a coisa sob esse ângulo. Vou pensar um pouco à respeito.
Abçs.

Seagull disse...

Valeu Gandalf!

Estou sempre acompanhando seus ótimos comentários no blog Investidor (bem) Informado e também no Monitor Financeiro. Obrigado pela colaboração.

Patricia,

vc está certíssima em pesquisar! Os analistas em geral compartilham suas leituras neste sentido. Eu apenas reforço a questão de estabelecermos um filtro (já que nem tudo é aproveitável) para criarmos uma maneira personalizada de tomar nossas decisões e não apenas seguirmos "dicas".

Por isso dificilmente vc vai ler algo assim escrito por mim: compre X, venda Y.

Mas, para um bom entendedor, meus textos são bastante objetivos. Eu tento expor minha opinião, e facilitar o estudo, evitando assumir o papel do "guru" que decide aquilo que deve ser feito pelos investidores.

Eu ainda iria além: operar por "dicas" vicia! E é tão bom estimularmos nossos próprios julgamentos.

Afinal, o dinheiro aplicado pertence a quem?

Um grande abraço
Marcio ^v^