Plus500

31.3.08

Desenvolvendo um Trading System

Com base na pergunta de um colega de fórum, comecei escrevendo, inicialmente, para falar sobre o uso de médias móveis, mas acabei indo além, considerando também alguns aspectos de um trading system.

O cruzamento de médias móveis é muito utilizado para dar "start" em algumas operações, independente do timeframe adotado. Funciona ainda melhor quando usado em conjunto com o rompimento de linhas de tendência, seguindo alguns indicadores (ou eventuais divergências), e projetando os alvos através dos estudos de Fibonacci. As médias também podem ser escolhidas dentre os números da sequência: 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144... eu gosto de usar a de 5 períodos com a de 21 para daytrades, e as mais longas de 30 e 80 (arredondando) para position. A de 200 também é muito importante e pode funcionar como um divisor de tendências. Mas isto é pessoal, e cada um deve definir suas preferências.

O Bulli Castelo, outro dia, compartilhou no mesmo fórum uma técnica bem eficaz para daytrade nos papéis, que eu aplico de forma semelhante nas opções (apenas em gráficos intradiários). Mas que pode servir também para qualquer outra estratégia de médio prazo, desde que sempre tomada com base no ativo-objeto.

O gráfico para as opções eu só utilizo no curtíssimo prazo, porque, além de ser um derivativo, sofre os efeitos do theta (decaimento de preço pela proximidade do vencimento) e teria que ser ajustado a cada dia. E para estar sempre ativo no mercado tem que poder operar nas duas pontas, sendo que ficar posicionado de um dia para outro no seco só mesmo na compra. Dormir vendido descoberto pode ser o mesmo que assinar atestado de óbito. No mínimo deve-se travar em algum strike acima, nem que seja no pó, porque assumir riscos ilimitados não pode passar pela cabeça de um investidor - ou melhor, especulador - responsável. Vale também saber identificar a fase em que o mercado está indefinido, onde o mais certo é não fazer nada!

Tenho feito algumas experiências e postado aqui no blog o que chamo de "Seagull Trading System". Ainda pretendo aprimorar bastante até atingir a performance que considero aceitável (acima de 85% de acertos). Um dia ainda chegamos lá!

O mais importante é seguir o plano, mantendo a disciplina para executar as ordens do sistema, como também "stopar" as perdas no ponto pré-definido antes da entrada no trade. ^v^

12 comentários:

wil123 disse...

85% de acerto é bem alto...

atualmente, quanto você consegue neste STS.

Seagull disse...

Acima de 70%, Wilson!

Mas ainda vou aprimorar para chegar perto dos 90%. O numero de trades certos é importante, mas money management, o controle de risco e a disciplina são muito mais!

O segredo do sucesso financeiro de qualquer trading system está em aceitar as menores perdas e não ter dó de acionar o stop.

Fere o orgulho (pouco) mas preserva o capital (muito)! rs

Abs ^v^

Anônimo disse...

Seagull, gostaria de fazer uma perguntinha básica:

-Existe alguma vantagem em ter um site de investimentos ou o único intuito é trocar informações sobre operações, gráficos etc...

Um site pode virar uma corretora futuramente? É essa a intenção da maioria dos sites?
Tenho visto muita gente se dedicando a isso e partilhando seus conhecimentos generosamente. Acho bacana mas seria quase um trabalho voluntário?
Eu faço trabalho voluntário para pessoas sem condição material mas isso não se aplica a esses sites, onde a maiorida das pessoas tem dinheiro para investir.
Às vezes acho estranha tanta dedicação sem nenhuma finalidade especial, afinal estamos lidando com dinheiro.
Minha pergunta é apenas uma curiosidade, se não quiser responder não tem problema.
Abs

Anônimo disse...

E o dia que o seu STS atingir 90%, vou querer aplicar com você.
Eu e o resto do mundo. :-)

Seagull disse...

Patricia,

sua inteligencia e expontaneida sao contagiantes. Eu venho lhe agradecendo há tempos por participar efetivamente do blog com suas dúvidas, descrevendo suas experiencias, até questoes pessoais, sempre com muita sinceridade e uma grande demonstração de boa fé.

Vou te confessar uma coisa: eu admiro demais pessoas assim!

A sua "perguntinha" pode parecer básica, mas ela é de uma profundidade enorme. Muitos devem ter curiosidade para entender isso. E a oportunidade que vc me dá de esclarecer (mais do que isso, chamar a atenção) para um tema de suma importância, isto me enche de satisfação.

Não há nada que possamos falar melhor do que aquilo que sentimos. O tema "mercado financeiro" é apenas um meio para interagirmos com as pessoas, fazermos novas amizades e evoluirmos como seres humanos. O assunto poderia ser futebol, não menos controverso, cheio de disputas, mas que não envolve diretamente o dinheiro. Este é sempre o maior motivo de todas as brigas por poder, interesses, muitos casais sucumbem diante das primeiras dificuldade financeiras. Em suma onde não há amor nada pode prosperar.

Vc sabe por que eu me realizo tanto aqui, compartilhando minhs leituras e conhecimentos de mercado? Porque isto me faz crescer. me sinto uma pessoa melhor...

