Plus500

25.3.08

Frase do Monitor Financeiro


"A luta é diária e as chances de vencer as batalhas aumentam quando todas as forças se unem!"


Fui solicitado para uma entrevista pela Editora Quantum, de Curitiba. Depois de responder a um questionário enviado pelo responsável, João Guilherme Brotto, ele mandou hoje um outro email perguntando quem era o autor desta frase no blog do Monitor Financeiro.

Muito solicito e detalhista, como sou, retornei com minhas (sucintas, rs) explicações - que editei alguns trechos para transcrever abaixo:

____________________________________________

Olá João.

Fui eu mesmo que idealizei a frase, e a foto do Doug Perrine (premiada como Wildlife Photographer of the Year em 2006) foi minha inspiração.

Na verdade, existe um simbolismo no mercado de que os grandes players são tubarões, e os pequenos investidores são as "sardinhas". A foto, no caso, mostra como as sardinhas se unem para buscar a sobrevivência do cardume ante o ataque dos tubarões.

Outra metáfora que eu aplico bastante se refere ao meu nick Seagull (gaivota). Como sabemos, as forças do mercado se dividem entre os BULLs (touros, são os compradores que fazem a bolsa subir, assim como o touro dá sua chifrada de baixo para cima) e os BEARs (ursos, os vendedores que derrubam o mercado, da mesmo forma que o urso dá sua "patada" de cima para baixo).

Neste contexto, eu não me classifico nem como bull ou bear, estando sempre procurando seguir a maré da tendência predominante (Trend Follower); e muito menos sou um tubarão... mas também não quero me posicionar como uma sardinha (alvo fácil para os predadores).

Então, conforme o meu histórico de piloto comecial por 20 anos e campeão de vôo livre, adotei este "apelido" que também simboliza minha maneira de encarar o mercado: enquanto os tubarões ficam à caça das sardinhas, prefiro me manter voando sobre o mar na espera pela hora certa para dar meu mergulho e buscar o alimento necessário para mim e minha família, e assim, muitas vezes, acabo conquistando mais reservas do que necessito para meus gastos diários, acumulando riqueza e aumentando meu patrimônio. Quero poder estar sempre "Lucrando na Bolsa", como diz o LB!

A frase "A luta é diária e as chances de vencer as batalhas aumentam quando todas as forças se unem!", muito mais do que apenas uma idéia, vai de encontro à minha filosofia operacional, onde acredito que a briga não é de um contra os outros, e sim de TODOS contra o mercado.

Assim,
compartilhando a experiência e trocando informações, acredito que as oportunidades de ganho são maiores para os participantes dos blogs e nossos colaboradores.

Olha o primeiro post de inauguração do blog em outubro de 2006:

Pode parecer altruísta demais, mas é assim que opero, e pauto as minhas relações pessoais e profissionais. A proposta é o "ganha-ganha"!

Desculpe se me alonguei na explicaçao, rs. Vc queria saber sobre a frase e eu expus um monte de coisas... sabe o que é, eu entrei para o mercado em 1984, como estagiário em uma mesa de open. De lá para cá, muita coisa aconteceu, e tem assunto para muito mais de uma entrevista. Daria até para escrever um livro (um outro objetivo do blog Seagull Trading, que deixei de mencionar: compilar todas estas histórias e causos). Você não imagina a quantidade de amigos e até leitores desconhecidos que pedem para eu editar um livro sobre o mercado! Quem sabe algum dia eu dedique um tempo exclusivo para isso! :-)

Grande abraço e sucesso na revista!

Marcio Relvas

__________________________________________

Em tempo: a matéria é sobre blogs, e deve sair na próxima edição da recém-lançada Revista InvestMais. Embora, para quem já me conhece, não traga nenhuma novidade, assim que receber a publicação eu coloco aqui para compartilhar com a turma. Abs ^v^



8 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal sua entrevista Seagull.
A parte que mais gostei foi a do mergulho no mar para buscar alimento para si próprio e para a família. Achei a metáfora poética e linda.
Suas quatro meninas devem ter muito orgulho de vc.

Anônimo disse...

A anônima aí de baixo sou eu, não é nem necessário falar...

Anônimo disse...

Opsss...aí de cima. rs

Seagull disse...

Rs... a anônima ilustre e conhecida!

Patricia, vc acertou no numero de meninas. Mas para te esclarecer, uma é esposa, duas são filhas e a quarta (a mais velha) é uma fêmea de labrador com 11 anos - a Nala! :-)

Vc deve ter achado que naquela foto da Disney eram todas irmãs, só que uma delas é a amiguinha que viajou junto conosco.

Olha não sei o quanto elas se orgulham do "pai" mas a admiração que tenho por todas não daria para descrever aqui.

Sou mesmo um afortunado neste sentido!

E olha que se a Vale responder a esta notícia da desistência de comprar a Xstrata, logo ela chega no seu preço, e vamos nós rumo aos 999!!! ;-)

Bj

Anônimo disse...

Eu pensei que vc tinha uma esposa e três filhas.
Como em casa só tenho meninos, marido e dois filhos, minha filhinha é uma poodle de 12 anos. Fazer o que? rs
Nada a ver com cachorro de moleques mas eles adoram a "irmãzinha" mesmo assim.
Bom chega de falar de assuntos pessoais.
Só quero ver a Vale amanhã...
bjs pra família toda.

Roca disse...

Fala Márcio!
Eu te acompanho desde os tempos do monitor financeiro e sou testemunha da sua vontade de dividir conhecimentos...
roca

Unknown disse...

Vero Roca...

... e em breve, a Gaivota vai voar ALTO !!!

BEM ALTO ! ! !

Abcs

Bancotario

Seagull disse...

Faaaaaaaala Dr. Roca!

Seu nome já está aqui na lista desde o lançamento do blog.

E só chegar para postar seus acompanhamentos do mercado também.

Traz para dividir com a gente, desde aquela entrada linda em Confab não tive mais notpicias suas! ;-)

Forte abraço

^v^

PS: o Banco já está antecipando as novidades que teremos em breve, mas muito mais breve do que imginamos. depois de tanto tempo na luta, o novo site está quase pronto! E vem com um fórum novinho!!!