Plus500

17.3.08

Água mole em pedra dura (?) ...


Tanto bate até que fura... ou acaba a água!?!?!?

Que a água é mole ninguém duvida, só não sabemos a força da enxurrada e nem se a pedra é tão dura assim:

Areia, argila, basalto, granito, ou, hummmmmm...


13 comentários:

Seagull disse...

ou camada de sal, como disse o Murphy;

ou até minério de ferro!

;-)

Seagull disse...

OFF -

às vezes um assunto, ou a utilização de uma metáfora, me leva a pesquisar para ver se não falei besteira.

Foi há muito tempo atrás que tive aulas teóricas de geografia no colégio, e de geologia na faculdade, mas sempre fica uma vaga lembrança.

Da geografia eu estou relativamente atualizado pelas seguidas viagens ao redor do mundo, mas o estudo dos solos e formações rochosas ficaram esquecidos e ninguém perde por relembrar.

São tres os tipos de rocha:

1- as ígneas (originadas do fogo, o magma) formadas pelo resfriamento de uma massa de rocha derretida que existe no centro da Terra. EX: basalto e granito.

2- as sedimentares, como o nome diz, são formadas por sedimentos. Quando as rochas são atingidas pelos agentes do tempo como o vento, a chuva, o gelo, elas se desagregam, liberando pequenas partículas, ou se dissolvem e são carregadas para outros locais mais baixos, como planícies,lagos, e mares. Ali estas partículas vão se acumulando em camadas (estratos)e vão se compactando formando arenitos e conglomerados. Quando a rocha está dissolvida na água, ela pode precipitar no fundo de mares, formando os calcáreos.

3- as metamórficas são formadas a partir de rochas ígneas ou sedimentares que foram modificadas em sua estrutura, textura ou composição pela ação de altas temperaturas, pressões, ou líquidos e gases que reajam quimicamente com a rocha original. Ex: xisto, mármore.

Feito esclarecimento e retificação, um pouco de cultura nunca é demais! :-)

Abs ^v^

Seagull disse...

quem quiser ler mais sobre o tema, link:

http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-rochas.htm

Anônimo disse...

hahaha...tá meio desiludido com a bolsa ou está estudando com as meninas? :-)

BuracoInvest disse...

Fala Sea. Na 6a. postei um gráfico da MMX. Hoje um colega veio comentar a situação curiosa.

MMXM3 - fechou em R$918,00 (-2,85%)=> 146 negócios.

MMXM3F - Fechou em 1.049,99 (+11,11%) => 18 negócios.

O mais interessante é que são muito poucos negócios e a diferença dos valores no book de ofertas é grande.

sds.

Anônimo disse...

Desculpa Seagull. Acho que me excedi na brincadeira.

Talvez a bolsa desça até a camada pré sal e um dia ela volte para a superfície. Vamos aguardar, né? :-)

Seagull disse...

Que nada Patricia... quem mais brinca aqui sou eu. Apesar da coisa estar séria, se não levarmos a vida com bom humor ela perde a graça. E você já é de casa!

Eu sempre que posso dou mesmo uma acompanhada nos estudos das meninas, para ajudá-las, relembrar o que já esqueci e aprender um pouco mais, por que não? Tem muita coisa interessante que nossa memória deletou. :-)

Não é questão de estar desiludido, está mais para ter ciência da realidade. Como escrevi na postagem de cima, eu já esperava por isso há algum tempo. Como tendo operado ultimamente nos tiros curtos, até deixei de ganhar mais por puro conservadorismo e desconfiança.

Mas sempre estive preparado para um momento como este. E nada vai me pegar desprevenido. A desvalorização da pequena carteira pode até levar uma parte do lucro. Mas o percentual do patrimônio em risco é baixo e saldo vai continuar bem positivo. Como falei ninguém passa imune. Mesmo vendendo índice ou opções, as perdas para a economia serão maiores do que ganhos pontuais no mercado.

Mas acredito que amanha ainda podemos ter mais emoçoes fortes. Não duvido de uma abertura fraca que possa reverter durante a sessão. Só que, como disse, não é nada para fazer voltar a euforia e achar que os problemas acabaram (isso é com as Organizações Tabajara, rs)

Hora de pés no chão e procurar defender as posições. Se ainda assim sair um lucrinho, tanto melhor.