Agora vamos voltar ao cerne da questão: será que estas pessoas são tão "boazinhas" como parecem ou querem demonstrar, será tudo isto apenas por altruísmo?

Eu te direi que não!

Aqui no blog sim, não há nenhum cunho capitalista, ele é totalmente FREE, mesmo estas propagandas servem mais para ilustrar o site do que propriamente como fonte de receita. Isto quer dizer que trabalho de graça? Também, não. Mas tudo a seu tempo. Eu felizmente tenho uma situação financeira bastante confortável, poderia viver tranquilamente apenas de meus investimentos...

Mas isto seria a morte para mim, um piloto aposentado precocemente aos 42 anos, ficar improdutivo e sentir-me um inútil. tenho filhas pequenas e quero que elas vejam o pai como um esforçado trabalhador, assim como a mãe é uma executiva bem sucedida. Elas não poderiam ter melhores exemplos em casa. A mais velha já viajou muito comigo, pilotou um Boeing (de brincadeirinha) sentada no meu colo durante uma travessia entre os EUA e o Japão.

Jamais eu conceberia que fizessem uma imagem de mim, como um encostado, mesmo que esportista e "bon vivant" por mais que eu possa me proporcionar isto e .talvez, até merecesse, peo tempo que me dediquei desde cedo ao trabalho.

Mas parar nunca, ou um dia quando estiver cansado de tudo isto.

Como já comentei, e muitos sabem, já tive um portal de investimentos. Acabou por divergências entre os sócios (meus parceiros eram ótimas pessoas, mas cada um tinha sua personalidade e características próprias). Hoje poderíamos ser como uma XPI, por exemplo. Começamos quase juntos, eles se desenvolveram e eu perdi tempo. Mas não meu conhecimento que só faz aumentar. E minha experiência de vida, em lidar com as pessoas, a pressão pelo lucro, e outros sentimentos menos nobres que procuro ignorar.

Vc acha que estou enrolando? Já vou concluir... nenhum trabalho deve ser exclusivamente filantrópico. Todos temos nossas necesidades. E assim, como compartilho meus estudos, querendo que todos que estejam à nossa volta, também evoluam em seus conhecimentos, acredito que o mercado é uma troca.
Aprendo com você também, que me dá estas oportunidades de me expressar. Então não poderia deixar de tentar capitalizar isto de alguma forma. Que não seja lesiva e sim distribua a riqueza construindo e aumentando o patrimônio de todos. Lembra do ganha-ganha?

Então... estou remontando meu site de investimentos, não com o objetivo de virar corretor. Nem preciso disto, as corretoras que precisam de recursos como os que temos a oferecer. Eles lidam com o dinheiro, nós com a introdução ao mercado, aprendizado e suporte aos investidores. Eles patrocinam nossos cursos, nós treinamos os investidores (que pagam as inscrições dos cursos para a empresa), e aqueles que sentirem-se satisfeitos e em busca se melhores serviços por menores custos podem ser encaminhados para operar atarvés de nossos parceiros (bancos e corretoras). Eles terão todo o suporte operacional de uma forma isenta sem nenhum custo adicional. Ao invés de visar apenas o que seria mais rentável, nosso foco é objetivar aquilo que há de melhor para o cliente. Se ganharmos menos com isso, compensamos em ficarmos felizes por um serviço bem prestado que acaba virando uma bola de neve.

E os investidores não pagam os serviços da corretora? Sim, muitas vezes alto pela baixa qualidade de atendimento prestado. Então os bancos "dividem" o fruto da corretagem com os agentes autônomos. Quem nos paga é o banco, e cada cliente satisfeito acaba gerando vários outros para a parceria.

Existe algo mais justo e transparente do que isso? Aqueles "alunos" que já fazem suas operações por outra instituição estão livres para mudar, se o nosso serviço de intermediação financeira for melhor, se preferirem continuar onde estão, podem ter um serviço de gestão a parte.

Mas não aceito pegar o dinehiro dos outros. Cada um deve ter esta responsabilidade, de cuidar daquilo que é seu. Os que não quiserem gerir seus recursos que juntem seus amigos, familiares, colegas de trabalho, faculdade, etc e abram um clube de investimentos com nosso supervisionamento, ou então se torne cotista de um dos clubes que vamos oferecer.

A idéia é essa: constituir uma poupança, rentabilizar o patrimônio e distribuir o lucro, aumentando a riqueza de todos.


Não sei construir site, então precisei de uma empresa para desenvolvê-lo para nós. Moro no Rio, não posso estar em São Paulo, mas Deus me fez conhecer uma pessoa maravilhosa, profissional de alto nível e extremo caráter, tão ligada à sua família como eu para se tornar meu sócio! Somos como irmãos de alma e não haverá dinheiro ou vaidades que nos confronte!

Desculpe ter me alongado, isto seria um bom papo para termos pessoalmente, ou até em pvt, por email, mas comos empre digo, aqui não há assuntos proibidos e não temos nada a esconder. A coisa é cristalina.

