Plus500

27.3.08

Daytrade em Opções


Selecione as opções com maior liquidez em Vale e Petro. Geralmente elas ficam com o prêmio na faixa entre 0,90 e 1,30...

Este é apenas um exemplo de como a técnica pode ser utilizada para fazer daytrade, mas recomendo aos que ainda não estão familiarizados com o mercado de derivativos que simulem bastante as operações antes de arriscar seu dinheiro de verdade. O chamado "paper trading".

Enquanto eu escrevo o mercado ainda pode mudar (até porque vou atender um telefonema importante de fora), mas quando "fotografei" o gráfico de 5 minutos a situação era esta. No caso, tomamos duas médias móveis de períodos diferentes. Pode ser a de 3 barras com a de 20, a de 5 com 25, à escolha do freguês. Traçamos as linhas de tendência de curto prazo. Quando acontecer simultaneamente o cruzamento da média menor com a outra, aliado ao rompimento da LT, é o ponto para entrar no trade (o gatilho = trigger). Reparem nos círculos verdes e vermelhos como isto de fato ocorreu.

Mas como saber a hora de realizar ou inverter a mão? Para isso podemos usar os números da relação de Fibonacci, aplicando uma técnica muito utilizada pelo nosso amigo Bancotário. Ela projeta o alvo, suportes ou resistências, onde a posição deve ser desfeita. E ainda temos a virada na curva da média menor que pode indicar a saturação do movimento.

Vou parar por aqui, para ficar apenas no exemplo. Como o Marco Aurélio traça suas fibos faz parte do trading system que ele desenvolveu e não estou autorizado a falar em seu nome. Mas que funciona, eu já testei e não tenho dúvidas. Quem sabe não será assunto para um próximo curso de análise técnica ministrado por ele? ;- )

OBS: Reforço que não é para sair fazendo isso desvairadamente. Testem bem antes e, caso o resultado da simulação seja satisfatório a ponto de fazer o operador se sentir confortável, aplique inicialmente pouco dinheiro, porque lidar com opções envolve grandes riscos e ninguém vai se responsabilizar pelos seus resultados.

^v^

Um comentário:

BuracoInvest disse...

Método é tudo. Operar sem ter uma estratégia definida, abre margem para o fator emocional que atrapalha muito.

Esclareça-me uma coisa, Sea:
Efetuada a compra da opção, vc já lança uma ordem "stop loss" para precaver um desastre repentino?

Caso afirmativo, qual o seu critério para definir esse "stop loss"?

Abraços