Brinque sempre, bastante, que vc é muito bem-vinda e tem um astral maravilhoso. Além de me incentivar a escrever... às vezes até demais! rs

Inclusive se quiser colocar seu nome desta listinha de colaboradores aqui do lado, ficar mebro do time de colaboradores para poder abrir seus próprios tópicos, me manda um email para seagulltrading.com@gmail.com, que vc já faz por merecer há muito tempo. Nunca nos vimos, mas a tenho como um nova e grande amiga virtual, tenha certeza disso.

Querendo aceitar o convite será uma honra para mim e todos os demais participantes do blog.

Abssssssssss ^v^

Seagull disse...

Roger, com o preço da MMX não é surpresa uma maior procura, e valorização, no fracionário - embora devessem andar juntas com pequena diferença. Mesmo com poucos negocios, acaba faltando vendedor.

Vamos ver como fica esta história da VALE com a Xstrata. Os gringos vieram para conversar e a pendenga está em alguns bilhões de dolares e outras concessões. Tudo pode acontecer, e a ação nestes 46 está querendo fazer um fundo!

Vai conseguir firmar? Cenas dos próximos capítulos...

PS vc sabe que não sou de comentar trades pessoais, e muito menos comprar opção a seco, mas neste caso particular, arrisquei um tirinho curto com pouca coisa. Não é nada muito substancial, mas foi feito no finalzinho do pregão mesmo. Se não repicar nos 60k o "stop" está perto, caso contrário "let it flow..." :-)


Abs ^v^

Seagull disse...

Patricia, olha um texto que eu achei. Foi escrito há um ano atrás (tirando algumas particularidades, como a possibilidade de um ataque do Irã, da queda causada pelo "China Day", do lançamento do POP, etc, poderia ser mais atual no seu contexto?):

Novo Panorama do Mercado

Autor(a): Seagull

publicada: 02-03-07 19:26


Espero que todos estejam sobrevivendo bem a estes eventos. Eu tenho ficado bastante envolvido com alguns projetos, minhas operações e ainda dando acompanhamento (mesmo
esporádico) ao blog, sobrando pouco tempo para compartilhar as impressões do mercado.

Muitos traders conhecidos passaram aperto nesta semana... depois do fato ocorrido parece fácil comentar. Mas não era para pegar a turma de surpresa, apesar da magnitude do movimento e os efeitos colaterais da volatilidade.

A leitura que vinha sendo feito indicava esta possibilidade: aumento do índice de papéis alugados, diminuição do saldo de posições compradas em contratos futuros por estrangeiros na BM&F (enquanto os institucionais nacionais dominavam a ponta de venda), tudo reforçava a idéia de um mercado demasiadamente maduro para o tamanho da
liquidez mundial. O galho estava balançando...

Faltava um motivo: Mr.G foi o primeiro a pronunciar-se, antecipando a gravidade dos problemas que a economia americana pode ter com a desaceleração do crescimento - falou em recessão com todas as letras. Depois, o Bernanke, seu substituto no FED (que está para o Greenspan assim como o Bush para o Clinton), veio tentar acalmar os mercados. Mas não tem a mesma firmeza de seu antecessor. E a desconfiança...

Poderia ter sido pela questão nuclear do Irã... um ataque terrorista de maiores proporções (o vice escapou por pouco), algum fato realmente marcante para impulsionar as realizações.. mas o tombo veio da China, arrastando todo o resto da Ásia, balançando a Europa e refletindo na América... não foi apenas um "negócio da China" - vamos esperar o encontro anual da Assembléia do Povo.

As grandes bancas mundiais estavam vendidas com toda a certeza! E nós, continuamos acreditando nos nossos pilares - afinal, U$100 BI em reservas fazem uma boa blindagem. O Copom, sempre muito comedido, teve confirmadas suas premissas. Mas mudaram o diretor conservador e monetarista do BC... e os juros vão cair, por isso, em maior magnitude? Vamos ver! Neste próxima reunião parece improvável, até para não sugerir pressões do governo. E este PIB divulgado... ainda tem o problema do dolar. Com o Real valorizadíssimo, pagam os exportadores, e o crescimento fica amarrado!