Muito em breve voce, e os demais amigos, vão conhecer o resultado do nosso trabalho... e vão poder dizer se vale ou não a pena pagar a mesma coisa (ou até menos) para operar junto conosco, participar de nossos treinamentos, compartilhar desta equipe, entrar nesta espiral positiva de prosperidade para todos.

O tempo nos dirá! E eu não tenho pressa.

Dizem que não é bom ser ambicioso.

Eu penso que que não tem nenhuma ambição está morto. O que não podemos admitir é a ganância... e qual o sentido de querer tudo para si, se podemos crescer todos mais estando juntos?


Se vc conseguiu ler isto aqui até o final, parabéns!

Muito obrigado pela chance de manifestar estes conceitos, que mais do que isso, é uma filosofia minha que pretendo dar continuidade no nosso novo portal.

Um grande abraço

Marcio ^v^

Anônimo disse...

Li tudo e entendi direitinho. Tenho certeza que vai dar certo. Vc é um profissional sério e competente que merece ter muito sucesso.
Parabéns!

Anônimo disse...

Coisa de cabeça-dura: sobre as médias, prefiro usar números que "significam" alguma coisa.

No grafico de 15' por exemplo, uso 4 (uma hora), 28 (um dia - para BM&F 32) e 140 (uma semana - 160/BM&F). Além da minha "ranzinzisse" de querer explicação para tudo, vejo uma grande vantagem em usar médias que englobam períodos uniformes: evitam-se algumas distorções.

Quando você pega a média de 28, por exemplo, está representado ali uma abertura e um fechamento (mais voláteis) e um horário de almoço, mais calmo. O mesmo vale para as outras médias - estou meio sem tempo, depois explico melhor, mas a lógica é essa.

Apesar disso, aina não consegui operar com TS, uso apenas como confirmador - ou seja, nunca opero CONTRA ele. Só isso já me poupou uns bons prejuízos...

abs

pop

Anônimo disse...

"Hoje poderíamos ser como uma XPI, por exemplo"

Seagull, o que é XPI?


pop

Anônimo disse...

Seagull, eu sempre acompanho o blog e depois de ler um depoimento desse e que consigo entender aquilo que muitas vezes se faz presente subjetivamente, seus posts são ótimos mas o que me prende a atenção é a honestidade de suas palavras, espero que seja sempre assim e que o trabalho nunca perca o foco pois seu trabalho é pela qualidade e não pela quantidade de pessoas que agrega junto a ti. Grande a braço e felicidades.

BuracoInvest disse...

grande márcio,

Cada vez me surpreendendo mais. Praticamente já escreveu mais um capítulo do livro nos comentários deste post.
Não preciso nem falar que sou fã do seagulltrading (até meu blog foi feito inspirado no seu - às vezes pode até parece uma cópia barata, mas meu interesse é apenas eu ficar mais a vontade para fazer minhas postagens. Quando publico alguma coisa no seu blog, sempre fico com receio (putz será que falei besteira demais??).

Na minha cabeça, analisar o mercado é querer prever o futuro e, por isso, as discussões são excitantes. A gente faz uma aposta (aplicação), baseada em um monte (um monte mesmo) de informações, mas nada garante que aquela aposta dará certo (nada mesmo).

Sempre na audiência,

rogrm

Seagull disse...

Obrigado a todos os amigos pela compreensão, à Patricia que sempre me dá estas oportunidades de esclarecimento,que acabam sendo boas sugestões para desenvolver um assunto, a Sulamy, que participa pouco mas observa muito - e sempre que se manifesta é com qualidade e incentivo, ao Roger, meu parceiro na blogsfera, e ao Iggy pOp, meu "velho" amigo desde as primeiras horas do MF (mas a amizade já de muito antes, desde que ele assinava como stradust! em outros foruns ).

Iggy, XP Investimentos. Começaram como um peuqeno grupo de agentes autonomos do RS, montaram um site com qualidade e hj se associaram a Americainvest e se tornaram corretores.

Vc não acha que se o MF tivesse seguido aquela progressão (e estaria agora com 3 anos de vida) nós não poderíamos ter crescido da mesma forma?

Pela qualidade da propostas, seriedade do trabalho, transparencia, honestidade, finalmente vamos conseguir retomar tudo começando praticamente do ZERO!

Com um novo nome, layout e participantes, acredito que o portal seja lançado semana que vem (?).

E contamos com todos vcs! :-)

Abs ^v^

Seagull disse...

Stardust! Ziggy Stardust!!!!

Sobre as medias, elas podem mesmo variar conforme o gosto do freguês! Eu uso os números de Fibonacci, pela razão áurea. Mas sua lógica faz muito sentido... vou avaliar bem o que vc falou.

E outra: é importante observar que o períod das médias não deve ser obrigatoriamente o mesmo para ativos diferentes. Cada um tem um sofre influencia de diferentes volatilidades.

Além do aspecto liquidez. para um papel como Petro que tem muitos negócios diários não deve ser usdada a mesma m[édia de uma açõa como a Confab, bem menos transacionada. Opção é um outro caso à parte!

Tem isso também...

Abs ^v^