Pessoal, as bolsas podem operar em duas tendências (vamos desconsiderar, por simplicidade, quando fica lateral). É importante saber atuar em qualquer condição. O lançamento do POP poderia ter sido uma "dica" para os investidores. O momento é de aprender a trabalhar nas 2 pontas, sob o risco de quem só faz comprar,
tornar-se espectador do mercado. Ou ficar pagando estope em posições que poderiam ter sido vencedoras. Lucro só existe no bolso!!!

Se já estamos definitivamente BEARS (sempre haverá repiques) ainda não dá para afirmar, mas é melhor ficarmos preparados. Afinal, o objetivo é constituir patrimônio e remunerar o capital. Para isso, também é necessário saber como defender seus ativos!

Nada de pânico, assim como euforia demais atrapalha! A hora é de desenvolvermos a técnica e utilizarmos todas as ferramentas disponíveis. Cautela para entrar e agilidade para sair!

-------------

Pois é! Mudaram alguns fatos, mas o cenário continua parecido. E demorou 1 ano para voltar a ficar tudo igual! A diferença é que o Ibovespa, na época, estava pelos 43 mil pontos - ainda subiu até 65k, com o dolar na casa de 1,70, e as reservas quase dobraram!!!

Como o tempo passa rápido...

BuracoInvest disse...

rs... Sea, quanto ao "tirinho no final do pregão de ontem", também não resisti. Fica difícil achar que vai continuar caindo depois de um tombo de mais de 3%. O mais importante é saber comprar a opções mais próximas, pois ainda não se tem confiança de que o papel vai chegar num valor bem mais alto. Pode ver que a VALED54, VALED56 não subiram quase nada (falta força na ação).

De qq forma, isso não é uma regra, e o risco sempre é iminente.

Anônimo disse...

Seagull, fiquei comovida com a sua generosidade. Eu jamais poderia ser colaboradora do seu blog porque estou começando a aprender e não tenho absolutamente nada para ensinar. rs
Para chegar ao nível de vcs eu teria que estudar muito e pelo menos ler o livro do dr. Elder.
O problema é que eu e o dr. Elder estamos tendo uma incompatibilidade terrível. Eu só olho pra ele mas ao invés de lê-lo, fujo e leio outra coisa.
Feio, né? :-)
Abçs e obrigada.

Seagull disse...

Patricia, não tem essa de vir aqui para ensinar nada a ninguem.

Certo que o blog não é um fórum (mas logo teremos um bacana também), só que a troca de informações é válida independente do grau de conhecimento de cada um.

Quanto mais olhos vendo o mercado com percepções diferentes, maior é o ganho de todos.

Ninguém ensina, somos nós que aprendemos! De que adianta o livro do Elder fechado, rs????

Mas isto não é condição básica para compartilhar impressões do mercado. Os olhos de uma criança muitas vezes enxergam além de muitos analistas conceituados.

De qq forma seu nome na lista ó valoriza nosso time, muito dominado por homens. E vc sabe que não estou acostumado com isso.

Espaço igual para as mulheres, uma pena que nem todas tem a sua fibra e vontade de evoluir no mercado. mas a coisa está melhorando bastante, e não é apenas pela intuição feminina, um dia vcs ainda vão dominar a bolsa. E olha que "bolsa" é um assunto que mulher entende!!! :-)

Deixa de bobagem e manda um email, pelo menos teremos mais um canal para contato.

Bj

Anônimo disse...

A fibra não é tanta assim, se fosse o Elder não estaria fechado. rs
Incrível como tenho feito bons negócios com a minha pouca experiência. Por enquanto o lucro tem sido bom.
Fiz algumas bobagens: Vendi minhas Gerdau e fiquei com as Vales. O Murphy entrou em ação e a Gerdau começou a subir, a Vale, lógico, não saiu do lugar. A Petro também está estranha, não sei o que está acontecendo com ela. A Usiminas é a que está indo melhor.
Na realidade acho que a bolsa só vai melhorar no segundo semestre.
Vamos ver amanhã...
Um abraço.